Começo de ano, quase todos os músicos tem os mesmos compromissos: ir a premiações de músicos que se destacaram no ano passado.
No entanto, todos os eventos desse tipo chamam a atenção do público: seja pela magnitude e grandiosidade, como o Grammy Awards, como pelos prêmios ‘inusitados’, como aconteceu no NME Awards, evento realizado pela revista britânica NME no dia 23 de fevereiro. Tanto é, que o troféu entregue a eles é uma mão com o dedo do meio levantado.
O evento, que é realizado desde 1953, alguns anos após a fundação da revista, premia além dos principais destaques do ano, os músicos que mais contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da música mundial. Apesar de ter sido criado para concorrer ao Brit Awards, o NME Awards conseguiu a sua colocação e sua importância no cenário musical.
Na edição de 2011, que premiou os músicos que se destacaram em 2010, tiveram como destaque a entrega do prêmio de Melhor Banda Britânica pela segunda vez consecutiva ao trio Muse, consagrando o ano para eles, que já haviam ganho um Grammy.
Além deles, outro ponto alto da festa foi a entrega do prêmio de Gênio Semideus para Dave Grohl, vocalista e líder da banda Foo Fighters, que se apresentaram durante o evento, dando uma palhinha para os fãs que esperam o próximo cd deles que será lançado nesse ano.
Outro grupo que colecionou prêmios foi os canadenses do Arcade Fire, que venceram como o Melhor Álbum de 2010. Um dos grandes vencedores também do NME Awards foi a banda norte americana My Chemical Romance, que além de tocarem durante a festa, levaram para casa os prêmios de Melhor Banda Internacional e Melhor Clipe.
Prêmios Curiosos
Apesar de parecer uma premiação comum, o NME Awards é famoso por criar categorias diferentes. Pode ser estranho uma premiação musical escolher como o Homem Mais Sexy o vocalista do Muse Matt Bellamy, que atualmente é namorado da atriz Kate Hudson; mas esse é uma das categorias menos ‘estranhas’ premiadas por eles.
A vencedora na categoria de Melhor blogueira/Twitter foi Hayley Williams, vocalista da banda Paramore. Já na categoria de Heroína/Herói do Ano, Lady Gaga se saiu vencedora no confronto com o rapper e produtor Kanye West.
Além deles, o cantor teen que causa tumulto por onde passa, o norte americano Justin Bieber, conquistou os prêmios de Pior Álbum de 2010 e de Menos Elegante; entretanto, como era de se esperar, ele não compareceu ao evento realizado em Londres.
Além de Bieber, outra banda composta por garotos que é sucesso mundial, mas principalmente nos Estados Unidos, foram lembrados pela revista NME: os Jonas Brothers foram escolhidos como a Pior Banda de 2010.