Qual é a História do Funk? Quando ele Surgiu no Brasil?

A Origem do Funk: Uma Música Afro-Americano

 Foi na década de 1960, especificamente nas comunidades negras dos Estados Unidos, que surgiu um novo gênero musical que incluía elementos de diversos outros estilos, mas que mesmo assim era extremamente original no que se propunha. Entre as características presentes nessa música podemos citar as batidas repetitivas e marcantes, além de ter um ritmo dançante. O funk recebeu muita influência do soul, do jazz e do R&B, mas ainda sim pode ser visto gênero distinto em razão dos atributos próprios que possui. 

 O nome por trás da criação desse gênero, foi o americano James Brown, sendo responsabilidade dele introduzir uma série de inovações que propiciou que o funk fosse visto como um gênero distinto dos outros, Brown posteriormente até ganhou a alcunha de Pai do Funk, um reconhecimento por toda a dedicação que teve com a área. 

 Ao longo das décadas após o surgimento do gênero, o funk foi ganhando popularidade, diversos artistas de enorme fama produziam esse estilo de som, a título de exemplo podemos citar Sly & The Family Stone e The Commodores, esta última liderada  pela super estrela Lionel Richie, Prince também é um reconhecido e admirado cantor do gênero. Além de bandas e cantores de funk, muitos músicos de outros gêneros também utilizavam elementos dessa música em suas obras, Michael Jackson, por exemplo, usava batidas do estilo nas suas canções, o que proporcionava a elas um ritmo mais marcante. Contudo com a chegada dos anos de 1990, o funk foi posto cada vez mais de lado, com menos espaços nas rádios e menos intérpretes alcançando o estrelato, apesar disso sua influência ainda era notável, com cada vez mais bandas e cantores célebres utilizando elementos que remetiam ao gênero.

 O sucesso do funk não se limitou apenas a localidade onde ele foi concebido, poucos anos após sua criação o estilo foi exportado para diversos lugares do mundo, ainda nos anos 70 ele já podia ser encontrado no continente africano, onde ganhou fama quando foi misturado com outros gêneros já existentes lá. Nessa mesma década chegou ao nosso país, onde até hoje permanece bastante popular, contudo o som que ouvimos hoje pouco (ou nada) tem a ver com aquele que surgiu nos Estados Unidos. Conheça agora a história do funk no Brasil e como o país o revolucionou, o tornando um ritmo completamente nacional.

O Funk no Brasil: Um Estilo Muito Diferente 

Presente no Brasil desde o começo dos anos 70, o funk é dono de um lugar de destaque na cultura nacional, mesmo cercado de polêmicas e controversas, é inegável todo o poder que ele possui. Nos primeiros anos do estilo no país, os músicos que produziam o funk ainda se limitavam a criar obras muito parecidas com as originais estadunidenses. Durante este período houve o surgimento de bailes que tocavam este estilo musical e que ficaram muito populares, o primeiro e mais famoso foi os denominados ‘Bailes da Pesada’, realizados no Rio de Janeiro pelo DJ Big Boy, o mais importante profissional dessa área naquela época. 

 No entanto foi nos anos de 1980 que o funk começou a adquirir as características pelas quais o conhecemos atualmente, a começar por uma batida ainda mais intensa em conjunto com letras eróticas. O funk foi se popularizando sobretudo nas favelas da cidade carioca, o que levou os adeptos do gênero a incluir acontecimentos do cotidiano nas letras das canções, dessa forma o funk ganhou uma vertente mais politizada que buscava abordar temas como a violência e a pobreza presente no dia-a-dia de quem vivia nessas localidades. A cidade maravilhosa foi o palco da ascensão desse gênero, que logo mais foi batizado como funk carioca. Também foi nas favelas do Rio de Janeiro que os primeiros bailes funk surgiram, estes pouco tinham a ver com os Bailes da Pesada realizados na década anterior, pois agora eram feitos nas ruas com pouquíssimos equipamentos (geralmente apenas uma caixa de som), e causavam uma aglomeração de pessoas que moravam naquela região, que muitas vezes tinham apenas esta ocasião como entretenimento. 

 Apesar do sucesso, nos anos 90 o funk começou a sofrer com as repressão, os bailes funks começaram a ser associados a uma imagem de violência e os seus frequentadores vinculados com o tráfico, além disso por ser uma música popular entre as camadas mais pobres da sociedade, o gênero sofreu muito com o preconceito de quem se encontrava em classes sociais mais elevadas. 

 Todavia nenhum destes contratempos impediu o avanço do funk, que rapidamente foi ganhando mais ouvintes ao longo do território nacional. O surgimento de novos estilos, assim como a criação da Furacão 2000, equipe responsável pela produção de diversas músicas e bailes, impulsionaram a difusão do gênero.

 O advento do século XXI, não reduziu a fama do funk, ele se tornou tão célebre que ganhou até mesmo o título de “movimento cultural e musical de caráter popular do Rio de Janeiro”, reconhecimento concedido pela Assembleia Legislativa da cidade carioca no ano de 2009. Mas recentemente o funk vem ganhando espaço até mesmo nas grandes mídias, com a suas músicas se tornando verdadeiros hits, e com seus cantores e djs alçado ao status de celebridade.

Críticas Sofridas Pelo Funk

 Desde de que se tornou popular o funk vem ganhando uma série de ponderações negativas a respeito dele, as alegações mais comuns afirmam que as letras frequentemente apresentam um caráter machista e que consequentemente desvalorizam a mulher, também há críticas quanto ao fato delas fazerem apologia a violência e a outras práticas ilegais, como por exemplo o tráfico de drogas.

 A simplicidade das suas melodias também é alvo de críticas, muitos consideram o funk uma obra desprovida de qualquer senso artístico, pois não exige muito para ser feita e nem entendida. A apontada pobreza das canções é desaprovada principalmente por intelectuais e conservadores, que apontam uma série de defeitos nas produções.

Estilos de Funk

 A datar da sua origem no Brasil até os dias atuais, o funk viabilizou uma enorme quantidade de ramificações advindas do estilo principal, cada uma delas teve seu momento de destaque e até hoje usufruem de um reconhecimento elevado. Conheça um pouco sobre os mais famosos estilos do funk.

1- Funk Melody

 Popular sobretudo no anos 90 e no começo dos anos 2000, o funk melody se caracterizava pelas canções mais sentimentais e batidas mais suaves. As letras comumente falavam sobre um interesse amoroso ou até mesmo sobre aproveitar a noite.

2- Funk Proibidão

 Possivelmente o estilo mais famoso do gênero, o funk proibidão busca expor em suas letras uma série de assuntos, mas faz isso de maneira bastante explícita, o que pode fazer com que muitas pessoas se surpreendam e até mesmo rejeitem o que está sendo cantado. Temas como violência é comum, porém choca ao explorar a agressividade praticada pelos que se encontram do lado tido como certo da lei, como por exemplo os policiais, e muitas vezes se referir a traficantes e outros tipos de criminosos com maior apreço. 

Funk Proibidão

Funk Proibidão

3- Funk Ostentação

 O século XXI proporcionou um dos mais conhecidos estilos de funk. O gênero ostentação, como o próprio nome já revela, busca exibir em suas letras um estilo de vida baseado em consumo de artigos caros, sendo comum citar diretamente o nome de marcas famosas que são conhecidas pelos preços elevados de suas peças. 

Funk Ostentação

Funk Ostentação

 O funk ostentação é de origem paulistana, e alcançou fama a nível nacional, demonstrando de uma vez por todas, que agora o gênero não se restringia apenas a cidade carioca.

4- Funk 150 BPM

Funk 150 BPM

Funk 150 BPM

 Atualmente o estilo que se encontra mais em alta entre os funks é o 150 bpm. Essa sigla significa batidas por minuto, sinalizando que ele é um ritmo extremamente rápido e em consequência disso muito dançante. O 150 surgiu em 2017 no Rio de Janeiro e levou pouco tempo até conquistar uma fama a nível nacional, os vídeos e as músicas desse estilo se tornaram campeões de acessos nas plataformas de streaming e de vídeos e seus intérpretes viraram celebridades instantâneas. O sucesso alcançado pelo 150 levou novamente a cidade maravilhosa a lugar de destaque quando o assunto é funk.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *