Como Tornar a Voz Mais Grave?

Quem deseja cantar com uma voz mais profunda deve saber que não existem truques e nem atalhos, a resposta para alcançar esse objetivo é trabalhar com afinco por meio de exercícios para melhorar sua extensão vocal. Conforme o tempo for passando vai sendo desenvolvido cada um dos sons com a nova característica.

Uma das fortes tendências musicais atuais diz respeito ao trabalho com vozes de cantores com estilos como soul, jazz e blues. Ainda que os cantores tenham uma linda voz podem ter dificuldades para alcançar algumas oitavas. A seguir vamos apresentar algumas dicas de como tornar a voz mais grave aproveitando todo o seu talento natural.

Mas, Afinal o Que é Uma Voz Grave?

A definição de voz grave ou aguda diz respeito aos tons que o cantor alcança usando a sua voz na escala geral dos sons. A partir desse conceito fica evidente que se trata de uma percepção relacionada à extensão vocal. Em linhas gerais extensão vocal é o intervalo que um cantor consegue cantar sem ter dificuldades.

Por sua vez tom é um intervalo que usado na escala diatônica e em boa parte da música ocidental. Esse intervalo corresponde a diferença de altura que existe entre duas teclas brancas do piano intercaladas por uma tecla preta ou a diferença entre duas teclas pretas. O som agudo é aquele que possui maior frequência, ou seja, aquele que tem vibrações rápidas correspondendo a um som mais alto. Dentre os instrumentos que são exemplos de sons agudos estão trompete, flauta, apito, clarinete e violino.

O som grave é aquele que possui menor frequência, ou seja, têm vibrações mais lentas de maneira que corresponde a um som mais baixo. Os instrumentos que correspondem a sons graves são aqueles de tuba, contrabaixo e violoncelo. No caso da voz humana o que determina se é aguda ou grave é a extensão das suas cordas vocais.

Vozes Agudas e Vozes Graves

Foto de uma Mulher Cantando

Foto de uma Mulher Cantando

A voz do ser humano tem frequência determinada através do comprimento das ondas. As mulheres geralmente tem voz mais aguda em relação aos homens porque possuem pregas vocais mais curtas enquanto que neles as pregas vocais são alongadas. Inclusive é por isso que crianças costumam ter voz aguda, durante o período de puberdade as pregas vocais se modificam passando por um engrossamento.

É a espessura e o comprimento das cordas vocais que determinam a extensão vocal de uma pessoa e o alcance que as notas produzidas vocalmente por ela terão. Ressaltamos que fatores externos também podem agir alterando o alcance da extensão vocal de um indivíduo. Quando um cantor fica nervoso, por exemplo, pode ficar com sua voz naturalmente mais fina porque as pregas vocais esticam.

Classificações de Vozes

Cada voz possui os seus limites, no entanto, treinando por meio de exercícios sérios é possível alcançar tons mais graves ou tons mais agudos. Abaixo você poderá conhecer as classificações de vozes.

– Classificações Vocais Masculinas

A voz mais grave é chamada de Baixo, a voz mais aguda é chamada de Tenor e o meio-termo entre tenor Tenor e Baixo é chamado de Barítono.

– Classificações Vocais Femininas

A voz feminina mais grave é chamada de Contralto, a voz mais aguda é Soprano e o meio-termo entre Soprano e Contralto é a Mezzo-Soprano.

Dicas Para Quem Quer Cantar Com Voz Mais Grave

Cantar Com Voz Mais Grave

Cantar Com Voz Mais Grave

Finalmente chegamos as dicas direcionadas as pessoas que desejam cantar com a voz mais grave.

– Aceite Sua Voz

A primeira dica dessa lista é entender qual é o seu tipo de voz e aceita-la. Alguns cantores tem mais facilidade para cantar as notas agudas enquanto outros se dão melhor com as notas graves, isso é absolutamente normal. Se perceber que sua voz se molda mais para o agude procure desenvolver seu talento nesse sentido ao invés de ficar tentando fazer modificações infrutíferas nas suas cordas vocais.

– Não Force a Voz

O desejo de cantar mais grave pode fazer com que alguns cantores forcem a voz, algo que realmente não é saudável para as suas cordas vocais. Isso pode fazer com que os artistas fiquem vários dias sem voz e até mesmo levar a problemas mais sérios. Então nada de forçar a sua voz.

– Não Abaixe a Cabeça nas Notas Graves

Já percebeu que muitos cantores abaixam a cabeça quando chega o momento das notas mais graves? É um reflexo humano natural, no entanto, tem o efeito exatamente contrário, pois deixa os cabos vocais tensos. A cabeça deverá estar alinhada com o horizonte e os ombros em posição correta. A postura contribui para manter a respiração em dia enquanto você canta as notas.

– Relaxe os Músculos Faciais

Conseguir relaxar os músculos do rosto contribuirá para que você consiga cantar numa tonalidade grave e com a voz limpa. Uma forma de fazer isso é através de um exercício com a mandíbula em que você deve deixar seus dentes mais ‘frouxos’ fazendo com que sua mandíbula caia ligeiramente.

Sua testa e seus olhos podem ser relaxados também por meio da liberação da tensão das pálpebras e sobrancelhas. Lembre-se que é crucial manter todo o rosto tranquilo e as expressões leves. A língua também pode ser usada para fazer exercícios pertinentes, você pode vibrar os seus lábios. Posicione a ponta da língua contra seus dentes inferiores e assuma o relaxamento.

– Vocalizações

As vocalizações são próprias de aulas de canto e ajudam a deixar as cordas vocais com maior flexibilidade assim como oferece maior controle da sua extensão vocal. Uma forma de começar a treinar a sua voz numa aula de canto é fazer vocalizações acompanhadas de um piano.

Um exercício que também se mostra interessante é aquele em que se passa da voz da cabeça para a voz de peito sem que haja alteração da tessitura. O acompanhamento de um professor de canto é essencial para que se obtenha esse desenvolvimento verdadeiro da extensão vocal. As vocalizações são bem pertinentes para quem deseja cantar em tom mais grave.

Gostou dessas dicas de como tornar a sua voz mais grave para cantar? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *