Escala Menor Melódica Guitarra

A guitarra é um instrumento de cordas, que possui de seis a doze cordas tensionadas ao longo de seu corpo, que é em formato de oito. Há guitarras elétricas, que utilizam amplificadores de som, para aumentar a sua intensidade, e também as guitarras acústicas, que possuem caixa de ressonância.

A guitarra está associada em nosso imaginário com o estilo musical rock, mas ela também pode ser usada para tocar diversos outros estilos musicais. Para quem deseja começar os estudos para tocar guitarra, deve se preparar, pois é um instrumento que exige dedicação para que seja tocado. Para entender mais sobre como se tocar à guitarra, é preciso entender diversas coisas do universo musical, diversas teorias e estudos.

Um ponto importante do estudo da música é o estudo das escalas, existem diversas escalas, elas são chamadas de escalas maiores e escalas menores. Vamos conhecer um pouco mais sobre as escalas menores.

Os Tipos De Escala Menor 

Existem três tipos de escalas menores diferentes : A escala menor natural que também é chamada de escala relativa, a escala menor harmônica e a escala menor melódica. Cada tipo de escala menor possui como diferença principal o padrão dos intervalos, e para elas serem diferentes da escala maior, é preciso que a primeira e a terceira nota possuam um intervalo de um tom e meio, ou um tom mais um semitom, sendo esse intervalo conhecido como terça menor. Para diferenciar as escalas menores entre si, é preciso analisar se o sexto e o sétimo são grau elevados ou não.

A escala menor harmônica e a escala menor melódica são alterações da escala menor natural.

A Escala Menor Melódica

Tipos De Escala Menores 

Tipos De Escala Menores

Nessa escala, o intervalo entre a sexta e a sétima nota é de um tom. Com isso se obtém um fluxo musical mais suave. A escala menor melódica é usada quando a escala se dirige para as notas mais agudas da produção musical, chamado de ascendente da escala, pois quando não se está no ascendente, será utilizada a escala menor natural.

A Escala Menor Melódica Na Guitarra

Muitos músicos preferem não se dedicar ao estudo da escala menor melódica, pois ela é menos utilizada e por isso pode parecer bobagem, preferindo se especializar nas outras, mas isso é um erro, já que essa escala poderá ajudar a compor belos arranjos musicais, possuindo recursos que irão enriquecer qualquer criação feita.

Quando se analisa o quarto e o quinto grau dessa escala é possível encontrar dois acordes com sétima, que irão proporcionar ao arranjo musical um recurso melódico. Ao analisar a escala menor melódica de todas as notas é possível encontrar acordes que se destacam e que possuem uma sonoridade agradável, sendo ideais para serem tocados na guitarra com a escala menor melódica.

Clicando aqui você será direcionado para uma aula online sobre escala menor melódica, com doze diagramas de escala menor melódica que pode ser tocada na guitarra. É possível usar esses exemplos como guias para alcançar tons menores. Com a pratica é possível memorizar os desenhos das escalas, e dessa forma realizar diversos solos de guitarra.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *