Como Descobrir o Nome de Uma Música Pelo Som?

Você é do tipo que quando gosta de uma música que está ouvindo pela primeira vez quer muito saber qual o nome e quem é o compositor? Se você está no time dos curiosos musicais fica a dica de baixar um aplicativo com essa função, hoje em dia há uma grande variedade de opções de apps que só precisam ‘escutar’ um trecho da canção para te dar uma ficha completa. Continue lendo para saber mais sobre esses aplicativos e encontre um perfeito para você!

Aplicativos Para Descobrir Nome de Uma Música Pelo Som

Esses aplicativos funcionam como verdadeiras centrais multimídia com diversas informações relevantes sobre as músicas e os artistas. Para te ajudar a selecionar um app de reconhecimento de músicas pelo som elaboramos uma lista abaixo com os que mais têm se destacado. Então que tal escolher um desses aplicativos e na próxima balada sair com sua playlist atualizada?

– Shazam

Shazam

Shazam

O aplicativo mais famoso dentre esses de reconhecimento musical, o Shazam, pode ser usado para reconhecer músicas na balada, a partir da TV ou do rádio. Basta deixar que o app ‘escute’ um pouco da música para que consiga identifica-la informando o seu nome.

O mais interessante desse aplicativo é que além de te informar o nome da canção ele ainda te apresenta as opções para você compra-la digitalmente ou ouvir em serviços de streaming como Spotify, Rdio e Deezer de graça.

Quem é usuário do Rdio pode inclusive criar uma playlist somente com as canções que foram descobertas pelo Shazam, estávamos falando sério sobre sair com uma nova lista de músicas preferidas da balada. Também é possível conferir recomendações de outros usuários do app para conhecer músicas novas aumentando suas listas. O Shazam está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

– MusicID

MusicID

MusicID

O app MusicID passou por uma série de atualizações para se tornar ainda mais rápido para identificar o nome de músicas a partir de trechos do som. Assim que um artista é identificado relacionado à canção que está sendo pesquisada surge na tela do dispositivo muitas informações a seu respeito como outras músicas que são famosas, biografia e até mesmo quem são as suas influências musicais.

O app ainda te oferece acesso a outros dados relativos a música em questão como sua letra e uma compilação de vídeos no YouTube. Além de identificar a música a partir do som esse app ainda te dá uma lista completa de informações sobre o artista e a própria canção. Esse app tem versões para iOS e Android.

– SoundHound

SoundHound

SoundHound

Sabe quando você fica cantarolando uma melodia sem parar na cabeça, mas não faz ideia qual é a música? Para esses casos você pode contar com uma ajudinha do aplicativo SoundHound, esse programa consegue determinar qual é a canção a partir de uma reprodução de um trecho da melodia. Também pode ser usado para reconhecimento de músicas na TV, rádio ou numa balada.

O aplicativo não para no reconhecimento e oferece a opção de visualizar a letra completa para já poder cantar junto. Além disso, cria um verdadeiro mapa musical da área em que você está mostrando outros usuários que conheceram agora essa música. Você pode ainda adicionar a sua playlist de serviços como Spotify e Rdio. Tem versões para iOS, Android e Windows Phone.

MusiXmatch

MusiXmatch

MusiXmatch

O app musiXmatch entra nessa lista como um dos que tem o catálogo mais respeitado de letras de músicas, pode ser usado para descobrir qual é a música que está tocando e também para saber mais sobre as canções em outro momento se o usuário desejar. Esse app tem a função de salvar e etiquetar as músicas para voltar a conferir informações depois.

Com o musiXmatch o usuário também conta com uma lista de serviços em que pode escutar a canção inteira. Um app que tem uma interface moderna e que funciona como uma alternativa divertida para quem gosta de músicas. Tem versão desse app para iOS, Android e Windows Phone. Você não precisa mais ficar se perguntando qual o nome da canção que está tocando, dá para ter uma resposta em poucos segundos.

­- TrackID

Desenvolvido pela Sony, o TrackID, é bastante eficiente no reconhecimento de músicas e oferece a possibilidade de conferir detalhes da biografia do artista assim como outras músicas dele. O sistema de reconhecimento utilizado pelo programa, que tem versão apenas para Android, é bastante preciso.

Esse aplicativo permite armazenar pesquisas no seu histórico de maneira que você possa salvar as canções para ouvir depois, ideal para quando você usa o app no 4G, mas vai ouvir no Wi-Fi. O app indica ouvir a canção no YouTube, Spotify e no  Music Unlimited.

Siri, Que Música Está Tocando?

Siri

Siri

Você sabia que usuários do sistema operacional iOS podem descobrir qual música está tocando só perguntando para a assistente virtual Siri? Então na próxima vez que estiver em dúvida basta se dirigir a assistente virtual da seguinte forma: “Siri, que música está tocando?”. A resposta inclui imagem da capa do álbum, nome da música e identificação do artista. Se você tiver gostado da música pode aproveitar o botão ‘comprar’ que aparecerá do lado.

Contudo, é importante dizer que para poder usar esse recurso é necessário ter o aplicativo ‘Música’ devidamente instalado, caso contrário a Apple não deixa o comando ser usado. Se você remover esse app basta reinstalar para poder aproveitar essa facilidade.

Android

Android

Android

Quem usa sistema operacional em inglês também consegue usar esse truque, porém, somente na versão em inglês. Clique no microfone como você faria para dar um comando de voz e então clique no símbolo de música que estará aparecendo no canto inferior direito.

O Google vai ouvir um trecho da música e apresentar o nome da canção e do artista. Também é apresentado um link do Google Play para poder comprar a música ou conhecê-la em mais detalhes. Saber que música está tocando ficou muito mais fácil com a internet, não é mesmo?

Com essas dicas você consegue descobrir o nome de uma música a partir de um trecho dela, gostou da ideia? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *