Escala de Sol Menor Guitarra

Para que seja possível conhecer as notas usadas para compor a escala menor de Sol (G), aplica-se a fórmula de menor escala para a maior escala de Sol. É possível alterar a escala principal da mesma tonalidade usando-se a fórmula de uma escala, para que se possa conhecer as notas dessa escala.

Confira abaixo a fórmula usada para a escala menor: (1, 2, 3b, 4, 5, 6b, 7b).

Abaixo, confira as notas da escala de G (Sol):

Sol (G), Lá (A), Si (B), Fá (F), Ré (D), Mi (E), Fá (F)#

Para obter as notas principais de cada escala, usa-se o padrão: Matriz, Matriz, Meio-tom, Matriz, Matriz, Matriz, Meio-tom

Após aplicarmos a fórmula da escala menor na escala principal de G (Sol), nós teremos: Sol, Lá, Sib, Fá, Ré, Mib, Fá.

Na guitarra, para obter a escala menor de Sol, no dedilhado padrão, a gente começa usando o padrão 1, uma vez que o tônico se encontra na primeira e na sexta cordas. Assim, fica mais fácil de encontrá-la. Nessas cordas, a nota do G (Sol) se encontra na casa 3.

O Que é a Escala Menor?

A escala menor, no sistema tonal, é a 2º escala mais importante. A 1º mais importante é a escala maior de Dó. A escala menor representa um modo da escala maior. Entende-se por modo, os intervalos que servem para separar a última, ou a nota fundamental, dos diferentes graus que ela possui.

Vale relembrar que o intervalo representa a distância existente entre 2 notas, sendo um tom e um semitom. Quando falamos de guitarra, em seu braço, um tom vale representa dois trastes, ou duas casas, e 1 semitom.

Quando fazemos uma escala, estamos aplicando um modo.

Escala Menor Natural na Guitarra

Tocando Guitarra

Tocando Guitarra

Essa escala também recebe os nomes de modo eólico (vento) e escala melódica descendente. É a escala mais comum e, normalmente, é o que se aprende primeiro. Ela consiste em sete notas. Entre a 1º e a última nota, ela tem 6 tons. E entre cada uma das notas há um intervalo máximo de 1 tom (1 tom ou 1 semitom). A estrutura da escala menor natural fica da seguinte forma:

  • 1º a 2º – um tom
  • 2º a 3º – meio tom
  • 3º a 4º – um tom
  • 4º a 5º – um tom
  • 5ª a 6ª – meio tom
  • 6º a 7º um tom
  • 7º a 1º – um tom

Escala Menor Harmônica na Guitarra

Considerada como a 2º escala mais comum, e ela é tão importante quanto a escala menor natural. E é a partir dessa que a escala menor harmônica é constituída. Confira abaixo como fica a sua estrutura:

  • 1º a 2º – um tom
  • 2º a 3º – meio tom
  • 3º a 4º – um tom
  • 4º a 5º – um tom
  • 5º a 6º – meio tom
  • 6º a 7º – 1,5 tom
  • 7º a 1º – meio tom

Para Que Servem as Escalas Musicais?

Escalas Musicais

Escalas Musicais

Não é raro as pessoas que estão iniciando os estudos sobre música se perguntarem para que estudar as escalas musicais.

Para começar, precisamos entender o conceito de escalas musicais. Trata-se de sequências de notas ordenadas, ou seja, organizadas. Para entendermos a sua importância, vamos comparar com o nosso idioma.

No idioma, as palavras são formadas pelas letras. Enquanto que, na música, as notas são responsáveis por formarem as melodias. Porém, se não organizarmos as palavras da forma correta, em frases e em orações, e elas ficarem desordenadas, sem seguir nenhuma regra gramatical, não irão significar nada. No caso das escalas musicais, elas atuam como se fossem as regras gramaticas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *