Por Que as Vozes São Diferentes?

Não há quem duvide da total importância da voz. Examinando-a percebemos o quão ela é simples, espontânea e poderosa. Ela é nossa fonte de comunicação primária!

A voz de uma pessoa não é apenas composta de como ela se apresenta verbalmente ao mundo.

A voz também está embutida de significados internos. Ela remete à narrativa que passa pela nossa mente o tempo todo.

Em outras palavras, a voz reflete o que pensamos  – antes de filtrar as palavras que saem de nossas bocas.

A voz é, de muitas maneiras, eclética, uma vez que define quem somos como seres humanos e, assim, como escolhemos usá-las todos os dias molda a maneira como nos envolvemos com nosso mundo e as pessoas nele.

Conhecendo a Construção da Voz

Todo tipo de som resulta de uma vibração. Mas para que qualquer vibração ocorra é preciso de duas ferramentas: uma estrutura vibrátil e uma fonte de energia.

Essa equivale a uma força, algo que faça vibrar.  Fisiologicamente falando, em humanos a laringe é o órgão responsável pela produção da voz. O pulmão funciona como a fonte de energia requerida para esse processo.

Em movimentos involuntários, envia o ar expirado contra as cordas vocais fazendo com que vibrem, assim como uma espécie de corda. Como consequência temos a formação do primeiro som, o denominado som laríngeo.

Partindo desse som gerado fundamentalmente na laringe, temos a segunda etapa, onde o som percorre um vasto trajeto, agora pela faringe, cavidade oral, fossas nasais e seios perinasais.

A cada instante o som primário vai sofrendo alterações e, da mesma forma, recebendo sua autenticidade, por meio de variações acústicas, tanto de ressonância quanto de amplificação.

Ao final temos o aparecimento da nossa voz, a voz humana. Cada um com seu traço de individualidade.  Vale destacar que esse processo de produção da voz é igual para todos.

Porém foi constatado que as pessoas apresentam diferenças nas pregas vocais e no formato da região compreendida entre a laringe e a cavidade nasal. Essa singularidade é que permite que as pessoas tenham uma voz única.

Da mesma forma, o tipo de educação e a convivência que o indivíduo compartilha com as outras pessoas também ajudam a moldar a voz.

Exclusividade é pouco: a voz é uma das características mais ilustres que nós temos. Basta analisar que até mesmo gêmeos idênticos tem vozes diferentes. Mas de certa forma, comumente nos deparamos com semelhança nas vozes de integrantes da mesma família.

Isso está associado a um conjunto de fatores associados, sendo de ordem genética e ambiental. Outra particularidade é a distinção entra a voz das mulheres e dos homens. É justamente toda essa individualidade que possibilita o reconhecimento de vozes pela maquinaria do nosso cérebro.

Todo mundo já se deparou com uma situação que atesta isso ao reconhecer alguém apenas pela fala.

Seja o âncora de um programa jornalístico na televisão ou de um repórter conhecido. O reconhecimento das vozes é um processo que automaticamente faz parte de nosso dia a dia.

Não é atoa que muitos dispositivos móveis disponibilizam a opção de desbloqueio do aparelho por meio do reconhecimento da fala. Já tinha parado para pensar nisso?

Sabidamente, mulheres tem uma voz mais fina. Isso decorre em virtude de um afinamento no formato da laringe desse grupo e a prega vocal é mais tensa que a do homem.

Além da Voz

Voz Humana

Voz Humana

As tendências naturais que definem a voz inata de uma pessoa são sempre moldadas e refinadas por suas experiências.

Podemos citar brevemente três fatores chaves determinantes no estilo de voz, sejam eles: personalidade, influência cultural, experiências e visão de mundo.

Nesse ponto vale uma reflexão sobre a construção da voz desde o nascimento. Inevitavelmente a voz de todo indivíduo vai sofrendo alterações ao longo de sua vida.

Da fase de nascimento até à adolescência experimentamos a mudança de posicionamento da laringe; cartilagens laríngeas crescem; e as cordas vocais constroem-se em cinco camadas características do adulto.

Todas essas mudanças vão sendo acompanhadas de alterações na vibração das cordas vocais e na frequência da voz do indivíduo. Mais tarde, já na puberdade, a voz é modificada pelo efeito dos hormônios sexuais. A ação da testosterona se encarrega de diferenciar as vozes entre homem e mulher.

No sexo feminino a voz também sofre grandes alterações na puberdade, embora não tão radicais como no sexo masculino.

Nas mulheres, em cada ciclo menstrual, no período da gravidez e até mesmo após a menopausa surgem mudanças nas características da voz. Independente do gênero, a voz vai mudando ao longo da vida!

Agora que você entende da singularidade da tua voz, perceba abrangência dessa ferramenta de comunicação em sua vida.

Perceba que a partir de um íntimo fio de pensamento, a voz é externalizada como uma série de escolhas calculadas que são empurradas e puxadas por alguns de nossos instintos mais naturais. A voz é, ao mesmo tempo, uma dádiva aprendida e dada por Deus.

 Classificação da Voz

As vozes são dividas em várias classes. Confira abaixo abaixo como fica a classificação da vozes masculina e feminina:

Voz Feminina (Pode Ser Dividida Em 3 Classes Diferentes). São Elas:

1 – Soprano (exemplos: Sandy e Gal Costa)

Sandy Cantando

Sandy Cantando

  • Soprano ligeiro
  • Soprano Lírico-Ligeiro
  • Soprano Lírico
  • Soprano Lírico Spinto
  • Soprano Dramático 

2 – Mezzo-soprano (exemplos: Marisa Monte e Adele) 

Adele Cantando

Adele Cantando

  • Mezzo-soprano Lírico
  • Mezzo-soprano Dramático 

3 – Contralto (exemplos: Marília Mendonça e Maria Bethânia) 

  • Contralto coloratura
  • Contralto lírico
  • Contralto dramático

 Voz Masculina (que também se dividem em 3 classes)

1 – Tenor (exemplos: Nando Reis e Xororó)

Nando Reis

Nando Reis

  • Tenor Ligeiro
  • Tenor Lírico-Ligeiro
  • Tenor Lírico
  • Tenor Dramático 

2 – Barítono (exemplos: Frank Sinatra e Freddie Mercury)

Freddie Mercury

Freddie Mercury

  • Barítono Lírico ou Barítono Central:
  • Barítono Dramático

3 – Baixo (exemplos de cantores: Zé Ramalho e Barry White)

  • Baixo Profundo
  • Baixo Superprofundo

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma voz feia. O que acontece é que as pessoas cantam da maneira incorreta, e exploram mal o potencial da sua voz. O ideal é procurar um professor de canto para conseguir identificar qual é o seu tipo de voz, a sua extensão vocal, e qual o seu limite.

Uma dica para quem gosta de imitar os cantores, é tomar muito cuidado para não prejudicar a sua própria voz, pois ela pode ser muito diferente da voz do seu cantor favorito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *