Em que Ano Foi Gravada a Primeira Música no Brasil?

Em 1902 foi gravada a primeira música no Brasil, o lundu “Isto é Bom” do compositor Xisto de Paula Bahia que nasceu em na cidade de Salvador. Na época do Segundo Reinado ele já fazia sucesso com o poema musicado “Ainda e Sempre” de Plínio de Lima. O intérprete da canção foi Baiano. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse compositor, o intérprete e sobre a primeira música gravada em nosso país?

Xisto de Paula Bahia

O cantor e compositor nasceu no dia 06 de agosto de 1841 na cidade de Salvador, era filho do major Francisco de Paula Bahia e de Teresa de Jesus Maria do Sacramento. Tendo voz de barítono, Xisto, começou sua carreira de cantor como corista na capital baiana. Ele nunca estudou formalmente música, suas composições eram feitas de maneira intuitiva.

Desde pequeno demonstrou grande talento artístico tendo integrado o elenco de algumas peças teatrais e tendo cantado em corais. Para o escritor romântico Arthur de Azevedo, Xisto, foi nada menos do que o maior ator do Brasil. Além de atuar ele escreveu e protagonizou comédias. Ele participou como ator da comédia “Uma Véspera de Reis” de Azevedo.

Arthur de Azevedo

Arthur de Azevedo

Uma das comédias escrita por ele e na qual atuou que se tornou um grande marco foi “Duas Páginas de Um Livro”. Como ator recebeu até mesmo aplausos de D. Pedro II por seu trabalho em “Os Perigos do Coronel”. Chegou a viajar pelo Brasil fazendo apresentações mostrando ao grande público seu talento de compositor, cantor, violinista e dramaturgo.

Composições

Com apenas 17 anos de idade, Xisto, já compunha e cantava modinhas e lundus pelas ruas de Salvador. Uma música dessa época foi “Iaiá, você quer morrer?”. Em 1861 o artista já se apresentava viajando pelo Brasil, nessas apresentações ele cantava lundus e modinhas escritas por ele. Vale ressaltar novamente que ele nunca teve um estudo formal de música.

Escrevente

Em 1891 começou a trabalhar como escrevente na penitenciária de Niterói, Rio de Janeiro. Permaneceu um ano distante do seu trabalho artístico.

Xisto Bahia

Xisto Bahia

Fama Durante o Segundo Reinado

Xisto tornou-se popular durante o Segundo Reinado por ter musicado a modinha “Ainda e Sempre” a partir de um poema de Plínio de Lima. Essa canção junto com o lundu “Isto é Bom” entraram para o primeiro disco a ser gravado no Brasil, no ano de 1902, pela Casa Edison.

Vida Pessoal

O compositor da primeira música gravada no Brasil foi casado com Maria Vitorina de Lacerda Bahia que uma atriz portuguesa. O casal teve quatro filhos.

Regravações

No ano de 2006 as músicas compostas por Xisto, “A Mulata” e “A Preta Mina” foram regravadas pela Orquestra de Câmara Paulista para o CD Sarau Brasil. Aliás, essa foi uma das poucas gravações feitas dessa obra.

Baiano: Intérprete da Primeira Música Gravada no Brasil

Conhecido popularmente pelo seu nome artístico Baiano, o cantor Manuel Pedro dos Santos, entrou para a história musical brasileira por ser o intérprete da primeira gravação realizada em 1902. O cantor nasceu no dia 05 de dezembro de 1870 na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia.

Manuel Pedro dos Santos Baiano

Manuel Pedro dos Santos Baiano

Tornou-se conhecido por ter sido um dos pioneiros nas gravações fonográficas, ele gravou o primeiro disco do país. Seu estilo preferido de canções eram as modinhas e os lundus, cantava tendo o acompanhamento do violão. Também foi ele o dono da voz na gravação da canção “Pelo Telefone”, em 1916, que é considerado o primeiro samba gravado no Brasil. Com certeza Baiano foi um pioneiro. Esse samba é de autoria de Donga e Mauro de Almeida.

Grande Sucesso de Pelo Telefone

A canção “Pelo Telefone” de 1916 foi um dos grandes sucessos do carnaval daquele ano e impulsionou o surgimento de novos compositores dedicados ao samba. Foi de grande relevância para o fortalecimento do samba como um dos principais ritmos do Brasil essa gravação.

Grupo de Cantores Profissionais da Casa Edison

O cantor Manuel Pedro dos Santos juntamente com nomes como Mario Pinheiro, Cadete, Eduardo das Neves e Nozinho integrou o primeiro grupo de cantores profissionais da Casa Edison que foi a responsável por diversas gravações relevantes do início do século passado.

Outros Destaques da Carreira

Baiano também trabalhou no Teatrinho do Passeio Público e no Circo Spinelli. Entre os anos de 1910 e 1920 participou de alguns filmes como “A Seresta Caipora”, “O Cometa”, “Serrana” entre outros. Como intérprete teve alguns sucessos na carreira como “Caboca di Caxangá” de 1913; “Dança do urubu” de 1917; “A baratinha” de 1917; “Quem são eles?” de 1918; “Já te digo” de 1919 e “Tatu subiu no pau” de 1923.

Lundu

Para quem não conhece, lundu, é um ritmo de origem afro-brasileira que tem como base batuques e malemolência com acompanhamento de bandolins. Um dos grandes méritos desse estilo musical é o fato de ter sido o primeiro a mesclar elementos da música branca com elementos da música negra. A canção “Isto é Bom” de Xisto Bahia é um grande destaque desse gênero.

Que Tal Ouvir a Primeira Gravação Musical do Brasil?

Ficou curioso para ouvir a canção “Isto é Bom” composta por Xisto Bahia e interpretada por Baiano na gravação da Casa Edison em 1902? Confira o vídeo a seguir com o áudio original que foi disponibilizado no YouTube, uma forma de preservar um capítulo tão relevante da história do Brasil.

Pelo Telefone

Você também pode ouvir o áudio da primeira gravação de um samba no Brasil, confira “Pelo Telefone” de 1916. Uma música que teve grande importância para difundir o samba como um gênero querido pelos brasileiros, até então existia uma espécie de marginalização desse gênero. Essa gravação ajudou a quebrar esse estigma.

 

No início do século passado não era fácil como nos dias de hoje fazer a gravação de canções. Sendo assim é preciso reconhecer o verdadeiro pioneirismo dessas gravações que ajudaram a abrir o caminho para o crescimento da música nacional. No decorrer do século passado outros estilos musicais com o DNA brasileiro foram surgindo como é o caso do sertanejo, por exemplo. Dessa forma é fundamental valorizar esses primeiros trabalhos.

Gostou de saber mais sobre a primeira música gravada no Brasil? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *