Por Que a Nossa Voz É Diferente Da Que Ouvimos?

Para muitas pessoas, quando ouvem a sua própria voz, acaba soando muito estranho. Parece que a voz que estamos ouvindo não é a mesma com a qual temos o costume de a ouvir a todo momento quando dizemos algo. Já parou para pensar o porquê de isso acontecer?

Isto ocorre porque o que ouvimos, seja o som de uma música, o latido de um cachorro ou o som de alguém falando, são resultado das ondas sonoras viajando pelo ar até chegarem aos ouvidos de cada um de nós, caminhando pelo tímpano até o ouvido interno, onde as ondas sonoras são traduzidas em áudio e são enviadas ao cérebro.

Quando falamos, o nosso ouvido capta cada vibração óssea que emitimos ao acionarmos as cordas vocais, tais como as vibrações das cordas vocais até a boca, assim como também sentimos as vibrações na garganta. A voz passa pelo nosso pescoço e ossos do crânio, até chegar em nosso tímpano, criando sinais elétricos que chegam ao cérebro. Assim, você ouve não somente a sua voz, mas também todo o som das vibrações sonoras que chegam aos seus ouvidos.

Enquanto a acústica do crânio reduzirá algumas frequências dessas vibrações, adicionando tons mais graves e montando uma voz mais grossa, de jeito que não é possível executar com ondas sonoras do ar. Sendo assim, quando nos escutamos, é uma reprodução mais grossa e bem menos aguda de quando a ouvimos através de uma gravação.

Então, sabemos que nosso ouvido capita não somente as ondas de som, mas as vibrações que acontecem em nosso próprio corpo (ar e ossos). Por isso, quando a nossa voz é gravada e a ouvimos por meio dessa gravação, soa tão diferente do que costumamos ouvir. É o resultado de um grande processo E não ouvimos apenas a nossa voz, existe um grande estúdio de gravação em nosso corpo, e nosso ouvido capta cada vibração feita, como uma banda que usa cada instrumento.

Você pode estar se perguntando como as pessoas te ouvem, se é como você se escuta ou como numa gravação. Como sabemos que a maioria dos sons viaja pelo ar, então, a voz da gravação é o que mais se parece com o som que as pessoas escutam no momento em que você fala.

Por isso, se você não gosta, é melhor se acostumar. Não existe exercício ou modo de mudar a própria voz. É como uma foto que você tirou na câmera frontal, mas não gostou de como a foto saiu, é uma questão de autopercepção da sua voz.

É compreensível que, quando uma pessoa não gosta da sua própria voz gravada, ela está expondo uma parte de si mesmo que talvez não conhecia, algo diferente. Mas que, ao mesmo tempo, sempre esteve presente, apenas não se tinha o conhecimento.

Mas não se sinta assim, cuide bem de sua voz, tome pelo menos dois litros de água para evitar a desidratação, evite bebidas alcoólicas ou cigarro, não grite tanto ou cochiche para não prejudicar suas cordas vocais, mantenha sua postura correta.

Agora que já sabemos o motivo de ouvimos nossa voz diferente, e entendemos o que leva uma gravação soar estranho, é só manter os cuidados com a voz, para que você continue ouvindo-a sem nenhum problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *