Escala Menor Melódica Shapes

Escala Menor Melódica Shapes

A escala menor melódica e a escala menor harmônica são bem parecidas. Normalmente, os músicos costumam estudar apenas certas escalas consideradas “mais importantes”, como a escala maior por exemplo. E, na hora de estudarem as escalas menores, em especial a escala menor melódica, eles não costumam se sentir tão empolgados. 

A escala menor melódica funciona como uma escala menor em 3º plano, onde a escala titular ou principal é a escala menor natural. Enquanto que a secundária seria a menor harmônica. O fato é que o músico precisa se importar com todas as escalas. A única diferença é na quantidade de vezes que cada uma será usada no cotidiano. 

Definição de Escala Menor Melódica 

Essa é uma entre as três escalas menores. Ela conta com sete notas, e cada uma dessas notas segue uma determinada sequência, bem como uma ordem dos intervalos dos tons e dos semitons. A denominação “melódica” é devido à sonoridade que possui, e que lhe é bem característica. E também é o que representa a diferença entre a escala melódica e a escala harmônica. 

A escala menor melódica é formada por 7 graus. E a sua montagem segue à seguinte regra: 

TOM-SEMITOM-TOM-TOM-TOM-TOM-SEMITOM 

Dentre todas as escalas menores, essa escala é a mais comumente usada no Jazz. 

Escala Real x Escala Clássica 

Existem, basicamente, duas escalas melódicas. São elas: melódica real e melódica clássica. Confira abaixo as diferenças entre ambas: 

Melódica clássica: é a melódica mais conhecida dentre as demais. Usa-se o termo “clássica” por causa de Sebastian Bach, o seu fundador, e também um grande compositor e músico barroco. Várias pessoas a conhecem como Escala Bachiana. 

Melódica real: a estrutura dessa escala sofre algumas variações. A sua construção começa com uma menor melódica. E termina como uma escala menor natural. Em resumo, é como se a escala melódica real fosse, na verdade, uma mistura entre duas escalas.  

O momento em que essa mistura acontece é na volta, e não durante a primeira execução da escala. Por exemplo: quando você tocar todas as oito notas assim como na melódica clássica, no momento em que a escala retroceder, as notas mudarão para escala menor natural.

Escala Melódica

Escala Melódica

Essa ideia de escala menor melódica quando a gente sobe na escala, e a forma de escala menor natural na descida da escala não é muito usada na música moderna. 

O uso da escala menor melódica, associado ao uso de uso de outras menores, permite mais possibilidades de composições e produções. Além do mais, também ajuda na improvisação de acordes menores e também de notas que já existem. 

De uma forma geral, qualquer pessoa que estiver estudando mais seriamente, considera a escala menor melódica de grande importância prática. O estudo de cada modo de sonoridade e também de cada uma das famílias de acordes que eles geram é muito relevante na hora de escolher as escalas sobre um certo acorde.

Também é preciso ser uma pessoa organizada e ter bastante paciência para conseguir entender um assunto complicado como esse. O ideal é estudar todos os modos tanto na teoria quanto na prática.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *