A guitarra é um instrumento de corda dedilhada, que possui o seu corpo em formato de oito. Existem guitarras acústicas, que possuem uma caixa de ressonância e também as guitarras elétricas, que são ligadas a um amplificar externo. Todos os instrumentos de corda são nomeados de guitarras, e o número de cordas varia entre 6 a 12 cordas.
Escalas Musicais Na Guitarra
As escalas são de extrema importância na vida de um músico, já que são a base de composições e improvisações em praticamente todos os gêneros musicais. Elas são formadas por uma sequência de notas ordenadas.
Aprender escalas nas guitarras é algo que pode ser considerado simples por muitos, mas requer prática e dedicação do iniciante, para que ele não se perca nos estudos. Pode ter certeza, basta pouco tempo para memorizar as escalas na guitarra.
O mais importante para iniciar esse estudo é aprender a ler a escala do instrumento, que é o “braço” do instrumento, onde você irá dedilhar as cordas. A escala do instrumento possui divisões que são chamadas de trastes, e que divide ela em casas, cada nota está em uma diferente casa. É importante também saber o nome das cordas, já que ela tem o mesmo nome da nota que ela irá tocar. Os nomes das cordas de uma guitarra de seis cordas são: E (a mais grossa), A, D, G, B, E ou e (a mais fina).
A diferente entre as escalas maiores e menores está entre os seus intervalos, que são chamados de tons ou semitons. O tom é a distancia entre duas casas, ou trastes, do braço da guitarra. Já o semitom é a distancia de uma casa até outra, ou seja, somente a casa da “frente” da nota recém-tocada.
As escalas possuem graus, que na verdade é o nome dado a cada uma das notas que compõe a escala. A nota inicial da escala é chamada de raiz, primeira ou tônica. A segunda nota é chamada de segunda ou supertônica. A terceira nota é chamada de terceira ou mediante. A quarta nota é chamada de quarta ou subdominante. A quinta nota é chamada de quinta ou dominante. A sexta nota é chamada de sexta ou sobmediante. A sétima nota é chamada de sétima. A oitava nota é chamada de oitava ou tônica, já que é a mesma nota que a primeira da escala.
Escala Maior
Para ser uma escala maior, é preciso que o intervalo entre tom e semitom seja o seguinte:
- Da 1ª nota para a 2ª nota: O intervalo será de um Tom;
- Da 2ª nota para a 3ª nota: O intervalo será de um Tom;
- Da 3ª nota para a 4ª nota: O intervalo será de Semitom;
- Da 4ª nota para a 5ª nota: O intervalo será de um Tom;
- Da 5ª nota para a 6ª nota: O intervalo será de um Tom;
- Da 6ª nota para a 7ª nota: O intervalo será de um Tom;
- DA 7ª nota para a 8ª nota: O intervalo será de Semitom.
Confira Agora Todas as Escalas Maiores Para Guitarra:
- A escala de dó maior é formada pelas notas: C, D, E, F, G, A, B, C;
- A escala de ré maior é formada pelas notas: D, E, F#, G, A, B, C#, D;
- A escala de mi maior é formada pelas notas: E, F#, G#, A, B, C#, D#, E;
- A escala de fá maior é formada pelas notas: F, G, A, Bb, C, D, E, F;
- A escala de sol maior é formada pelas notas: G, A, B, C, D, E, F#, G;
- A escala de lá maior é formada pelas notas: A, B, C#, D, E, F#, G#, A;
- A escala de si maior é formada pelas notas: B, C#, D#, E, F#, G#, A#, B.