O Festival Planeta Atlântida

A primeira edição do Festival Planeta Atlântida aconteceu no ano de 1996 e pode ser que de lá para cá, mesmo se repetindo com regularidade, muita gente não tenha ido evento e nem saiba que ele exista. E para os que não conhecem o festival e amam música é realmente uma pena, porque é uma verdadeira maratona de apresentações de bandas, por horas e horas. Porém, tem que ter fôlego, para ficar no meio da galera em pé e dançando ao som os artistas preferidos.

O Festival Planeta Atlântida é muito importante sim, porém, o que o faz não ser tão badalado como o famoso Rock in Rio, talvez, seja justamente o local onde acontece. O evento organizado pela emissora RBS que faz parte das Organizações Globo, acontece no Rio Grande do Sul. O que é muito bacana porque mais um estado brasileiro fica na mira da América Latina e claro, de todo o Brasil.

E nesse festival rola muita música boa e tem espaço para as bandas gaúchas que tocam rock brasileiro. Só para se ter uma ideia de quem já passou pelo palco do evento, nomes como Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Acústicos & Valvulados, Maria do Relento e muito mais. São artistas que graças ao tamanho do evento tocaram e passaram a ser conhecidas pelo grande público.

Foi através do Festival Planeta Atlântida que o Brasil descobriu quanta banda de rock boa estava “escondida” no Sul do país.

As Mudanças na Organização do Festival Planeta Atlântida

Como todo grande evento, quanto maior vai ficando, mudanças vão ocorrendo e o mesmo aconteceu com o Festival Planeta Atlântida. Uma delas, para os fãs do rock gaúcho, não foi uma grande ideia. Aqueles artistas da região que tinham espaço no palco principal, foram “convidados” a fazerem suas apresentações em palcos menores, tipo acontece no Rock in Rio.

Para citar e se der ideia do que rola em um evento, em uma das edições o palco principal ficou para Restart, Reação em Cadeia e Fresno. Eles empolgaram, na época, 90 mil pessoas que participaram do evento.

Verdade seja dita que mesmo nos outros palcos, o rock sulista bateu o maior bolão e não decepcionou seus fãs e nem seus fãs decepcionaram esses artistas. Mesmo com os grandes no palco central, os demais palcos são sempre privilegiados por quem acompanha o evento.

Outra mudança do evento, que para os seus “fiéis seguidores” não é realmente o máximo, foi dar uma misturada e perder o 100% rock. O estilo musical agora divide espaço com outros ritmos que fazem sucesso no Brasil, se tornou, digamos, eclético.

Quem era muito fã do Festival Planeta Atlântida porque tinha a cara do rock do Sul reclama, mas por outro lado tem muita gente aprovando essa mistura de ritmos, e o novo com o que já é sucesso.

Saiba Mais Sobre o Festival Planeta Atlântida

O Festival Planeta Atlântida atualmente é realizado graças a uma parceria entre as rádios Rio Grande do Sul e a Santa Catarina. As duas emissoras juntas formam a Rede Atlântida. Além de ser organizado pela mídia local, o festival ganha um reforço de transmissão no Brasil inteiro. Quem não pode comparecer para curtir de perto o maior festival do planeta é convidado a assistir na TVCOM, no canal Multishow e em qualquer umas das redes que fazem parte da Atlântida.

O festival que teve a sua primeira edição no ano de 1996, segue firme e forte até os dias de hoje. Todos os anos, em fevereiro, mais precisamente na segunda semana do mês, acontece o evento musical. Em cada edição, com um público recorde.

Como comentamos antes, o festival começou com uma pegada totalmente rock e privilegiando a turma do Sul, mas depois abriu as portas e fez aquela mistura brasileira. Depois do evento de 2014, que claro, fez muito sucesso, os fãs aguardam ansiosos pela divulgação de quem se apresentará em 2015.

Ainda não existem nomes certos para a edição de 2015, mas uma coisa os organizadores garantem, que terá muita mistura, esperem para ver no palco sertanejo, funk, pagode, reggae, pop e claro, o rock.

Sem 100% de confirmação, mas levando em consideração que alguns artistas sempre estão presentes, alguns dos nomes mais cotados para 2015 são: Latino, Ivete Sangalo, Rappa, Emicida, Capital Inicial, Raimundos, Ivete Sangalo, Luan Santana, Revelação, Lulu Santos, NX Zero, e muito mais.

Normalmente, os ingressos para o Festival Planeta Atlântida é vendido no site do evento e também em qualquer Loja Renner do Brasil. Os ingressos são individuais para cada dia e é só conferir o calendário para ir no dia das suas bandas preferidas.

O Festival Planeta Atlântida tem classificação etária de 14 anos e diferente de alguns eventos, nem mesmo acompanhados dos pais, menores de 14 anos podem participar. E os demais, os maiores, não podem esquecer de levar o documento de identidade, que será exigido junto com o ingresso.

Sobre o preço do ingresso do evento, ele varia de acordo com a data e o local. Na edição de 2014, os preços variaram entre R$70 e R$300.

Todos os Detalhes do Festival Planeta Atlântida

O evento de verão, sim porque acontece em pleno calor, em fevereiro, é realizado no balneário de Atlântida, que fica no litoral do Rio Grande do Sul. Daí o nome do evento, que também tem o Atlântida no nome da rede que realiza a festa.

A primeira edição, como foi dito anteriormente, aconteceu no ano de 1996, sempre no mesmo lugar. E o sucesso foi tanto que os realizadores, 2 anos depois, escolheram o que segundo eles, seria um segundo local para ampliar o evento. A partir de 1998, o evento passou a acontecer também em Florianópolis, no bairro de Canasvieiras, que fica bem no norte da Ilha de Santa Catarina.

Desde então, o evento acontece sempre em fevereiro, nos estados de Santa Catarina reunindo cerca de 66 mil pessoas e no Rio Grande do Sul reunindo cerca de 71 mil pessoas. Em ambos os casos, os números fazem referência ao público de cada noites.

As duas edições anuais do Festival Planeta Atlântida acontecem em dois dias do mês de fevereiro. As datas são quase sempre as mesmas, somente em 2013, que por causa da tragédia da boate Kiss, os dias foram alternadas em solidariedade ao luto das famílias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *