Como Funciona Um Órgão De Tubos?

O órgão é um dos instrumentos considerados mais antigos, e existem diversos tipos de órgãos, que acabam fazendo com que esse seja um tipo de instrumento considerado muito complexo.

Geralmente, os órgãos musicais acabam seno muito mais tocados dentro de igrejas, já que principalmente nas igrejas evangélicas, grande parte de suas canções acabam levando consigo um tipo de necessidade do mesmo e tradição de seu uso. Crianças, desde pequenas acabam aprendendo esse tipo de instrumento para que os mesmos possam ser devidamente tocados em cultos religiosos, o que pode fazer com que ao longo da vida, uma pessoa consiga se desenvolver ainda mais nesse tipo de instrumento.

Como Funciona O Órgão De Tubos?

O órgão de tubos é praticamente composto por grande tubos, constituídos de madeira ou metal em alguns instrumento mais caros, e também uma parte muito importante, chamada de dispositivo pneumático. O som que acaba sendo emitido por esse tipo de aparelho é referente a passagem do ar, que quando colocado sob pressão na parte interior dos tubos existentes no instrumento acionam todos os seus teclados, para que haja a possibilidade sair som dos mesmos.

Um Pouco Sobre A História Do Órgão

Os primeiros dados do registro desse tipo de instrumentos foram percebidos em meados do século III, quando alguns engenheiros da época realizaram a montagem do mesmo, pela primeira vez.

Os primeiros órgãos funcionavam porem de uma forma totalmente diferente, por meio hidráulico, e desentendiam de forma exclusiva de águas que na época eram referentes a fontes naturais, que realizavam o processo de empurrar todo o ar, antes comprimido dentro dos tubos desse tipo de instrumento. Somente por volta do século IV, foi possível então perceber que o processo de criação de órgãos que funcionariam por meio de órgãos pneumáticos.

No século X os órgãos acabaram de certa forma sendo introduzidos na igreja, principalmente as igrejas que estavam situadas na área ocidental do mundo. Os tamanhos desses instrumentos antigamente eram muito maiores do que os encontrados hoje em dia, e com o avanço do tempo foi possível então perceber que o tamanho do instrumento a cada época se apesentava cada vez menor, chegando ao tamanho conhecido hoje, encontrado em grande parte das igrejas de cunho evangélico.

Uma das principais características desse instrumento é sua incrível capacidade de fazer com que seu som seja considerado de forma muito imponente, levando ao destaque do mesmo quando tocado em conjunto com outros tipos de instrumentos.

A História Do Órgão No Brasil

Os primeiros órgãos encontrados no Brasil forma trazidos diretamente para a cidade do Rio de Janeiro por volta do século XVII. Alguns desses órgãos ainda podem ser vistos em algumas igrejas histórias do país.

Além desses incríveis órgãos de tubo, é possível também visitar alguns outros instrumentos de época, em cidades como Tiradentes, localizada em Minas Gerais, onde existe também um órgão antigo na Matriz de Santo Antônio.

A Construção Dos Órgãos

No início das construções desse instrumento no Brasil, algumas partes eram importadas de outros países como a própria Europa, e o restante dos apetrechos utilizados para construir esse incrível instrumento eram fabricados no próprio país.

A maior parte de toda a madeira utilizada na construção desse instrumento é referente a uma arvore muito conhecida em nosso país, a madeira de cedro rosa, mas também evitem instrumentos que podem ser constituídos de outras madeiras, como a própria madeira de pinho.

Tocando Órgão

Tocando Órgão

A utilização da madeira correta nesse tipo de instrumento é considerada muito importante, já que o tipo de madeira influência de forma direta na acústica produzida pelo próprio instrumento, além de também influenciar em sua estética e também em sua conservação, que poderá ser influenciada de forma muito interessante pelo tipo de madeira utilizada em sua construção.

Hoje, é possível perceber que os instrumentos considerados mais caros acabam trazendo consigo madeiras de melhores qualidades, que prometem um tempo de duração muito maior, e também uma diferenciação em seu som, devido a utilização de componentes exclusivos, que não estão presentes em instrumentos do mesmo tipo, mas de qualidade inferiores.

Os principais instrumentos desse estilo foram surgidos inicialmente na Europa, e mesmo com o passar dos anos, foi possível continuar observando que os melhores órgãos continuam ainda sendo importado desse país, que apresentam pessoas que dedicam a vida para produzir instrumentos cada vez melhores e mais personalizados.

Quem Constrói Um Órgão De Tubos?

Há pessoas que dedicam sua vida para realizar esse tipo de trabalho, e acabam afirmando que o processo de construção do mesmo não poderá ser realizado de forma automática, levando todo o contexto de produção e criação de órgãos musicais, para um nível cada vez mais artesanal. Para que uma pessoa esteja apta então a desenvolver seu próprio instrumento, cerca de três a quatro anos são necessários, construindo todo um processo de aprendizado com pessoas que já trabalham com a produção desse tipo de instrumento.

Após se especializar na construção desse instrumento, outro passo será necessário para que o profissional se torne um completo mestre no processo de venda do mesmo, o processo de afinação do mesmo. Geralmente, existem profissionais que são especializados nesse processo, terceirizando todo a construção do instrumento.

Para se tornar um profissional capaz então de afinar um instrumento tão complexo, são necessários anos de estudos, para que então seja possível iniciar o processo de entendimento do funcionamento de todos os tubos do instrumento e como os mesmos funcionam.

Órgão De Tubos na Igreja

Órgão De Tubos na Igreja

Para as pessoas que trabalham com o processo de desenvolvimento desse tipo de instrumento, cada novo pedido é considerado diferente, e para cada novo cliente, ou para cada nova igreja, um novo tipo de som será considerado necessário.

O órgão é um instrumento muito característico de igrejas, mas caso você deseje aprender tocar esse instrumento fora desse ambiente, é possível encontrar diversos vídeos em plataformas musicas que poderão lhe ajudar a desenvolver todo o conhecimento necessário, além de também escolas musicais que poderão lhe auxiliar nesse processo de uma forma ainda mais presente.

O som desse instrumento é considerado muito característico e forte, e você provavelmente ira se apaixonar por esse incrível instrumento musical, e poderá ao longo do tempo, aprender todo o seu funcionamento e como o tocar de forma correta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *