A Mídia na Cena Musical

Em tempos de internet e informações em tempo real o papel da mídia foi se tornando cada vez mais relevante em diferentes âmbitos. No que diz respeito a diversificação da cena musical é de grande importância que existam meios e comunicadores que contribuam para que novos artistas possam se tornar conhecidos do grande público.

Pensando no cenário brasileiro temos um segmento de música popular muito forte em que vários artistas se consolidam ainda por meio das rádios e gravadoras, embora já se trabalhe com outros formatos como o YouTube. Paralelamente a indústria há uma cena independente que conta com muitos talentos que apenas aguardam o seu momento de brilhar.

É exatamente nesse ponto da história que entra a mídia musical que pode ajudar a alçar novos nomes ampliando os horizontes musicais do nosso país. A diversidade de sons e estilos é o que torna um país mais forte musicalmente podendo inclusive ter a sua cultura num ponto mais evidente em relação a outros países.

Como a Mídia Musical Pode Ser Decisiva para a Cena Independente

Lembra daquela máxima de que quem não é visto não é lembrado? Atualmente, isso está ligado a internet, pois aqueles artistas que não conseguem ser vistos nesse meio não chegam ao conhecimento do público. Porém, mesmo com um trabalho bem feito nas redes sociais e YouTube ainda existe a necessidade de que esses artistas sejam ‘apresentados’ ao grande público pela mídia.

Nesse contexto ampliamos o conceito de mídia para sites especializados em fazer resenhas sobre os nomes que estão se destacando no momento. Ler uma matéria sobre um artista que tem um bom trabalho te dá vontade de conhecer a música dele. Dessa forma compreendemos que a mídia ainda mantém um papel importante para que a cena independente consiga alcançar mais pessoas.

Foco na Música

A mídia especializada está focada para a música e não para a vida pessoal do artista. Hoje em dia existe alguma confusão por parte do público geral a respeito dessa divisão. Realmente há interesse dos fãs em saber sobre o que acontece no particular com seus artistas favoritos, mas não é próprio da mídia especializada em música dar foco para essas relações.

Análises e resenhas sobre as transformações do estilo musical de um artista devem estar dentre as prioridades do trabalho do jornalista que escolheu enveredar por esse caminho. Lembrando sempre que aquele que atua na mídia musical deve deixar de lado os seus gostos pessoais tal qual faz o jornalista esportivo que nunca revela o time para que torce.


Imparcialidade e Reconhecimento de Movimentos Musicais

Estamos num momento em que todo mundo tem voz na internet e isso não tem apenas um lado positivo. Além de ter imparcialidade os nomes da mídia musical devem ter a mente aberta para observar movimentos populares e reconhecer que por mais que pareça difícil há qualidades nessas músicas. Afinal, muitos dos estilos musicais que hoje são vistos como os melhores já foram imensamente criticados, não é mesmo?

Falar para as pessoas a respeito de algo que mexe tanto com suas emoções como a música deve ser feito com muito cuidado e respeito ao direito que todo mundo tem de gostar de coisas diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *