Escala de Lá Maior Violino

Escala de Lá Maior Violino

A escala de Lá Maior ajuda a compreender melhor as diferenças existentes nas oitavas. Ela contém as mesmas notas que a Escala de Lá possui, com a diferença de que é numa região mais grave, a chamada oitava, o que significa que teremos, em frequências diferentes, a mesma nota (graves, agudos e médios).

A Escala de Lá Maior segue a mesma forma do que a Escala de Si Maior, e também da forma da Escala de Mi Maior. É formada pelas notas A – B – C# – D – E – F# – G#. Pode-se usar essa escala em músicas que tenham a tonalidade de Lá Maior, junto com a escala de Fá# Menor, que representa a sua relativa menor.

Sua armadura é composta de 3 sustenidos. E a sua tonalidade relativa é F# menor. Enquanto que a sua tonalidade paralela é Lá menor. Essa escala é a única em que um acorde de sexta napolitana exige um Lá bemol junto com um Lá natural.

Apesar de não ser muito rara na literatura sinfônica, como acontece com outras tonalidades que apresentam mais sustenidos, não há tantos exemplos de sinfonias em Lá maior como há em Sol Maior e em Ré Maior.

Esquema da Escala de Lá Maior no Violino

Ascendente:

– Corda A (Lá): 0 A (Lá) – 1 B (Si) – 2  #C (#DÓ) – 3 D (Ré) – 4 E (Mi) / Caso use o Mi 4° dedo, não se deve tocar o Mi corda solta.

– Corda E (Mi): 0 E (Mi) – 1 #F (Fá) – 2 #G (#Sol) – 3 A (Lá) – 4 B (Si) / Vamos até o B (Si) 4° dedo para praticar com os demais dedos.

Descendente:

– Corda E (Mi): 3 A (Lá) – 2 # G (Sol) – 1 #F (Fá) – 0 E (Mi)

– Corda A (Lá): 4 E (Mi) – 3 D (Ré) – 2 # C (Dó) – 1 B (Si) – 0 A (Lá) / Caso use o E (Mi) quarto dedo, não se deve tocar o Mi corda solta.

Importância da Escala de Lá Maior

A escala de Lá Maior vem logo após a escala de Ré, pois é adicionado mais um sustenido em sua estrutura. Ela tem 3 sustenidos, conforme dissemos acima. Inclusive, esse fator é um dos principais em um ciclo de quintas. Um sustenido é adicionado à armadura a cada cinco notas que são acrescentadas. No caso dessa escala de Lá, os sustenidos encontram-se em C#, em F# e em G#.

Trata-se de uma escala bem fácil tanto de aprender quanto de montar, pois ela usa a mesma fórmula das primas anteriores.

Apesar de parecer chato e longo o estudo das escalas, ele oferece muito conhecimento técnico e de teoria musical de forma quase que instantânea. A dica é estar sempre estudando e se aprimorando nas técnicas musicais. Por isso é que o estudo das escalas é tão importante e necessário.

Todas as composições são feitas conforme as regras de escalas. O mesmo acontece com os acordes, que são formados e utilizados sobre escala musical.  As escalas maiores e menores são as mais usadas na música popular.

Quando alguém se propõe a estudar teoria musical, é preciso ter muita disciplina e persistência. Todo e qualquer aprendizado exige muita dedicação e paciência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *