Notas da Corda Sol do Violino

Ao se iniciar os estudos em violino, um dos assuntos mais delicados é sobre encontrar as notas do instrumento no braço do violino pois, ao contrário do que acontece com os demais instrumentos cujo espelho se divide em casas e por trastes, no caso do violino, é necessário uma percepção mais apurada, de forma que seja possível acertar com precisão as notas. Ou seja, demora um pouco até o indivíduo ter essa habilidade. 

Abaixo, nós daremos algumas dicas para te ajudar a criar marcações no violino, que servirão como guia que você possa encontrar, com mais facilidade, todas as notas. Além do mais, também te ajudará a estudar e prender sem que, para isso, você precise criar vícios durante a aprendizagem. 

1 – Cordas soltas: a primeira coisa que você precisa saber é que as cordas soltas do seu instrumento precisam soar, e que partem da nota mais grave para a nota mais aguda: Sol (G), Ré (D), Lá (A), Mi (E). Após afinar corretamente o violino, é hora de começar a fazer as marcações. Nesse momento, só precisamos de um afinador e de um pedaço pequeno de fita crepe. 

Faça a primeira marcação contando 2 dedos a partir da pestana e cole a fita. Como base, você pode usar a corda A (Lá). Coloque a fita exatamente onde aperta corda é pressionada contra o braço do instrumento, e o B (Si), é a nota apresentada no afinador. 

Depois, vá pra frente um pouco e depois um pouco para trás. Até você perceber que a nota do afinador está exata. Nesse momento, você fixa a marca. 

Para fazer a segunda marcação, posicione 3 dedos na frente da 1º marcação. Deve soar na corda Lá (A) a nota Ré (D). 

A terceira marcação deverá estar a 2 dedos da 2º marcação. Na corda Lá (A), deve soar Mi (E). 

Dessa forma, fica bem mais fácil encontrar todas as notas no instrumento. Quando você já sabe quais são as notas acima das marcações, você sabe identificar qual a nota que está entre a primeira marcação e a pestana. Em cada corda, você consegue identificar uma nota. E outra nota entre a 1º e a 2º marcação. E outra entre a 3º e a 4º também identificará outra. 

Afinação de Violino Padrão – Notas da Corda Sol 

Em um violino comum, temos 4 cordas, com intervalos entre uma corda e a outra de uma quinta perfeita. Isso significa que, se a 1º corda é Sol, a 2º corda será a nota Ré, ou seja, uma quinta perfeita de Sol. Confira abaixo o ciclo de quintas perfeitas relacionadas às cordas do violino. Nesse caso, usamos o Sol (G) como exemplo. 

1º – Sol (G) / 2º –  Lá (A) /  3º – Si (B) / 4º – Dó © / 5º – Ré (D) 

Para que o violino fique afinado corretamente, é preciso apertar, para aumentar a frequência que é emitida da corda. Ou então soltar, reduzindo a frequência que a corda emite.  

Qualquer pessoa que se disponha a estudar algum instrumento musical precisa se dedicar muito. Porém, para quem já tem o dom tudo fica bem mais fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *