Turnês Mais Lucrativas Da História

Alguns artistas da música alcançam um nível de sucesso tão elevado, que os seus faturamentos com as turnês ao redor do mundo viram referência econômica. Grandes nomes como Madonna, U2, Michael Jackson e outros ícones ocupam uma posição de uma lista de artistas que investem pesado em suas produções. Mesmo com ingressos à preços elevados, estas estrelas lotam teatros, casas de shows e estádios de futebol em qualquer lugar que andem.

Se você ainda não tinha atentado para este pequeno detalhe, o que acha de conhecer algumas das turnês milionárias que fizeram sucesso ao redor do mundo? Escolhemos as quatro turnês mais lucrativas incluindo artistas de todos os países, épocas e estilos musicais. Veja se seu ídolo está entre eles.

Turnês Mais Lucrativas Da História

Turnês Mais Lucrativas Da História

U2 – Turnê 360º

Até o momento é da banda irlandesa U2, o título de turnê musical mais lucrativa da história e por esse motivo que vamos começar a nossa lista com ela. A turnê foi lançada para divulgação do álbum “No Line on the Horizon” em 2009 e neste mesmo ano, em junho, a banda começou as suas apresentações ao redor do mundo que durou até 2011. A ideia de chamar a turnê de 360º levou a muita opções de fãs que diziam ser devido a banda ter colocado como meta, passar por todos os países, de todos os continentes do planeta. Na verdade o nome da turnê foi dado pela configuração dos estádios (onde seriam feitos todos os shows) que independente do local onde o fã estivesse, conseguiria ter uma visão completa do palco.

U2 – Turnê 360º

U2 – Turnê 360º

E foi aqui no Brasil que esse recorde foi batido, em 2011. O show que a banda de rock fez em São Paulo foi o divisor de águas que levou o U2 ao todo das turnês mais lucrativas da história da música, posição que era até então ocupada por outra banda de rock mítica, a Rolling Stones.  De acordo com a Billboard, que fez a apuração da bilheteria na época, a turnê “360º” arrecadou US$ 700 milhões de junho de 2009 até julho de 2011. O show de São Paulo aconteceu no mês de abril. O recorde envolveu não apenas o faturamento com a turnê, mas também a quantidade de ingressos vendidos, que chegou a 7 milhões nos 110 shows que aconteceram.

A turnê 360º da banda U2 começou no dia 30 de junho de 2009 com um show na Espanha, na cidade de Barcelona, realizado no Estádio Camp Nou e teve uma edição extra no dia 2 de julho. O último show desta turnê foi realizado no dia 26 de julho de 2011 nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, no Estádio Heinz Field.

The Rolling Stone – Turnê Bigger Bang Tour

Como citamos mais cima, a turnê Bigger Bang Tour, da banda Rolling Stones, ocupou o posto de mais lucrativa de toda a história até 2011. Esta foi a décima oitava turnê dos eternos roqueiros britânicos da The Rolling Stones, em trabalho de divulgação do seu 22º álbum, gravado em estúdio, o “A Bigger Bang”.

O primeiro show da Bigger Bang Tour aconteceu no dia 10 de agosto de 2005 na cidade de Toronto, no Canadá, levando a lotação total do Phoenix Concert Theatre. O último show aconteceu no país natal da banda no dia 26 de agosto de 2007, em Londres na Inglaterra. Foram mais de dois anos de apresentação ao redor do mundo, incluindo uma apresentação aqui no Brasil, no dia 18 de fevereiro de 2006, no Rio de Janeiro.

O público foi de mais de 4,6 milhões de fãs no mundo inteiro e a arrecadação do show chegou aos $558 milhões.

AC/DC – Turnê Black Ice World Tour

Se você é da geração do rock dos anos 70, com certeza deve ter curtido bastante a banda australiana AC/DC. Formada em 1973 na cidade de Sydney por dois irmão Angus e Malcolm Young, ganharam visibilidade no mundo inteiro levando o seu hard rock e sendo também considerada uma das pioneiras do heavy metal, juntamente com Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Judas Priest e Deep Purple.

A turnê “Black Ice World Tour” foi criada como suporte de divulgação do álbum ”Black Ice” da AC/DC e teve seu anúncio feito no dia 11 de setembro de 2008, onde foram confirmados diversos shows por toda a América do Norte. Á princípio não foi feita nenhuma programação por onde a banda queria passar, como aconteceu nas duas primeiras turnês que citamos, os shows foram aconteceu devido a procura dos fãs.

Até fevereiro de 2009, os shows aconteceram todos na América do Norte. Do dia 18 de fevereiro até o dia 23 de abril deste mesmo ano, a banda levou a Black Ice World Tour para a Europa, repetindo o feito entre os dias 13 de maio até 30 de junho de 2009. Aqui no Brasil, somente uma apresentação da turnê Black Ice World Tour aconteceu em São Paulo, no dia 27 de Novembro de 2009.

A turnê Black Ice World Tour arrecadou no total mais de 441 milhões de dólares com seus quase 5 milhões de ingressos vendidos no mundo inteiro.

Madonna – Turnê Sticky & Sweet Tour

A quarta e última turnê mais lucrativa da história da música cabe à rainha do pop, Madonna. A turnê Sticky & Sweet Tour foi criada para divulgar o décimo primeiro álbum da cantora norte americana, o cd Hard Candy, e foi a oitava turnê mundial da sua carreira. Essa turnê foi importante para todos os latinos porque foi a quebra de 15 anos sem shows da Madonna por toda a América Latina.

Ela teve início em 2008 onde passou por diversos países, mas os fãs da rainha do pop ainda desejavam-na em diversos outros lugares. Como a turnê tinha sido programada para acontecer em apenas um ano, tanto a cantora como diversas mobilizações pela internet foram feitas. Foi então que em janeiro de 2009, a Live Nation confirmou alguns shows de Madonna e da turnê Sticky & Sweet Tour pela Europa. Como a procura foi muito grande, não deu outro resultado, com todos os shows completamente esgotados em tempo recorde.

No total foram mais de 3,5 milhões de pessoas ao redor do mundo que puderam comprovar Madonna nesta turnê e além de ser a quarta mais lucrativa da história, com 407 milhões de dólares arrecadado, a turnê ainda foi considerada a maior da história de um artista solo. Foram apenas 85 shows realizados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *