A História Do Jackson 5: Décadas De Sucesso

O grupo musical The Jackson Five é um dos mais importantes da história musical dos Estados Unidos. Na década de 70 não tinha para mais ninguém nas paradas musicais do mundo, foi nesse grupo que o rei do pop Michael Jackson começou a sua carreira. O Jackson 5 era formado por Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy e Michael.

Logo no começo da sua trajetória musical a banda atingiu o topo das paradas de sucesso com músicas como “ABC”, “I Want You Back”, “I’ll Be There” e “The Love You Save”. Essas e outras canções do grupo chegaram ao Top 10 em vários países do mundo. Um grupo musical amado e com uma legião de fãs.

A História Do Jackson 5: Décadas De Sucesso

A História Do Jackson 5: Décadas De Sucesso

Jackson 5 – Um Grupo Jovem

As performances do Jackson 5 eram cheias de energia e afinação o que sempre encantou o público como um todo. Um dos méritos e diferenciais desse grupo era o fato de os seus integrantes serem tão jovens. Mesmo com a pouca idade dos integrantes todas as canções eram apresentadas de maneira brilhante e impecável o que denotava todo o seu talento.

O mais curioso é que o irmão que atingiu o maior sucesso no grupo e fora dele era o mais novo, Michael Jackson. Enquanto estava no grupo Michael demonstrou ser um excelente cantor e um dançarino ainda melhor.

Jackson 5 – Um Grupo Jovem

Jackson 5 – Um Grupo Jovem

Como Começou o Jackson 5

O grupo foi criado pelo pai dos Jacksons, Joseph Jackson, que no ano de 1962 montou um número musical com os irmãos Jackie, Tito, Jermaine juntamente com dois vizinhos, Milford Hite que tocou bateria e Reynaud Jones que tocava teclado. O número foi chamado de The Jackson Brothers.

Dois anos depois entraram para o grupo Michael e o irmão mais velho do clã, Marlon que tocavam atabaque e pandeiro, respectivamente. No ano de 1966 Michael se tornou o vocalista principal do grupo, nessa época o pequeno astro tinha apenas oito anos de idade.

Michael e o Sucesso Do Jackson 5

Após Michael assumir os vocais do grupo, o Jackson 5, passou a excursionar arrematando fãs. O grupo ganhou um concurso para artistas amadores do Harlem, Nova York. Os artistas então assinaram o seu primeiro contrato de gravação com gravadora Steeltown no ano de 1967. O primeiro sucesso regional de destaque da banda foi a canção “Big Boy” do ano de 1968.

A Descoberta Do Jackson Five

O grupo Jackson Five foi descoberto para o grande sucesso por outros dois grupo musicais chamados Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers. Foi pelas mãos desses grupos que o Jackson Five assinou com a lendária gravadora Motown no ano de 1968.

Para ter direito a gravar com o grupo o chefe máximo da Motown, Berry Gordy, investiu comprando o contrato da gravadora Steeltown. Foi a partir dos cuidados e sabedoria artística de Gordy que os Jackson 5 se tornaram um grande sucesso mundial. O experiente produtor os levou para Los Angeles e em pouco tempo eles eram um grande sucesso.

No ano de 1969 o grupo recebeu o endosso de Diana Ross que os apresentou para o grande público como sendo o novo grande sucesso produzido pela Motown. Michael Jackson manteve a amizade com Diana até a sua morte.

Os Primeiros Singles

O Jackson 5 começou a colecionar singles de sucesso dentre os quais estão músicas até hoje lembradas como “ABC” e “I Want You Back” do ano de 1969. Em 1970 as músicas de destaque foram “I’ll Be There” e “The Love You Save”. Com essas canções os Jackson 5 se tornaram donos dos primeiros lugares das paradas musicais dos Estados Unidos.

Depois disso vieram sucessos como “Never Can Say Goodbye” e “Mama’s Pearl” do ano de 1971; “Lookin’ Through the Windows” de 1972; “Get It Together” de 1973 e ainda “Dancing Machine” de 1974.

Os Álbuns Dos Jackson Five Na Motown

Ao todo os Jackson 5 gravaram 14 álbuns para a Motown, além disso, Michael, Jackie e Jermaine gravaram álbuns solo dentro da franquia “Jackson 5”. Grande parte dos sucessos do grupo foram de produção de profissionais da Motown como Berry Gordy, Alphonzo Mizell, Deke Richards, Freddie Perren e Hal Davis. Acredita-se que somando tudo o grupo vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

A Saída Da Motown

No ano de 1975 os irmãos do Jackson 5 saíram da Motown e assinaram com a CBS Records e foram para a divisão Philadelphia International. Algum tempo depois eles foram para a Epic Records. A mudança de gravadora foi bem positiva para o grupo, pois eles passaram a ter mais liberdade de criação artística e mais lucros.

Porém, foi nesse ponto que começaram os problemas, pois quando Berry Gordy soube que o grupo havia assinado com outra gravadora tratou de rescindir o contrato e assegurar que os direitos sobre o nome e o logotipo dos Jackson 5 fossem de sua propriedade. Havia ainda o fato de Jermaine ter se casado com a filha de Gordy, Hazel, motivo que o fez ficar na Motown e seguir carreira solo.

The Jacksons

Como não podiam mais usar o nome Jackson Five a saída encontrada pelo grupo foi se chamar de “The Jacksons”. No lugar de Jermaine entrou Randy, o irmãos mais novo dos Jackson. O sucesso continuou e o grupo excursionou fazendo shows por muitos lugares com turnês internacionais. Foram gravados mais seis álbuns no período entre 1976 e 1984.

Dentre esse período o grupo lançou canções como “Show You the Way to Go” e “Enjoy Yourself” de 1976; em 1977 foi a vez de “Blame It on the Boogie”; “Shake Your Body (Down to the Ground)” foi o grande sucesso de 1978 e em 1980 vieram “Can You Feel It” e “‘This Place Hotel”.

A Pausa

O grupo gravou no ano de 1981 o álbum “The Jacksons Live”, depois disso eles fizeram uma pausa. Na turnê “Victory” de 1984 Jermaine regressou, nesse mesmo trabalho Michael Jackson gravou a canção “State of Shock” ao lado de Mick Jagger, o maior sucesso desse álbum.

O Fim Dos Jackson Fiver

No ano de 1990 o Jackson Five acabou e Michael e Marlon já não faziam parte do grupo. Em 1989 o grupo havia lançado o álbum “2300 Jackson Street” e surgiram rumores no ano de 2005 que Michael se reuniria com os demais integrantes para gravar um novo trabalho. Jermaine declarou em novembro de 2007 que o grupo estava gravando um álbum e que provavelmente sairiam em turnê no ano de 2008. Isso não aconteceu.

http://www.youtube.com/watch?v=ag7Xdpm-bcM

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *