Como Ler Cifras De Violão Para Iniciantes?

Se você é uma pessoa que nasceu antes dos anos 80, sabe que a maioria das pessoas que sabem tocar algum instrumento musical, provavelmente recebeu uma grande dica de revistas de música e outros tipos de aparelhos considerados hoje obsoletos. Além disso, as aulas em escolas de música também são responsáveis por formar grandes músicos hoje em dia.

Hoje em dia, o processo de aprendizagem de cifras pode ser realizado de forma diferente, com aulas online e até mesmo em plataformas digitais que oferecem certos tipos de aulas para os alunos e conteúdos gratuitos, fazendo com que o processo de aprendizagem de um instrumento possa ser realizado de dentro de sua casa, em frente a um computador, por exemplo.

Um dos primeiros passos para que você possa então aprender a como tocar um instrumento, será a aprendizagem e interpretação das cifras musicais. As cifras são responsáveis por indicar quais serão as notas e acordes executados em uma canção, para que assim, o músico consiga reproduzir a mesma da forma correta.

Existem diversas maneiras de aprender e memorizar as cifras músicas, o que é muito bom, já que você poderá escolher a melhor forma para aprender. As cifras musicais são muito importantes, já que sem elas, não será possível entender de forma mais rápida e prática como executar determinado som em seu instrumento.

Um dos benefícios das cifras musicais, é que elas são símbolos e letras que irão ser executadas da mesma forma em diversos tipos de músicas, além de também representar de forma específica determinada nota, facilitando muito o processo de aprendizagem.

Cifras De Violão

Cifras De Violão

O Que São Cifras Musicais

As cifras musicais são símbolos e letras que representam determinado acorde, para que então, seja possível perceber na forma escrita, qual será a próxima nota executa em uma canção por exemplo.

Para se tomar como base, é importante saber que existem sete letras consideradas fixas na representação de cada nota, um processo muito fácil para se as memorizar então.

Quais São As Cifras Musicais

Vamos classificar agora as cifras músicas a fim de que você possa começar a memorizar oque cada uma delas significa, e assim, possa sempre se lembrar.

A letra C representa a nota Dó

A letra D representa a nota Ré

A letra E representa a nota Mi

A letra F representa a nota Fá

A letra F representa a nota Sol

A letra F representa a nota lá

A letra F representa a nota Si

Cifras Musicais

Cifras Musicais

Você pode perceber então que cada uma das letras representa uma nota musical, que provavelmente já deve ser conhecida por você. Esse é um ótimo exercício de memória.

Para que você então aprenda cada uma delas, é necessário então memorizar o significado de cada letra e só depois aprender como executar cada uma delas em seu instrumento. Tomando como base o violão, você poderá primeiramente aprender as principais cifras musicais, para que quando executá-las no instrumento, esse possa ser um processo mais rápido, onde você irá apenas aprender qual sua posição correta, já que irá saber qual o seu significado.

Acordes Maiores E Menores

Esse será o próximo passo da aprendizagem das cifras. É importante saber que dentro d execução das notas, existem diversos tipos de variações, que poderão classificar a nota como menor, maior, sustenido e outros tipos.

Cada uma delas, será devidamente representada por um símbolo, o que irá facilitar o processo de aprendizagem e memória.

Acordes Menores

Acordes Menores

Para diferencias uma nota maior ou menor, é importante observar qual letra será acompanhada do mesmo. Quando falamos na execução de uma nota maior, não existe o acompanhamento de outra letra.

A letra representante de uma nota maior será a letra “m”.

Na execução de um nota Dó maior, você irá observar na partitura apenas a letra C. Porém, quando falamos na execução de uma nota menor, você irá observar que a nota Dó irá ser apresentada na partitura da seguinte maneira: Cm.

A execução dessa nota no instrumento será diferente, o que irá ocasionar um novo som e uma variação no acorde de sua música.

Existem Números Nas Cifras Musicais?

Assim como as letras representam variações nos acordes musicais, é possível observar também a presença de alguns números, que irão fazer com que a execução da nota no instrumento seja diferente.

Os número são responsáveis por apresentar certos tipos de intervalos que irão diretamente compor todo o acorde musical.

A leitura dessa nota também será realizada de uma forma diferente.

Dm7: essa nota então será lida como Ré Menor com sétima

D6: ré maior com sexta

Cm7: Dó menor com sétima

É importante acompanhar a forma com que essa nota é executada, juntamente com o aprendizado de sua cifra. Assim, será possível memorizar de forma mais rápida e fácil como executar a nota.

Símbolos Nas Cifras

Símbolos Nas Cifras

Além de letras e números, as cifras musicais apresentam também algumas variações de símbolos, que podem fazer com que as mesmas sejam executadas de forma diferente.

O símbolo de # irá significar que sua nota tocada será uma nota sustenido, ou seja, com meio tom a mais. Existem porem algumas restrições quanto a notas sustenidos.

Pode-se observar que todas as notas básicas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) apresentam algumas variações nas leituras de cifra. Porém, a nota musical mi e si não apresentam sustenido, fazendo então com que a leitura da mesma seja realizada de forma diferente.

Outro símbolo musical nas cifras é chamado de bemol, e é representado pela letra “b”.

D#: ré sustenido maior

Mbm: mi bemol menor

F#: fá sustenido maior

D#M6: ré sustenido menor com sexta

O processo de aprendizagem das cifras músicas é muito simples e rápido. Além disso, é necessário para que voe consiga realizar o processo de interpretação de uma música de forma mais rápida e simples.

As cifras musicais são extremamente importantes e assim que a leitura da mesma for completamente entendida, o processo de aprendizagem do instrumento poderá acontecer de forma mais rápida e simples. Geralmente, as cifras irão ser dispostas sobre a letra da música, fazendo com que assim, seja possível saber o momento exaro de se trocar de nota, por meio da interpretação correta das cifras musicais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *