Qual o Maior Festival de Trance do Mundo?

 Desde o início dos anos de 1970 um tipo muito particular de música veio ganhando cada vez mais espaço no mundo musical, a eletrônica se popularizou especialmente entre os jovens e foi ganhando cada vez mais fama ao passar dos anos. Contudo, mesmo que a sua fama vem de uma época relativamente recente, este estilo de música surgiu há muito tempo atrás, uma vez que existem evidências que afirmam que desde o século XVIII há alguns instrumentos que se assemelham com os atuais, no entanto foi apenas na segunda metade do século XIX que de fato foi possível criar e registrar um som eletrônico, e essa novidade foi uma completa revolução na história da música, as batidas características e som mecânicos diferencia ela das demais, sendo que anos mais tarde surgiriam outras vertentes desse estilo o que possibilitou que ele ganhasse cada vez mais adeptos ao redor do mundo. 

 Uma das vertentes da música eletrônica mais conhecidas pelos apreciadores do estilo é o trance, no entanto você sabe tudo sobre gênero? Neste artigo conheça mais sobre o trance e saiba mais sobre os famosos festivais que ele possui. 

O Que é Trance?

  Durante a década de 1990 a eletrônica produziu alguns subgêneros, entre eles o chill e o trap, mas um dos mais inovadores foi sem dúvida o trance. Este estilo se caracteriza principalmente pelas batidas mais lentas e calmas, o que permite ao ouvintes uma maior calma do que outros subgêneros eletrônicos, segundo os apreciadores o que se sente quando se escuta alguma música trance é uma espécie de paz espiritual e energia na alma, portanto a tranquilidade interior é o que define este som. O próprio nome do estilo já demonstra tudo isso, pois a tradução literal da palavra inglesa para o português significa transe, e é justamente nessa condição que a música tem o objetivo de deixar os ouvintes, além de um estado de hipnose e euforia.

 O transe geralmente possuem de 125 a 190 batidas por minutos, além disso cada música costumam ter o teclado, uma caixa de ritmo e um sintetizador. A estrutura dela é muito parecida uma com as outras, salvo poucos casos elas costumam dispor de uma introdução sem batidas, posteriormente as batidas se iniciam e cessam um pouco depois, neste momento pode haver algum vocal, a partir daí elas recomeçam e se concluem quando a música já está próxima ao fim.

Trance

Trance

 Tal como diversos outros estilos, o trance também não se limitou a si mesmo, com o passar do tempo, desde a sua criação, ele foi ganhando algumas ramificações, elas surgem a partir da utilização de novos instrumentos, da combinação com outros gêneros musicais ou até mesmo do modo de tocar os aparelhos, que podem ser mais suave ou brusco. Entre os mais célebres subgêneros do trance podemos citar o trance psicodélico, ele surgiu em Israel ainda nos anos 90 e se diferencia do convencional pela maior quantidade de batida por minutos, além de disso ela é mais enérgica e pulsante, porém mantém o interesse de fazer os ouvintes se encontrarem em estado de transe. Outro subgênero do trance é o progressive trance, este por sua vez se caracteriza por ser bem mais lento e calmo, além disso ele entrega ao público uma sensação de que a música está evoluindo, pois durante a progressão é incorporado mais elementos nela, em razão disso ela o nome dela significa progressiva. Ademais, no trance também há os estilos uplifting, hands up, acid, darkpsy, hardstyle e goa, entre vários outros, cada um com suas próprias características mas que possuem muitas semelhanças entre si.

Qual é o Maior Festival de Trance do Mundo?

 Se há algo que os apreciadores de música eletrônica gostam é de festival, além de haver muito regionalmente, alguns deles são gigantescos e atraem pessoas de todos os lugares do mundo. A estrutura grandiosa e as ilustres atrações são explicações para tamanho sucesso, mas o ambiente e a cultura criada pelos frequentadores deste tipo de festa também ajudam na divulgação destes eventos.

Faz parte do senso comum acreditar que todos os festivais de música eletrônica são raves, contudo essa é uma informação bem equivocada, de fato a rave é um evento onde toca música desse estilo, porém há outros elementos que fazem os demais festivais, cuja música também é eletrônica, não serem iguais às raves.

Festival De Trance

Festival De Trance

O festival de trance é um exemplo disso, pois neles os componentes envolvem uma série de outras coisas, como atividades onde a arte está presente, além de práticas que inclui cultura e espiritualidade, os adeptos afirmam que é um ambiente muito mais familiar e em que se busca mais respeito e união, sendo que há muitos que são frequentados até mesmo por crianças.

 O maior e mais famoso festival de trance no mundo é chamado Ozora, ele ocorre anualmente na Hungria, um país localizado no centro da Europa, na cidade de Tolna. Este evento ocorre desde 2004 e dura aproximadamente 1 semana,  atraindo aproximadamente 50 mil pessoas todos os anos. O festival é frequentado por pessoas de todas as idades, sendo inclusive que os menores de 14 nem ao menos pagam para entrar. A estrutura do evento traz diversas atividades para passar o tempo, entre elas oficinas de diversos tipos e espaços reservados para as crianças. Além disso tudo a decoração merece a atenção dos visitantes, todos os anos ela se renova trazendo cada vez mais elementos ousados e belíssimos, o que proporciona uma experiência visual única para seus frequentadores. Para mais de todos este fatores, aqueles cujo maior foco de interesse reside nas atrações não tem com o que se preocupar, pois um festival de tão grande porte apresenta os melhores e mais conhecidos nomes do gênero.

Outros Festivais de Trance

 O Ozora é apenas um dos diversos festivais de trance existente, apesar de ser o maior do estilo, existe outros que são igualmente fascinantes. Entre eles o Antaris Project, também realizado anualmente na cidade de Fehrbellin, na Alemanha. Completamente adornado por uma decoração extravagante e colorida, que entregam um efeito psicodélico, o festival dura aproximadamente dias, período este em que se pode apreciar as várias pistas existentes, uma roda de conversação ou até mesmo entender questões espirituais, acompanhado de massagem e terapias sonoras e aromáticas. 

 Outro festival muito famoso no mundo do trance é o Boom, ele acontece duas vezes por ano, desde 1997, em Portugal, no distrito de Castelo Branco. A proposta do evento é celebrar todas as culturas produzidas e por pessoas de várias idades, em razão disso o próprio festival afirma ser transgeracional e intercultural. Ao longo dos 7 dias é possível aproveitar as músicas, envolver-se em discussões com temáticas diversas, que podem incluir religião e psicologia. Uma diferença significante deste festival para os demais é a ausência de patrocinadores, sendo que é assim desde da criação, além disso é ambientalmente consciente e busca utilizar toda a energia vinda de fontes limpas e renováveis. O público do Boom vem principalmente de outros países, estima-se que apenas 15% dos frequentadores são portugueses e é definitivamente considerado um dos melhores festivais do mundo.

 O Brasil também dispões de um excelente festival de música trance, o Universo Paralello é realizado todos os anos no estado da Bahia, em uma praia chamada Pratigi, localizada na cidade de Ituberá. Ele dura 1 semana e o seu começo se dá nos últimos dias do ano, portanto os frequentadores costumam passar o reveillon lá, aproveitando tudo que o evento tem a oferecer, que vai desde de atrações nacionais e internacionais em 7 palcos diferentes até atividades artísticas e culturais, tudo isso organizado por uma produção que procura ser o mais ecologicamente correta o possível, buscando produzir uma menor quantidade de lixo, conscientizar o público sobre questões ambientais e promovendo reciclagens, até mesmo a decoração do evento possui elementos que refletem a preocupação ambiental que os organizadores tem, pois muito da infraestrutura coloca elementos reutilizado de outros anos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *