Escala de Si Menor Violino

Quem deseja aprender a tocar violino deve dedicar algum tempo para estudar as escalas no instrumento. A lógica para executar diferentes escalas nesse instrumento deve ser compreendida para que se torne mais natural o seu uso diário. A seguir vamos apresentar com mais detalhes as escalas de Si Menor e Si Maior. Depois confira dicas de como se tornar um músico mais dedicado ao seu instrumento.

Escala de Si Maior

As notas que formam a escala de Si Maior são: B – C# – D# – E – F# – G# – A#. Trata-se de uma escala usada em músicas que têm a tonalidade de Si maior ou de escala de Sol# menor, a sua relativa menor. Essa escala é enarmônica de Dó maior. Para quem acha essa escala um pouco estranha devido a distância do Dó maior ou da grande quantidade de sustenidos temos que mencionar que essa era a escala favorita de Frédéric Chopin, para ele era relativamente fácil de tocá-la especialmente considerando os movimento dos dedos nas teclas negras.

Escala de Si Menor

Trata-se da escala formada pelas seguintes notas: B – C# – D – E – F# – G – A. Pode ser usada em canções que tem a tonalidade de Ré maior haja vista que é a sua relativa maior. Exatamente por estar vinculada a tonalidade de Ré maior que é uma das mais comumente usadas não tem seu uso como tonalidade principal difundido.

Uma curiosidade é que a escala de Si menor era considerada na música barroca como sendo a tonalidade do sofrimento. Uma escala bastante usada em estilos como rock, country, folk assim como em outros gêneros que tem foco nas guitarras. Isso porque é uma escala utilizada como padrão para afinação das guitarras. As cordas livres acabam sendo graus desse escala.

Escala de Si Menor

Escala de Si Menor

Galeria de Vídeos

 Gostou de saber mais sobre as escalas de Si maior e Si menor? Então confira a seguir os vídeos que listamos apresentando um pouco melhor essas escalas.

Vídeo: Si Menor Natural – Escala e Campo Harmônico

Um vídeo para que você possa entender um pouco mais sobre a escala de Si menor. Assista para aprofundar a sua metodologia de estudo dessa importante escala.

Vídeo: Si Menor Harmônico – Escala e Campo Harmônico

Mais um vídeo de apresentação da escala de Si menor que como já foi citado é uma das escalas mais populares no universo musical. Vale a pena acompanhar esse vídeo para entender melhor a escala.

Vídeo: Escalas de Ré Maior e Si Menor

A relação entre as escalas de Si menor e Ré maior foi mencionada no artigo e vale a pena conferir esse vídeo em que o tema é mais aprofundado.

Vídeo: Escala no Piano – Escala de Si Maior

Um vídeo para quem quer saber mais sobre a escala de Si maior. Confira como a escala pode ser executada devidamente no piano. É sempre positivo saber como uma escala é tocada no piano.

Gostou de saber mais sobre as escalas de Si maior e Si menor? Deixe seus comentários abaixo a respeito dessas escalas para violino!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *