Como é a Faculdade de Musicoterapia?

A musicoterapia tem sido cada vez mais utilizada para a reabilitação física, social e mental de pacientes individual ou coletivamente. Basicamente se trata do uso de instrumentos musicais, sons diversos e canto para contornar os mais variados distúrbios de fala, audição ou deficiência mental.

O profissional dessa área pode ainda realizar tratamentos de reabilitação motora focada na recuperação de funções de pessoas acidentadas ou que estejam convalescendo de acidentes vasculares cerebrais. Ajuda estudantes que apresentam dificuldade de aprendizado e ainda pode ser uma grande ajuda para aumentar a qualidade de vida de idosos e indivíduos que sofram de doenças crônicas.

A musicoterapia ainda funciona como uma ferramenta de reintegração de menores infratores e reabilitação de dependentes químicos. Musicoterapeutas podem atuar em clínicas, instituições focadas em reabilitação, hospitais ou ainda em centros de geriatria e gerontologia. Que tal saber mais sobre a faculdade de musicoterapia?

Faculdade de Musicoterapia: O Que o Profissional Pode Fazer

A seguir você poderá conferir com mais detalhes quais são as atribuições que um musicoterapeuta pode assumir.

Clínicas

Podem oferecer o atendimento a idosos, indivíduos com deficiência mental, crianças com dificuldade de aprendizagem, indivíduos com bloqueios emocionais e problemas neurológicos.

Psicoprofilaxia

Atividade focada na prevenção de problemas emocionais em crianças, adultos, idosos e gestantes.

Reabilitação

Atua reintegrando ou recuperando indivíduos com distúrbios e deficiências mentais assim como menores abandonados e dependentes químicos.

Sonorização

Desenvolvimento de projetos de sonorização de ambientes como empresas, estabelecimentos comerciais e indústrias com o objetivo de diminuir o estresse dos funcionários.

Como é o Mercado de Trabalho Para Musicoterapeutas?

Desde 2017, a musicoterapia, está integrada na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS). Basicamente isso significa que o atendimento de musicoterapia passou a ser ofertado pela rede pública de saúde de maneira que acarretou num aumento significativo de vagas para os formandos nessa atividade.

Os musicoterapeutas ainda encontram vagas abundantes na área de reabilitação participando de equipes multidisciplinares ao lado de psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Esses profissionais podem ainda trabalhar em ONGs e em setores de geriatria, oncologia e pediatria de hospitais. Podem ainda trabalhar em escolas privadas oferecendo auxílio para alunos com dificuldade de aprendizagem.

Há profissionais dessa área que trabalham especificamente com crianças com Síndrome de Down ou autistas. Os musicoterapeutas podem trabalhar diretamente com indivíduos em recuperação da dependência de drogas. Nos últimos anos a musicoterapia organizacional também passou a ganhar espaço, os musicoterapeutas atuam nas empresas junto aos funcionários melhorando o clima interno e reduzindo o estresse.

O Curso de Musicoterapia

Para cursar o bacharelado em musicoterapia não é necessário ter nenhum conhecimento formal de música, no entanto, é interessante ser familiarizado com a linguagem musical para ter mais facilidade com o desenvolvimento do trabalho. No currículo disciplinar do curso estão disciplinas de áreas de música e neurociências assim como aprender a tocar alguns instrumentos que serão utilizados no tratamento dos pacientes.

Os estudantes ainda devem aprender história da música, percepção musical assim como neuropsiquiatria. Nas aulas específicas o estudante é familiarizado com os fundamentos da musicoterapia bem como com suas técnicas e processos. Por fim o curso conta com estágio e monografia obrigatórias para obtenção do diploma. Em grandes universidades há clínicas e hospitais-escola para colocar os ensinamentos em prática.

Gostou de saber mais sobre a faculdade de musicoterapia?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *