Escala de Fá Maior Violino

A formação da escala de Fá menor é composta pelas seguintes notas: F – G – Ab – Bb – C – Db e Eb. Pode-se usar essa escala em músicas compostas pela tonalidade de Lá bemol maior, uma vez que essa é a sua relativa maior (representada pelas escalas que contém as mesmas notas entre elas e também o modo, que pode ser maior ou menor). As escalas relativas são bastante usadas em improvisos, uma vez que possibilitam mais ideias para o solo.

Quanto à escala de Fá Maior, ela segue um padrão. E fica da seguinte forma: Tom –Tom – ½ Tom – Tom – Tom – Tom – ½ Tom. No caso da escala de Fá sustenido maior, iremos começar usando a nota FÁ#, ficando assim: Fá# – Sol# – Fá# – Si – Dó# – Ré# – Mi# e Fá#. Para que o modelo das escalas maiores seja mantido, é preciso acrescentar seis acidentes. São eles: Dó#, Ré#, Mi#, Fá#, Sol# e Lá#.

A nota Fá maior representa a tonalidade que consiste na escala maior de F, onde estão presentes as seguintes notas: Fá, Sol, Lá, Si bemol, Dó, Ré, Mi e Fá. A sua armação de clave contém um bemol. Ré menor representa a sua tonalidade relativa, ou seja, a tonalidade onde a armadura de clave é a mesma. No entanto, possui uma tônica distinta como, por exemplo, uma oposta menor ou maior.

Estudo das Escalas

As escalas maiores e menores constituem um dos mais básicos dos assuntos, no que diz respeito à teoria musical. Em muitos casos, os músicos decoram um shape, e sequer se preocupam com a nota que estão tocando. Há também os “kamikazes”, que costumam decorar a “fórmula da nota” da distância entre elas (intervalos) de Tons e de Semitons, e acabam aplicando pra cada situação.

Estudo das Escalas

Estudo das Escalas

É uma solução que funciona e que é muito difundida pelo meio musical. Porém, há maneiras mais simples na hora de elencar acidentes da escala. Se tomarmos como o princípio “decorar” uma fórmula, então, teremos uma Escala Maior Natural com a seguinte formação: F (Fundamental) – TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM, onde a nota fundamental é aquela que dará o nome para a escala.

Como Encontrar os Acidentes Em Uma Escala Maior Natural?

Para encontrar os acidentes em uma escala, devemos seguir alguns passos, conforme descrito abaixo:

1 – Algo que deve ser feito é localizar a nota que abaixo da nota fundamental, meio tom, da escala da qual queremos encontrar.

2 – Em seguida, é preciso encontrar a nota localizada na ordem em que os sustenidos estão na armadura de clave.

3 – Depois, partindo-se do Fá#, considerado o 1º acidente, chegamos à nota encontrada. Dessa foram, esses acidentes serão os dessa tonalidade.

No estudo da teoria musical, é importante saber as duas ordens (tanto # quanto b). Outra coisa importante é sempre tentar passar a teoria para o violino ou o instrumento que esteja estudando. Toque um determinado acorde e, depois, monte a escala.

A música, assim como em tudo o que nos propomos a estudar, é imprescindível disciplina e determinação. Só assim é possível chegar ao objetivo pretendido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *