Qual é a Nacionalidade do Alok? Qual o Seu Nome?

 Possivelmente um dos nomes mais relevantes da música eletrônica atualmente, o DJ Alok vem a anos oferecendo ao gênero talento e inovações necessárias e que justificam a notoriedade ganha nestes últimos anos. No entanto muitos desconhecem sua trajetória e informações básicas sobre o mesmo. Neste artigo descubra um pouco mais sobre a vida e a carreira deste músico tão proeminente e confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre ele.

Qual é a Nacionalidade do Alok? Qual o Seu Nome?

 O local de nascimento do Alok, e o seu possível verdadeiro nome, são os questionamentos mais frequentes do qual ele é alvo, este tipo de curiosidade não é desprovida de razão, uma vez que o nome causa estranhamento e curiosidade para aqueles que o escutam pela primeira vez, deste modo é fácil presumir que ou ele vem de um país onde tal nome é comum ou esta é uma alcunha artística, contudo nenhuma das duas deduções corresponde a realidade.

 Alok Achkar Peres Petrillo é o nome de batismo do músico, ele nasceu na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, no centro oeste brasileiro, em 26 de agosto de 1991. Esta informação costuma surpreender a muitos, afinal de contas Alok não é um nome nada comum neste país, o próprio site do IBGE não o reconhece de tão raro que é, entretanto há uma explicação bem simples para que seus pais tinham decidido nomear o filho deste modo.

Alok

Alok

 A história deste nome começou quando os genitores do Alok, os também djs Adriana Peres Franco e Juarez Achkar Petrillo, viajaram para a Índia, lá conheceram mais sobre a língua sânscrita, um idioma ancestral que apesar de não ser mais utilizada nos dias atuais, ainda tem forte importância em várias religiões deste lugar, como por exemplo o hinduísmo e o budismo, obtendo até mesmo o status de uma das línguas oficiais do país. Após conhecerem mais sobre essa cultura os pais de Alok decidiram batizar seus futuros filhos com nomes que remetesse ao sânscrito, tal escolha foi influenciada por um guru que deu uma lista de nomes possíveis ao casal e foi a partir desta que se selecionou definitivamente o nome Alok, cujo significado na língua sânscrita é luz. Não foi somente Alok que recebeu um nome peculiar, seu irmão gêmeo foi chamado de Bhaskar, também influenciado pelo sânscritismo.

Como o Alok Iniciou Sua Carreira na Música?

 Com pais djs, a música sempre esteve presente na vida de Alok desde a infância, segundo o próprio desde os 6 anos de idade ele já tinha contato com este mundo, isto proporcionado por sua mãe que, sem ter muitas opções, levava ele e seu irmão para os locais que ela trabalhava. Não demorou nada para que ele se interessasse profissionalmente por essa área, aos 10 anos já estava aprendendo a tocar músicas eletrônicas, aos 12 já participava de projetos e se apresentava em shows, aos 17 fez sua primeira turnê mundial.

Alok Trabalhando

Alok Trabalhando

 No entanto na sua ascensão houve alguns percalços, como por exemplo a separação da dupla que tinha com seu irmão Bhaskar, decisão motivada pelo desejo de se casar do último, ou ainda o ingresso na faculdade de relações internacionais, que causou um acúmulo de funções ao músico, que tomou a decisão de largar o curso após 4 períodos por não conseguir conciliar bem os dois papéis. Deste modo escolheu se dedicar totalmente a música, coragem que lhe trouxe bons frutos futuramente.

De Que Modo o Alok Atingiu a Fama?

 Após decidir seguir definitivamente uma carreira musical, Alok fez um curso de discotecagem em Londres, quando veio a retornar ao Brasil mudou seu estilo de música eletrônica, trocou o psy trance pelo house music. 

 O primeiro sucesso relevante da carreira foi de a criação de um sample com base na música signs de Snoop Dogg, este trabalho obteve muito sucesso no ano de 2013 abrindo para o DJ perspectiva de estrelato. No mesmo ano foi o responsável pelo remix da famosa música Puro Êxtase do Barão Vermelho, além disso lançou We Are Underground, considerado por muitos um dos momentos mais relevantes da sua carreira.

 No ano seguinte a principal revista brasileira de música eletrônica, a House Mag, elegeu Alok como o melhor DJ do Brasil, feito que veio se repetir em 2015. Também apareceu no ranking da revista DJ Mag, uma das mais importante do gênero eletrônico no Reino Unido, sendo o único brasileiro citado na publicação.

  O ano de 2016 possivelmente foi o mais importante, musicalmente falando, para o artista, já em Abril se apresentou no Tomorrowland Brasil,  em junho fez um contrato de 3 anos com a Spinnin Records, uma gravadora holandesa, mas aconteceu em outubro o maior feito do ano, neste mês Alok lançou, em parceria com Bruno Martini e Zeeba, a música Hear Me Now, um grande sucesso daquele ano. Além disso participou da trilha sonora do filme Eu Fico Loko e lançou Fuego, com seu irmão Bhaskar.

 Todo estas conquistas foram essenciais para Alok ser reconhecido como o maior DJ brasileiro da atualidade, além de ser considerado uma das celebridades mais conhecidas do Brasil.

Quais São as Músicas Mais Importantes do Alok? 

 Hear Me Now é sem dúvidas uma das músicas mais importantes na carreira de Alok, alcançou o sucesso em vários países do mundo, estando presente várias semanas nos rankings de sucesso, além disso alcançou altas visualizações na plataforma de vídeos YouTube, atualmente possui mais de 300 milhões de acessos lá. O single fala sobre amadurecimento e envelhecimento e tem uma canção e letra bem emotiva.

 Outro sucesso de Alok veio da parceria dele com a cantora e compositora noruega Ina Wroldsen, a música Favela tem uma letra tocante que fala sobre a vida das mulheres que vivem nessas comunidades, a canção, lançada em 2018, foi sucesso tanto na Noruega quanto no Brasil e em outros lugares do mundo e impressionou pela sensibilidade.

 Ocean foi outro hit do cantor, a música de 2018 foi feita em parceria com os artistas Zeeba e Iro, e teve como inspiração a história real de uma fã que veio a falecer antes de realizar o seu maior sonho: conhecer o mar. O clipe da música contou com a participação de grande nomes da atuação no Brasil, como Rodrigo Santoro e Marina Ruy Barbosa, sendo um grande sucesso de visualizações.

Curiosidades Sobre Alok

– Na sua infância chegou a morar na Holanda, onde sua mãe veio a trabalhar como faxineira em uma boate.

– Durante sua adolescência se interessou muito por artes marciais, inclusive fez aulas de jiu jitsu e participou de um campeonato de Muay Thai

– Além de músico Alok também é empresário, tendo sociedade com uma agência de músicos, voltados para o estilo eletrônico, chamado Artist Factory.

– Em relação a sua religião, Alok afirma ser cristão e se mantém simpatizante do espiritismo, embora não seja totalmente adepto.

– Alok afirmar que foi bastante influenciado pelos rappers Criolo e Emicida, também cita seus pais como fonte de inspiração musical, além da banda Natiruts.

– O DJ faz ações filantrópica em vários lugares do mundo, em 2016 fez campanha para o Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer (GRAACC), também apoias outras organizações não governamentais (ONGs) com esse tema. Já em 2018 doou aproximadamente 400 mil reais para a construção de uma escola no país africano de Moçambique. 

– O músico é casado desde 2019 com a baiana Romana Novais, com quem já mantinha relacionamento a 5 anos e estava noivo a 6 meses. A cerimônia de casamento dos dois se deu no Cristo Redentor, maior cartão postal do Rio de Janeiro, e foi amplamente coberta pela mídia e comentada nas redes sociais.

– O primeiro filho de Alok nasceu em 10 de janeiro de 2010 e foi batizado de Ravi pelos pais. Foi revelado pela assessoria do artista que o parto foi natural.

– Desde 2014 Alok mora em São Paulo, mais especificamente em uma cobertura de luxo no bairro das monções, localizado na zona sul da cidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *