Nas escalas de violino, é preciso tomar cuidado com a mão esquerda, pois a afinação é sua responsabilidade. Ao longo do tempo, inúmeros métodos de escalas foram escritos. Alguns deles são mais populares, enquanto que outros não. O que importa, na realidade, é a forma como esses métodos são estudados. Se forem feitos da forma correta, todos eles funcionarão muito bem.
Quem está iniciando no estudo do violino, deve definir tanto o ritmo quando a afinação das músicas. Sendo assim, não há nada mais eficaz do que estudar as escalas.
A escala Natural de Dó Maior ou C é uma escala em que todas as notas são naturais. No piano, essa é a escala em que se toca as notas usando somente as teclas brancas. No caso do violino, faremos da mesma forma usada para a Escala de Sol Maior. No entanto, é preciso passar para as notas mais graves, e fazendo com que se torne um Dó.
Veja como fica a digitação:
- Ascendente:
– Corda de G (Sol): 3 C (Dó) – 4 D (Ré)
Caso use o 4° dedo, não se deve tocar o D Corda Solta
– Corda D (Ré): 0 D (Ré) – 1 E (Mi) 2 F (FÁ) – 3 G (SOL) – 4 A (LÁ)
Segundo dedo F Natural próximo ao 1º dedo. Caso use o 4º dedo, não se deve tocar o A corda solta.
– Corda A (LÁ): 0 A (LÁ) – 1 B (SI) 2 C (DÓ) – 3 D (RÉ) – 4 E (MI)
Segundo dedo, C Natural, perto do primeiro.
- Descendente:
– Corda A (LÁ): 3 D (RÉ) – 2 C (DÓ) 1 B (SI) – 0 A (LÁ)
Segundo dedo (C Natural) perto do 1º. Caso use o A (LÁ) CORDA SOLTA, não se deve tocar o A (LÁ) quarto dedo.
– Corda D (RÉ): 4 A (LÁ) – 3 G (SOL) – 2 F (FÁ) 1 E (MI) – 0 D (RÉ)
Segundo dedo F Natural próximo ao 1º. Caso use o D (RÉ) Corda Solta, não se deve tocar o D (Ré) quarto dedo.
Corda G (Sol): 4 D (RÉ) – 3 C (DÓ)
Escala Maior
A escala maior, na música, corresponde à uma escala diatônica com 7 notas no modo maior, que é um dos modos musicais usados hoje em dia na música tonal. Existe uma ordem para a sequência dos tons e semitons, conforme abaixo:
TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM
Os acordes maiores são formados a partir da escala maior. A escala do Dó Maior corresponde à escala fundamental em modo maior, pois é possível obter a relação de intervalos deste modo nessa escala sem que, para isso, haja necessidade de realizar alguma mudança na altura.
É fundamental estudar as escalas no violino para todas as pessoas, uma vez que é nessa hora que o ouvido é treinado, especialmente quando se trata de afinação. Os estudos diários devem começar sempre pelas escalas, pois elas também contribuem muito para o aquecimento. Sem falar que o estudo das escalas também proporciona um ganho enorme de técnica.
Uma vez aprendida, as escalas musicais acompanharão o músico pela vida toda, seja qual for o instrumento que ele toca. As escalas são tão importantes, que são consideradas como o arroz e o feijão da música, pois devem estar presentes no dia a dia da mesma forma.