O Que é Bom Para Rouquidão (Remédio Caseiro)?

A rouquidão com certeza é um grande problema para quem depende de sua voz para trabalhar como cantores e atores, por exemplo. O problema é decorrente de uma inflamação na garganta que afeta as cordas vocais deixando a voz alterada. Pode ser consequência de resfriados ou gripes além de um reflexo de excesso de estresse ou ainda de refluxo.

Há alguns remédios caseiros que podem contribuir para o alívio da rouquidão e para tornar a recuperação mais rápida como fazer gargarejos com casca de romã ou o famoso chá de limão. Para ajudar o potencial dos remédios caseiros indicamos a proteção da garganta com roupas como blusas de gola alta, cachecol ou lenço.

Fique atento e se os sintomas persistirem por mais de três dias é indicado se consultar com um clínico geral. O sinal de alerta deve ser ligado também se a rouquidão não for consequência de gripe, resfriado ou de uso indevido da voz. A seguir apresentaremos alguns dos principais remédios caseiros para rouquidão. Encontre um do seu agrado e diminua o sofrimento de ficar sem voz!

Remédios Caseiros Para Rouquidão

Abaixo apresentaremos uma lista com boas opções de remédios caseiros para aliviar e até eliminar a rouquidão.

Receita de Chá de Limão Com Mel

Uma combinação perfeita para aliviar ou eliminar a rouquidão, o limão é rico em vitamina C de maneira que ajuda a fortalecer a imunidade do organismo e o mel conta com propriedades antioxidantes que contribuem para desintoxicar e descongestionar. Quando a rouquidão é resultado de resfriados e gripes esse é um excelente remédio caseiro.

Ingredientes

3 colheres de chá de mel

1 limão (deverá estar ainda com a casca)

1 copo de água

Como Fazer

A água deverá ser colocada para ferver, assim que ela estiver quase em ponto de ebulição desligue o fogo e adicione o limão ainda com a casca, ele deverá ser cortado em fatias. Tampe e aguarde até que fique morno, em seguida coe e depois acrescente o mel. O chá deverá ser tomado de duas a três vezes por dia.

Receita de Gargarejo de Romã, Agrião e Mel

Os três ingredientes (romã, agrião e mel) tem propriedades especiais para ajudar na limpeza das cordas vocais contribuindo para eliminar a rouquidão.

Ingredientes

  • 4 ramos de agrião
  • 2 copos de água
  • ½ romã (deverá ficar com a casca)
  • 3 colheres de sopa de mel

Como Fazer

Numa panela coloque a romã, o agrião e a água. Aguarde ferver em fogo baixo, leva cerca de 20 minutos. Em seguida coe e adicione o mel. O gargarejo deverá ser feito duas vezes por dia com essa receita.

Receita de Chá de Orégano

Esse é um ótimo remédio caseiro para rouquidão devido as suas propriedades que contribuem para a limpeza e purificação da garganta.

Chá de Orégano

Chá de Orégano

Ingredientes

  • 500 ml de água fervente
  • 3 folhas frescas de orégano
  • 1 limão
  • Mel a gosto

Como Fazer

Numa panela coloque as folhas de orégano e com a água fervente as cubra. Deverá descansar por mais ou menos 20 minutos. Na sequência adicione o suco de um limão e use mel a gosto para adoçar. O chá pode ser bebido em doses pequenos ao longo do dia.

Receita de Xarope de Mel Com Própolis

Tanto o mel quanto o própolis tem propriedades cicatrizantes e purificantes que contribuem para a limpeza das cordas vocais. Dessa forma ajuda a melhorar a rouquidão e até a afonia.

Xarope de Mel Com Própolis

Xarope de Mel Com Própolis

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de mel
  • 5 gotas de extrato de própolis
  • 250 ml de água morna

Como Fazer

Todos os ingredientes deverão ser misturados, use essa combinação para fazer gargarejos três ou quatro vezes por dia. Repita o gargarejo enquanto estiver com rouquidão ou afonia.

Receita de Suco de Amora

O suco de amora também é uma ótima opção para tratar a rouquidão por ter propriedades anti-inflamatórias que contribuem para tratar a inflamação nas cordas vocais e na garganta que pode estar afetando a voz.

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • Mel a gosto
  • 100 gramas de amora

Como Fazer

Antes de qualquer coisa as frutas deverão ser bem lavadas, em seguida devem ser levadas para bater no liquidificador com água até que cheguem a consistência de suco. O suco deverá ser levado ao fogo para aquecer, adicione mel para adoçar. O suco deverá ser tomado morno antes de deitar, é importante não coar o suco.

Receita de Xarope de Nabo Com Açúcar

Quando a rouquidão é resultante de gripes e resfriados é bem interessante optar pelo xarope de nabo uma vez que esse ingrediente têm propriedades diuréticas, purificantes e expectorantes. Um excelente aliado para combater a rouquidão.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 nabo
  • 1 copo de água

Como Fazer

O nabo deverá ser cortado em rodelas finas, em seguida distribua as mesmas num prato raso e as cubra com o açúcar mascavo. Acrescente água suficiente para cobrir as rodelas finas e deixando o açúcar úmido. Deverá ficar de molho por 5 horas. O caldo deverá ser tomado a colheradas ao longo do dia.

Outras Dicas Para Curar Rouquidão

Curar Rouquidão

Curar Rouquidão

A seguir apresentaremos algumas dicas de como ajudar os remédios caseiros a fazer efeito mais rapidamente para curar a rouquidão.

  • – Durma bem para descansar o corpo permitindo que ele se recupere com mais assertividade.
  • – Tenha uma boa postura para cantar e falar.
  • – Quando for se alimentar mastigue bem os alimentos.
  • – Beba ao menos dois litros de água por dia.
  • – Evite se cansar ao falar.
  • – Evite bebidas alcóolicas e refrigerantes além de leite e seus derivados antes de precisar falar por um longo período.
  • – Evite gargalhadas exageradas, gritos e pigarrear.

Quando você segue essas dicas ajuda suas cordas vocais a se recuperaram mais rapidamente. São formas de evitar que a rouquidão se instale na sua garganta. Tudo o que pode ajudar as cordas vocais a descansar é bem vindo.

Procure Um Médico Caso o Problema Persista 

Caso o problema persista por mais de três dias é importante procurar por ajuda médica. Lembre-se que enfermidades mais sérias devem ser tratadas assertivamente por especialistas. O tratamento médico é fundamental em casos mais graves.

Gostou de saber mais sobre remédios caseiros para rouquidão? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *