A Música Está de Volta

Música Volta à Grade Curricular das Escolas

A grade curricular das escolas municipais, estaduais e até mesmo particulares, são impostas pelo MEC, e para o ano de 2012 houve um acréscimo nas matérias curriculares, as aulas de música. As aulas de formação musical não estão previstas para a formação de um músico profissional, e sim, um indivíduo que saiba compreender a expressão e o significado de uma música.

Música Volta à Grade Curricular das Escolas

Música Volta à Grade Curricular das Escolas

No Passado!

Antigamente, até a década de 60, havia aula de música com Conto Orfeônico, esta era uma matéria obrigatória na educação. Com a Lei 5.692/1971 surgiu o ensino de artes que não era mais a disciplina de artes visuais, mas sim Educação Artística, que “no papel” deveria trabalhar Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, esta agora era uma disciplina polivalente, mas que perdeu seu valor devido a formação precária do professor.

A Mudança Atual

Exatamente no segundo semestre de 2012 toda escola será obrigada a oferecer como matéria optativa para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio as aulas de música. Nenhum aluno será obrigado à freqüentar as aulas, todos poderão optar por fazer ou não esta disciplina.

A Mudança Atual

A Mudança Atual

Esta mudança está de acordo com a lei federal, e só tem a oferecer o melhor para o aluno, pois ira aflorar nele a sensibilidade, as questões humanísticas, e como é o caso de muitos estudantes de escolas públicas, tira-los das ruas.

O Papel da Música na Educação

A música possui um papel muito importante na formação do ser humano, e é de suma importância que as crianças de todas as faixas etárias tenham contato com ela, por isso foi inserida no plano de ensino.

O Papel da Música na Educação

O Papel da Música na Educação

Há muito tempo professores utilizam a música para ensinar matérias específicas para os alunos. Temos como exemplo aulas da classe de alfabetização, que para aprender as letras de uma forma lúdica, as crianças se concentram mais, e aprendem de verdade.
Já no ensino fundamental das séries iniciais, muitos professores de Língua Portuguesa utilizam paródias para que os aluno memorizem algumas formas gramaticais como preposição e outros para produção de textos com as parlendas.
Mas a música vai mais além do que somente ajudar na memorização na parte educacional como suporte de aprendizado. É comprovado cientificamente que a música estimula o cérebro em diversas áreas, facilitando assim o aprendizado.

O Que o Aluno Aprende em Aulas de Música

Com as aulas de música os alunos ganham a oportunidade de tocar um instrumento, coisa que em casa, muitos pais não iriam apoiar. A criança aprende a interagir melhor em grupo e se comunicar. Aprendem sobre a história da música e tem a oportunidade de estar em contato com clássicos de grandes artistas, principalmente com Música Popular Brasileira e a Musica Instrumental Brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *