Quais os Tipos de Vozes? Como Identificar Cada Uma?

Quem canta seus males espanta já diz aquele ditado popular, quem concorda com essa frase sabe que não é necessário ter o canto como uma atividade profissional para se dedicar a desenvolver técnicas vocais. Ter o conhecimento do alcance da sua voz e ter domínio sobre a sua articulação pode ser bastante interessante para ter essa atividade como hobby. Uma forma de aprender mais sobre a sua própria extensão vocal é saber quais são os tipos de vozes existentes. Continue lendo e aprenda inclusive como identifica-las!

Conheça os Tipos de Vozes Femininas

Homens e mulheres não tem o mesmo timbre vocal devido as diferenças de tessituras, há uma distância significativa entre um falsete e um vocal grave. Considerando essa variação vamos apresentar os diferentes tipos de vozes femininas e masculinas que existem.

Contraltos

Contraltos se caracterizam como vozes graves sendo raros e tendo um timbre capaz de envolver quem está ouvindo. Dois exemplos famosos de voz de contralto são Jocelyne Taillon ou Nathalie Stutzmann. Quem tem esse tipo de voz oferece um registro mais lânguido.

Voz da Viola

Pode-se dizer que é o equivalente feminino ao contra-tenor masculino. Uma voz bem profunda que está numa categoria abaixo do contralto e se distingue por ser bastante melódica.

Mezzo Soprano

Vozes que seguem por uma linha mais aguda são mais comumente encontradas dentre as cantoras. Esse tipo de voz se adapta com facilidade a diferentes canções, podem ser citadas como exemplos Marilyn Horne, Cecilia Bartoli e Brigitte Fassbaender.

Soprano

O tipo de voz mais comum dentre mulheres e crianças, possui uma tessitura bem nítida que se adequa a inúmeras músicas dos tempos atuais ou mais antigas. O principal exemplo é Maria Callas, certamente você pode distinguir a voz dela em meio a milhares.

Subcategorias de Vozes Femininas

Há três subcategorias em que as vozes femininas podem ser divididas de acordo com a sua tessitura.

  • – Vozes leves (confortáveis aos agudos);
  • – Vozes Líricas;
  • – Vozes dramáticas (adequadas a registros mais graves).

Conheça os Tipos de Vozes Masculinas

Seguindo a mesma lógica da subdivisão das vozes femininas, existem subcategorias de vozes masculinas:

  • – Vozes mais graves;
  • – Vozes de barítono (voz grave moderada, aquela que corresponde a voz natural da fala);
  • – Vozes de tenores (são as mais agudas como a inconfundível voz de Luciano Pavarotti);
  • – Vozes de contra-tenor (semelhantes as de contralto feminino).

Como Identificar Seu Tipo de Voz?

Para escolher as músicas mais interessantes para interpretar é fundamental que você saiba qual é o seu tipo de voz. A determinação é feita pelas suas cordas vocais, pela sua laringe e diafragma. Não se deve fazer pressão desnecessária sobre esse conjunto para não levar a uma fadiga vocal que pode te impossibilitar até de falar. Há três técnicas para reconhecer seu tipo de voz que apresentaremos a seguir, mas atenção que elas podem ser efetivas ou não.

– Músicas de Seus Artistas Preferidos

Aula de Voz

Aula de Voz

Cante as músicas dos seus artistas favoritos tentando identificar em quais você se sente mais confortável do começo ao fim.

– Testes

Você poderá fazer testes com a sua voz para identificar quais são os sons que emite com mais facilidade. Há testes disponíveis em sites como o Vocaliseur que garantem a definição com o intervalo sendo contado em minutos.

– Faça Aulas Com Profissionais

Numa aula com um treinador vocal profissional você poderá identificar seu tipo de voz. O professor poderá te ajudar a fazer essa descoberta.

Gostou de saber mais sobre os tipos de vozes? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *