Escala De Dó Menor Violino

O violino é um instrumento de cordas friccionadas, e o seu tom corresponde ao soprano se for equiparada a voz humana. O timbre do instrumento é estridente e agudo, podendo ser também mais aveludado dependendo da corda que é usada. O som é produzido a partir da fricção das cerdas a partir de um arco de madeira, mas também pode ser tocado a partir de beliscando e dedilhando as suas cordas.

História Do Violino E as Partes Do Instrumento

O violino foi criado na Itália, já nos últimos anos do século XVI e início do século seguinte. Por mais de duzentos anos somente três famílias tinham o conhecimento para produzir o instrumento, sendo que o seu formato original se manteve inalterado por mais de quatrocentos anos, e as suas primeiras modificações ocorreram somente no século XIX, sendo que até hoje o modelo modificado é o produzido.

O violino possui orifícios que permitem que o som seja amplificado em seu corpo e possa atingir o espaço externo, sendo eles: os ouvidos, efes ou aberturas. As peças de madeira aonde irão se fixar as cordas e servem para o seu afinamento também, são chamadas de cravelhas. As quatro cordas são apoiadas no cavalete do violino, ele possui ranhuras em seu corpo para manter as cordas no lugar. No lado oposto do braço está o estandarte, que fixa as cordas, ele possui um acessório de metal preso a ele chamado de fixo, que também é usado para afinação das cordas. A queixeira é usada para apoiar o queixo do instrumentista com maior conforto.

As cordas do violino são feitas de aço cromado ou um material sintético revestido com níquel, prata ou alumínio. O arco é feito de madeira e possui fios de nylon ou crina de cavalo estendido e ajustado nas suas extremidades. O músico ainda usa uma almofada em seu ombro, para apoiar o instrumento.

Escalas No Violino – Dó Menor

O estudo das escalas é muito importante, pois será a forma de treinar a afinação do instrumento, além disso, quando treinadas com frequência dão ao violinista um ganho imenso de técnica no instrumento.

É necessário dar atenção especial a mão esquerda, pois ela é a responsável pela afinação do instrumento, e a mão direita irá produzir o som. Para os iniciantes nos estudos de escalas e do violino é necessário que defina a afinação e o ritmo das músicas, e as escalas serão grandes auxiliadoras nesse processo.

Vamos Conhecer Então as Escalas De Dó Menor:

Há três tipos de escala menores diferentes, sendo elas: A escala menor natural (também chamada de menor relativa), a escala menor harmônica e a escala menor melódica. Cada uma delas tem um padrão de intervalos, no caso das escalas menores, a diferença das escalas estará no sexto e no sétimo grau elevado ou não.

Escala De Dó Menor Natural

A escala menor natural é derivada do modo eólio, possuindo como padrão de intervalo: Tom (da primeira para a segunda nota), semitom (da segunda nota para a terceira), Tom (da terceira nota para a quarta), tom (da quarta nota para a quinta), Semitom (da quinta nota para a sexta), Tom (da sexta nota para a sétima) e Tom (da sétima nota para a oitava).

A escala de dó menor natural fica assim: Dó, ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Sib, Dó

Escala De Dó Menor Harmônica:

Nessa escala são aplicados os princípios da harmonia para construir os acordes. Na escala menor harmônica a sétima nota está elevada em um semitom.

A escala de dó menor harmônica é a seguinte: Dó,Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Si, Dó.

Escala De Dó Menor Melódica

Nessa escala a sexta nota é elevada em um semitom. Ex: Fá passa para Fá# (fá sustenido). Isso que irá reduzir o intervalo da sexta para a sétima nota em um tom. Dessa forma haverá uma melodia mais suave.

A escala do dó menor melódica é a seguinte: Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Lá, Si, Dó.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *