O Que é a Tonalidade da Música? Pra Que Serve?

 A música a muito deixou de ser uma simples arte, a vários anos ela vem se tornando um campo de estudo, onde cada elemento precisa ser minimamente analisado para assim ser possível uma compreensão dos elementos que a constituem, deste modo ela é muito mais complexa do que sua definição básica, que é a o conjunto de sons em que eles se encontram harmoniosamente. Deste modo a formação de uma música exige muito conhecimento por parte daqueles que trabalham nela, tanto dos responsáveis pelo lado da criação dela, quanto por quem vai executá-las, para assim ser possível produzir e reproduzir os sons que se deseja.

 No meio de tanto conhecimento é comum que os leigos no assunto se sintam perdidos neste tema, afinal existem muitos termos, definições e procedimentos que são de complicada compreensão para aqueles que não são grandes conhecedores do assunto, em razão disso pode ser muito difícil para um novato iniciar seu aprendizado neste campo de conhecimento. Do mesmo modo que os curiosos podem ter muita dificuldade de entender algumas coisas básicas da música, e assim se afastar de uma área tão rica quanto esta, pois mesmo que não haja vontade de se tornar especialista nela, muitos dispõe de uma vontade de conhecer ao menos o básico dela, no entanto a falta de um orientador pode atrapalhar este objetivo. 

 Um fonte frequente de dúvidas quando se toca no assunto música é o que é a tonalidade, para este questionamento a resposta mais direta revela que tonalidade é a hierarquização das notas nas escalas maiores e menores, contudo de nada adianta receber uma resposta objetiva, se não há ao menos um pequeno conhecimento sobre o que se está falando, pois se a pergunta vier de alguém inexperiente, a resposta vai causar ainda mais dúvidas, deste modo é necessário esclarecer alguns pontos antes. 

O Que são as Notas Musicais?

 O som ao nosso redor é gerado a partir de ondas, estas só conseguem se espalhar, e assim ser possível ouvi-las, apenas em lugares onde há algum matéria, podendo ser ela líquida, sólida ou gasosa. Essa onda possui várias vibrações para ser gerada, sendo que um ciclo de vibração é o que chamamos de frequência, sendo que ela pode ser alta ou baixa A audição de cada ser vivo é diferente, há alguns que conseguem escutar sons muito agudos (alto) ou grave (baixo), já outras espécies podem ter dificuldade neste ponto, a título de exemplo podemos citar os morcegos, eles podem ouvir sons que vão de 1000 até 120 mil hertz, enquanto isso nós humanos podemos escutar apenas frequências que se encontram entre 2 mil e 20 mil hertz, portanto temos um ouvido muito menos apurado e uma capacidade reduzida de audição.

 Todas essas informações são importantes para entender o que é uma nota musical, pois elas são a menor parte de um som, portanto o ciclo de vibração que forma uma frequência é formado pelas notas, deste modo elas são símbolos para indicar isso. Elas descrevem a altura do som, portanto é por meio das notas musicais que se revela se ele é agudo ou grave. 

Notas Musicais

Notas Musicais

 A notas musicais foram estabelecidas na idade média por Guido de Arezzo, um monge italiano que trabalhava com essa arte. São 7 a quantidade de notas musicais, sendo elas o dó, o ré, o mi, o fá, o sol, o lá e o si. A função delas consiste em facilitar a vida dos músicos, assim como deixar o aprendizado mais acessível, pois se elas não existissem seria necessário descrever detalhadamente, com números, os sons que deseja reproduzir.

 As notas musicais podem serem tocadas em todos os instrumentos, sendo que cada um deles produz uma sonoridade diferente, mesmo que seja tocada exatamente as mesmas notas na mesma ordem, isso ocorre porque cada instrumento possui suas próprias características, e é justamente isso que define qual será o som produzido por eles.

 Para que o músico consiga reproduzir seu som é necessário que haja um conjunto de notas, afinal de contas uma única nota não faz uma música, em razão disso é preciso combinar harmonicamente elas para que os ouvintes tenham a impressão de que várias delas estão sendo tocadas simultaneamente e assim seja satisfatório aos ouvidos do público, chamamos de acordes quando há a combinação de mais de 3 notas musicais.

O Que é Escalas?

 Apesar de ser um assunto muito complexo com vários meandros, podemos definir a escala musical como simplesmente uma sequência de notas musicais, deste modo as frequências são ordenadas e distribuídas uma em seguida da outra. A função dela é uma base para a formação dos acordes e das tonalidades, criando assim uma sonoridade diferente para cada uma. Pode ser utilizada para estabelecer a distância entre duas notas musicais, nestes casos é utilizado o tom e o semitom, sendo este último a menor distância possível entre duas notas.

 É importante saber que não existe apenas uma escala musica, mas sim várias, elas são usadas principalmente para definir a sonoridade que se deseja produzir, portanto para cada música composta um tipo de escala diferente é escolhida, sendo que a escala maior e a escala menor são bem conhecidas no mundo musical. A primeira é necessário que o intervalo entre elas seja nesta ordem: tom, tom, semitom, tom, tom, tom semitom; já na segunda a ordem deve ser a seguinte: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom. Além destas, a escala cromática, a pentatônica, a árabe e a cigana também são bastante conhecidas.

O Que é a Tonalidade da Música? Pra Que Serve?

Tonalidade da Música

Tonalidade da Música

 Após adquirir todos estes conhecimentos é mais fácil compreender exatamente o que é a tonalidade da música, deste modo a hierarquização das notas nas escalas nada mais é do que um modo de sistematizar o som, em que a função é fazer um som com as características desejadas pelos criadores. Contudo ela se refere apenas a escala maior e a escala menor. Isto significa que algumas notas é de certo modo superior a outras, também podemos chamar esta forma de hierarquização de graus, sendo que a ordem destes graus, do primeiro ao último, é a tônica, cuja função consiste em ser o momento de repouso dentro da música, a supertônica, a mediante, a subdominante, a dominante, a superdominante e a sensível. Estes graus demonstram qual é a parte da tonalidade, portanto, como elas vão seguindo em forma crescentes, a dominante é a parte mais forte da música, a partir dela tudo se acalma para que seja possível completar o ciclo e desta forma voltar para o início.

 Quando falamos sobre música, e os elementos que a envolvem, é sempre preciso ter consciência de que é um assunto complexo, e que é necessário muito estudo e dedicação para entender mais sobre ela, contudo a riqueza e a beleza que vem com a conquista proporcionada por estes conhecimentos valem muito a pena, em vista disso, se for do seu interesse, procure aprofundar e adquirir cada vez mais aprendizado, pois você verá que vai valer a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *