O Que Prejudica A Voz Humana? Como Evitar?

A voz é uma parte importante de nosso corpo, e deve também ser cuidada da melhor maneira para que o bem-estar de todo nosso organismo possa funcionar de maneira correta. Porém, existem diversos tipos de hábitos, seja na alimentação e até mesmo em nosso comportamento que podem de certa forma prejudicar grande parte de nosso desempenho vocal, atingindo outras partes do corpo.

O cuidado da voz deve ser realizado por qualquer pessoa, seja ela uma pessoa que utiliza da mesma como instrumento de trabalho, como cantores, e outras pessoas, já que desgastes na voz podem se tornar situações muito incomodas.

Existem alguns tipos de bebidas, principalmente bebidas geladas que podem ser consideradas prejudiciais para sua voz, além de também grandes consumos de bebidas que contêm cafeína, como o próprio café, uma das bebidas mais consumidas por grande parte dos brasileiros. Apesar de poucas pessoas terem o conhecimento, o leite pode ser também fazer com que sua voz possa sofrer alguns tipos de desgastes, principalmente quando falamos de um consumo maior.

Sintomas De Problemas Na Voz

Existem alguns sintomas que podem fazer com que você perceba que sua voz precisa de maiores cuidados. Geralmente, o início do desgaste vocal se apresenta com o aparecimento de rouquidão, principalmente quando esse sintoma está sendo acompanhado por dores na região da garganta. Esses são considerados os primeiros sinais para que você procure um médico responsável para iniciar o tratamento ideal para recuperar sua voz, e o bem-estar de seu corpo.

Quais São Os Principais Riscos Para A Voz Humana

Existem alguns tipos de hábitos e comportamentos que podem levar a uma maior propensão para que sua voz apresente alguns tipos de problemas e alguns deles são o uso incorreto de sua voz, como por exemplo manter um tom de voz alterado sempre, ingerir bebidas geladas ou que apresentem substancias nocivas, como a própria cafeína. Esses hábitos podem levar ao desenvolvimento de certos tipos de doenças, como rouquidão, alguns calos na região da garganta, e em casos mais raros, até mesmo o desenvolvimento de câncer de laringe.

Existem então, alguns profissionais que são considerados especialistas para o tratamento da voz de seus pacientes, como fonoaudiólogos, e até mesmos professores de música, que poderão perceber alguns sintomas em sua voz que podem indicar algum problema.

Geralmente, profissionais da área de telemarketing, cantores, jornalistas e também psicólogos, que são pessoas que utilizam grande parte de seu dia com sua voz, e em níveis elevados, podem apresentar problemas, necessitando então sempre estar atentos ao fato de que certas situações podem piorar o seu próprio desempenho vocal.

O Que Pode Prejudicar Sua Voz

Os hábitos que podem prejudicar sua voz são conhecidos popularmente, mas existem alguns outros que muitas pessoas acabam realizando e não têm o conhecimento de seus altos riscos para seu corpo.

Geralmente, o habito de fumar é considerado um dos principais que podem fazer com que sua voz apresente problemas, já que as sustâncias presente em cigarros e outros tipos de drogas fazem com que diversas partes de nosso corpo apresentem problemas, principalmente nossa voz, que estará em contato direto com a fumaça produzida pelos mesmos. O principal sinal de que sua voz está sendo afetada por esse habito será a rouquidão em sua voz.

Tosses

A tosse, está presente em diversos momentos de nossas vidas, mas m alguns casos pode significar o desenvolvimento de doenças na região de nossa garganta que muitas vezes pode ser considerada um tanto quanto invasiva, e em alguns casos específicos, fazer com que o indivíduo apresente certos problemas ao longo de sua vida.

Isso acontece devido ao fato de que ao espirrar, tossir, você poderá fazer com suas cordas vocais acabem sendo lesionadas, para que você trate seu problema de maneira correta.

Balas

Apesar de grande parte das pessoas acreditarem que utilizar de balas, principalmente as balas mais refrescantes, podem fazer com que  o individuo fique com uma falta sensação de alívio, mas por diversas formas elas acabam de certa forma prejudicando a saúde do indivíduo. Com a utilização de balas ardidas, a sensação da garganta mais refrescante pode acabar fazendo com que os esforços para a fala sejam realizados, e assim, você a prejudique.

Gargarejo

Gargarejo

Gargarejo

O gargarejo, muito recomendado por grande parte dos avós, pode fazer com que a garganta seja altamente prejudicada, principalmente quando falamos de frutas acidas que são utilizadas na maioria dos gargarejos, como o limão. A acidez presente nesse alimento apresenta alta propensão de fazer com que as cordas vocais sejam danificadas ao longo do tempo.

Bebidas Geladas

As bebidas geladas irão fazer com que sua garganta não realize todas suas funções de forma correta, e é possível perceber que diversas pessoas, como cantores, acabam ingerindo apenas bebidas em temperatura ambiente, para que a voz seja preservada.

Cafeína

Cafeína

Cafeína

A cafeína é uma das substâncias presente em diversos tipos de alimentos e pode fazer com que ao longo do tempo, sua garganta acabe saindo de forma muito prejudicada. Esse tipo de problema é ainda mais observado quando falamos da ingestão desse tipo de substância em alimentos em altas temperaturas.

Como Evitar O Desgaste Da Voz

Existem diversos tipos de comportamentos, como já observamos que podem ser considerados nocivos para a saúde de sua garganta, e com isso, é importante que você sempre se preocupe em   bons hábitos, para que sua voz não seja afetada.

Os clássicos hábitos de se fumar e ingerir bebidas alcoólicas é considerado muito nocivo para a saúde, e para que você tenha uma boa voz, é necessário se manter longe dos mesmos.

A ingestão de água é também um fator muito importante, e além de não ser considerada prejudicial à saúde do indivíduo, mantem também toda a região das cordas vocais hidratadas. Além da água, a ingestão de alimentos consideráveis saudáveis são de extrema importância para que você consiga manter bons hábitos e assim, não apresente desempenhos negativos e nocivos para sua saúde.

A voz é uma das partes mais importantes de nosso corpo, e nos auxilia de diversas maneiras em nosso dia. Por isso, procure sempre manter bons hábitos para que você consiga não passar por problemas ao longo de sua vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *