O Que Significa XAMA na Rave?

Você já parou para pensar a respeito da ligação que existe entre xamanismo e música eletrônica? Se ainda não tem muito conhecimento a respeito pode estranhar essa conexão e estar se perguntando como é possível que duas coisas tão distintas sejam apresentadas num mesmo contexto. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa relação e você perceberá o quanto o xamanismo está presente no universo das raves.

O Que é Xamã?

Para compreender a relação entre xamanismo e música eletrônica é fundamental saber qual é o papel do xamã nos rituais xamânicos. Xamã é basicamente o Sacerdote do Xamanismo e cabe a ele entrar em transe durante a realização dos rituais xamânicos dando vazão a poderes incomuns e invocando espíritos por meio de objetos, do corpo de consulentes ou do seu próprio corpo.

Para ser um Xamã é necessário ter amplo conhecimento da natureza humana no tocante a sua estrutura física e psicológica. Xamãs são muito conhecidos pela sua capacidade de entrar em êxtase, o que se entende como o momento em que o corpo é abandonado pela alma, algo com um toque extremamente sobrenatural.

O Que é Xamanismo?

Xamanismo é a designação dada ao conjunto de práticas de cunho religioso e filosófico que são realizadas em danças ao som do toré, é um ritual que busca a integração entre os sentimentos indígenas e a natureza para estabelecer conexão com a energia divina. De maneira geral esses rituais são realizados em terreiros marcados por uma cruz.

Dentro desses terreiros os xamanistas passam noites inteiras entoando cânticos repetitivos embalados por seus maracás (chocalhos) feitos de cabaças. Nesses rituais é comum o consumo de uma planta chamada Jurema que é considerada sagrada em diferentes culturas. Através do consumo dessa planta esses povos acreditam que encontrarão o mundo encantado.

Música e dança funcionam como um portal que permite acessar outro estado de espírito, é uma forma de transcender coletivamente. Os povos que realizam rituais xamânicos utilizam essas técnicas como uma forma de ter contato com o sagrado e alcançar o êxtase.

Qual a Origem do Termo Xamã?

Xamã é uma palavra de origem russa – Tungue Saman – e se refere a práticas de povos não Budistas provenientes de regiões asiáticas e árticas em particular a Sibéria (situada no centro norte da Ásia). Não há origem geográfica ou histórica do Xamanismo tal qual conhecemos atualmente e nem mesmo um ponto de unificação.

Mas, Qual é a Relação Entre Xamanismo e Música Eletrônica?

Há uma relação bastante íntima entre as celebrações dos povos antigos e o que conhecemos como festas rave atualmente. Você consegue identificar essa relação? Pode-se dizer que as festividades tão comuns na Antiguidade apenas receberam um toque de modernização com os aparatos tecnológicos das festas rave. Os chocalhos foram substituídos pelas potentes picapes computadorizadas.

O Xamã na tradição indígena é o responsável por fazer a mediação entre o mundo real e o mundo espiritual. Para conseguir alcançar esse outro plano os indígenas fazem uso de plantas que alteram a sua percepção quimicamente. O DJ da rave assume o papel de Xamã convidando os participantes a entrar num ritual coletivo de dança, assim como acontecia nas festividades dos povos antigos.

Rave

Rave

Os DJs tem o poder de conduzir as sensações dos participantes das raves por meio do seu set-list. Quem vai a festas rave sabe que se trata de uma experiência multissensorial, as batidas em sequência criam uma espécie de estado de transe que propicia aquela sensação de transcendência tão valorizada pelos povos antigos.

Encontrando os Pontos em Comum Entre Raves e Rituais Xamânicos

A seguir apresentaremos uma lista com os pontos convergentes entre raves e rituais Xamânicos.

– Estados de Alteração de Consciência

Podem ser obtidos através de hipnose, transe entre outros.

– Ambiente de Imersão

As luzes, decorações coloridas e música muito alta corroboram para a sensação de transcendência durante as festividades.

– Música Repetitiva

A repetição dos sons é essencial tanto para rituais xamânicos quanto para as raves.

– Xamã

Se nos rituais xamânicos há a figura do Xamã guiando os participantes nas raves há o DJ empenhado em completar a imersão criada pelo ambiente.

Xamanismo da Música Eletrônica

Se você se interessou por esse tema é interessante mencionar que já existe literatura científica a respeito do Xamanismo da música eletrônica assim como existe a respeito do Xamanismo indígena. Os trabalhos acadêmicos produzidos nessa área investigam questões como a forma como o DJ usa técnicas xamânicas para fazer com que os participantes das raves alcancem o êxtase.

Xamanismo na Música Eletrônica

Contudo, ainda há poucos trabalhos com enfoque direcionado para a relação específica do Xamanismo e da música eletrônica. Há gêneros de música eletrônica capazes de promover a ascensão a um estado de consciência elevado sem que para isso seja necessário usar qualquer tipo de substâncias psicoativas. Essa questão é comprovada pelo fato de que o som eletrônico é capaz de emitir vibrações sutis para o corpo, mas que tem grande impacto para o espírito.

Para compreender a relação entre Xamanismo e música eletrônica é necessário fazer uma imersão mais profunda na última. A vivência da experiência xamânica promovida pela música eletrônica demanda um certo esforço para desbloquear o seu pensamento e o seu corpo. O transe é alcançado quando a música usa uma frequência, intensidade e velocidade padrão.

Trance

Como mencionamos para alcançar o transe é necessário que sejam utilizados os padrões de intensidade, velocidade e frequência, o que se conhece como “Trance”. Para quem não conhece, Trance, é um estilo de música eletrônica que se tornou muito popular no começo dos anos 1990. Trata-se da vertente que mais trabalha o Xamanismo e se caracteriza pelo tempo entre 125 e 190 bpm.

Tem partes melódicas de sintetizador e apresenta forma musical progressiva ao longo da composição. Pode ser de forma crescente ou através de quebras utilizando conceitos para alterar os estados de consciência provendo a liberação da consciência. Em algum momento as pessoas concentradas dançando embaladas por essa música alcançarão o êxtase porque estão focadas em desenvolver novas habilidades auditivas. É realmente uma experiência de transcendência.

Gostou de saber mais sobre a relação entre Xamanismo e Rave? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *