Quantos Tons Existem na Música? Como Identificar?

A palavra tom tem alguns significados distintos na música, a partir do entendimento desses conceitos é possível partir para a investigação de quantos tons existem e como identifica-los. Continue lendo para entender mais sobre tons no contexto da música e assim aumentar seu arcabouço de conhecimentos teóricos a respeito do tema.

Significados de Tom na Música

Como mencionamos a palavra tom pode ter diferentes significados no contexto musical, a seguir vamos explica-los com mais detalhes.

– Intervalo na Escala Diatônica

Tom pode ser usado para designar um intervalo na escala diatônica correspondente à diferença de altura que existe entre duas teclas brancas no piano quando há uma ou duas teclas pretas entre elas. Nos conteúdos literários teórico-musicais italianos e espanhóis a palavra tom aparece grafada como tono.

– Nota de Construção de Escala Diatônica

Tom pode designar a nota usada para a construção de uma escala diatônica no sistema tonal clássico.

– Altura

Outro significado pertinente para a palavra tom no contexto musical diz respeito a altura de um som na escala geral de sons.

Mas, Afinal o Que é Tom?

Tom nada mais é do que um intervalo usado na escala diatônica e em boa parte da música do ocidente. Equivale à diferença de altura entre duas teclas brancas de um piano que tem uma ou duas teclas pretas entre elas. O tamanho de um semitom – considerando as frequências – está relacionado ao temperamento utilizado. Melodicamente um tom é simbolizado por duas notas em sequência e harmonicamente por duas notas simultâneas.

Tocando Violão

Tocando Violão

Tom: Qual é o Intervalo de Um Tom?

Tomando por base o sistema de afinação chamado de temperamento igual temos que um tom é equivalente a dois semitons. Normalmente termos como tom e semitom são usados para se referir a intervalos. Para que fique mais claro iremos dar um exemplo: “A quarta justa possui 5 semitons ou 2 tons e meio”.

Também é possível usar a sua forma abreviada para se referir a diferenças de alturas entre as notas consecutivas de uma escala. Uma escala maior pode ser expressa usando a seguinte sequência de intervalos: T-T-S-T-T-T-S. Nessa sequência a letra T refere-se a tom e S é semitom.

Tom: Conheça Seu Significado Matemático

Usando o sistema de temperamento igual um intervalo de um tom é equivalente a dois semitons. Duas frequências separadas por um semitom equivalem a: {\displaystyle 1:2^{1/12}}1:2^{{1/12}} ou {\displaystyle 1:{\sqrt[{12}]{2}}}1:{\sqrt[ {12}]{2}}. Dessa forma a relação de um tom é a seguinte: {\displaystyle ({\sqrt[{12}]{2}})^{2}}{\displaystyle ({\sqrt[{12}]{2}})^{2}}, isto é, {\displaystyle 1:{\sqrt[{6}]{2}}}{\displaystyle 1:{\sqrt[{6}]{2}}}.

Quando se usa sistemas que não se baseiam no temperamento igual como a escala pitagórica que toma por base uma série harmônica e relações inteiras de frequências não se faz a divisão da oitava por 12 semitons iguais. Isso faz com que os semitons tenham relações matemáticas diferentes. Nesse tipo de sistema os tons e semitons de uma mesma escala podem apresentar valores um pouco diferentes entre si.

O Que é Tonalidade?

O termo tonalidade pode ser confundido algumas vezes com tom, no entanto, são dois conceitos diferentes. Tonalidade refere-se a um sistema específico de sons, as chamadas escalas. Basicamente existem: a tonalidade maior, menor harmônica, menor natural e menor melódica. Sendo assim tonalidade se refere a um desses sistemas, ou seja, escalas associadas a campos harmônicos.

Tom: Abreviatura de Tonalidade?

Tom pode ser usado para designar a nota em relação a qual se constrói uma escala diatônica qualquer representando o centro tonal a partir de que é composta a tensão e o repouso em que esse sistema está baseado. Seguindo essa lógica tom é um sinônimo de tonalidade, ou seja, é uma abreviação de tonalidade.

Pode-se dizer que nesse ponto de vista tom está escrito errado, deveria ser ‘ton’ para se apresentar como abreviação de tonalidade. Ao dizer que uma música está no tom Dó maior a pessoa está dizendo que essa canção foi composta numa escala maior em que a nota tônica é Dó natural.

O padrão de tom adotado de maneira geral é o Lá de 440 vibrações duplas por segundo. Nas orquestras sinfônicas cabe ao oboé d’amore ser o instrumento que dará o tom de Lá que será usado para afinar os demais instrumentos antes de dar início à execução da apresentação. A afinação do piano é feita a partir do tom de Lá de 440 vibrações duplas por segundo assim como de outros instrumentos ocidentais.

35 Notas Musicais?

Notas Musicais

Notas Musicais

Grande parte das pessoas não se aprofunda nos conhecimentos teóricos de música e por isso pode ter a falsa impressão de que existem apenas sete notas musicais, as famosas: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Para quem avança um pouco nos estudos de música é clara a necessidade de pelo menos doze sons para organizar uma música ocidental.

Está certo dizer que a escala da música ocidental tem doze sons que podem ser combinados aleatoriamente para dar origem a melodias e acordes. No entanto, deve ficar claro que são doze sons e não doze notas. O mesmo som pode ser chamado de formas distintas chegando assim a 35 nomenclaturas possíveis.

Adições

As sete notas musicais conhecidas oficialmente são aquelas obtidas sem acrescentar nenhum acidente como sustenido (#) – que aumenta em meio tom a altura da nota – ou bemol (b) – que diminui em meio tom a altura da nota. Quando se adiciona um sustenido a cada uma delas se chega a: Dó# – Ré# – Mi# – Fá# – Sol# – Lá# – Si#. Apesar de na prática não existir Mi# e Si# são considerados pela música teórica.

Adicionando um bemol a cada nota temos: Dób – Réb – Mib – Fáb – Solb – Láb – Sib. O mesmo que mencionamos acima vale para Fáb e Dób que existem na música teórica. Também acrescentaremos o dobrado sustenido de maneira que aumentaremos em um tom inteiro a altura das mesmas chegando em: DóX – RéX – MiX – FáX – SolX – LáX – SiX. Finalmente se todas as notas forem grafadas com seu dobrado bemol teremos: Dóbb – Rébb – Mibb – Fább – Solbb – Lább – Sibb.

Sim, 35 Notas

Dessa forma chegamos à conclusão de que existem 35 notas musicais na organização ocidental. Contudo, mesmo que possam ser chamadas por nomes distintos existem apenas doze sons que podem ser usados.

Gostou de saber mais sobre tons? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *