Quantas Teclas Tem Uma Oitava?

Quem estuda música, com certeza já ouviu falar em oitavas. Seja 1 oitava cima, 1 oitava abaixo, esse termo é bem comum para quem está no meio musical. Porém, para quem não está, pode soar um tanto estranho.

Por isso, no post de hoje, iremos aprender um pouco sobre oitava, o que é, quantas teclas tem uma oitava, e coisas do tipo. Continue lendo e confira tudo aqui.

 O Que é Uma Oitava?

Quando a gente ouve que uma nota se encontra em uma oitava acima, isso quer dizer que se trata da mesma nota. No entanto, que ela está numa região do instrumento que é mais aguda.

No piano, por exemplo, as teclas mais graves são as da esquerda. Enquanto que no lado direito estão localizadas as teclas mais agudas. Quando tocamos as teclas brancas do teclado, a começar pela tecla do Dó, indo da esquerda em direção a direita, conforme a sequência seguinte: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó.

E, dessa forma, continua-se no mesmo ciclo, até que as teclas do instrumento terminem. Assim, de acordo com que as notas vão se tornando mais agudas, é bem mais fácil notar que a próxima tecla Dó soa mais aguda que a anterior. Todas as vezes que um ciclo termina, e que voltamos à nota Dó, completamos mais uma oitava.

Nota que a nota “Si”, é considerada como o sétimo grau de Dó. Com isso, o Dó se torna do 8° grau. É por esse motivo que ela leva o nome de “oitava”.

Apesar de termos usado o Dó em nosso exemplo, essa regra vale para todas as notas. Mas é preciso que ela comece com uma nota, e termine com a mesma nota. Ou seja, se começássemos pela nota Fá, estaríamos fechando uma oitava no momento em que chegássemos ao Fá novamente.

E essa mesma lógica também vale para o caso de uma oitava abaixo, que é quando o som se torna mais grave.

A música ocidental conta com 12 notas, e com 12 semitons. O que os leva à conclusão que uma oitava é composta de 6 tons. Um piano, por exemplo, conta com 7 oitavas, aproximadamente.

Quando Usar o Termo Oitava?

Oitava

Oitava

Existem vários contextos, onde podemos usar esse termo. Confira abaixo:

  • Dizer que será tocada uma oitava acima é o mesmo que levar todas as notas da partitura para 1 oitava acima. É muito comum usar o símbolo 8va em notação musical, e quer dizer uma oitava acima.

Há também o símbolo 8vb, que quer dizer a execução de uma oitava abaixo. Há ainda o símbolo 15ma, quer serve para tocar duas oitavas acima. Da mesma forma que o 15mb é usado para tocar duas oitavas abaixo.

  • Quando alguém diz que um instrumento musical possui cinco oitavas, é o mesmo que dizer que podemos tocar, partindo de uma nota mais grave, qualquer uma nota em cinco alturas diferentes.

Dessa forma, quanto maior a quantidade de oitavas for possível aplicarmos em um determinado instrumento, maior será a nossa liberdade para aplicarmos diferentes combinações melódicas e harmônicas.

  • Improvisar ou solar em oitavas normalmente está relacionado à técnica usada pelo músico para tocar com a nota que deseja com a sua oitava respectiva.

É comum usar essa técnica na guitarra ou no piano.

Motivos Para Estudar Música

A música nos proporciona uma série de benefícios. Por isso, é uma excelente ideia chamar a família toda pra estudar música juntos. Abaixo, listamos alguns dos principais motivos para uma pessoa decidir apender mais sobre essa arte:

  • Contribui para a memória: de acordo com pesquisas, ouvir e tocar instrumentos musicais é ótimo para estimular o cérebro, melhorando a memória.
  • Ajuda a fortalecer e a melhorar a coordenação motora: o ato de tocar um instrumento é ótimo, pois contribui muito para a coordenação motora, uma vez que estimula os dedos, os pulsos, os braços, os olhos e as mãos.
  • Contribui para melhorar tanto a compreensão de textos, quanto a habilidade de leitura: ao estudar música, nos envolvemos em diversas outras questões, como leitura e interpretação das imagens, uma vez que é preciso conhecer as notas musicais para conseguirmos traduzi-las, tocando no instrumento.
  • Estimula o aprendizado da matemática: a música trabalha o tempo todo com o tempo, e também com o raciocínio lógico, que é uma das atividades mais estudas na matemática. O estudo das escalas é considerado como um dos exercícios musicais mais comuns. É preciso conhecer as diferenças entre tom e semitom, compasso, contagem, ritmo e oitavas.
  • Ajuda a melhorar a concentração: ao estudar música, e pessoa passa a focar mais nas atividades, uma vez que música exige bastante atenção. Além disso, para conseguir realizar a atividade que foi solicitada, ela também deve prestar bastante atenção. Ou seja, a atenção é exercitada o tempo todo.
  • Estimula o trabalho em equipe: o aprendizado da música, assim como de algum instrumento, exige o trabalho em equipe. Dessa forma, em um grupo musical, por exemplo, um músico deve ficar atento ao que os demais estão tocando, para conseguir tocar junto, e o resultado ficar agradável aos ouvidos das pessoas.
  • Contribui para melhorar a disciplina: sem dúvida, a disciplina é um dos principais aprendizados de estudante de música. São várias as tarefas que exigem mais disciplina do estudante de música, como os ensaios, o tempo dedicado aos estudos, e muito mais.
  • Melhora a capacidade de ouvir: é fundamental ouvir com bastante atenção antes de tocar uma música em um instrumento. Assim, quando o músico toca uma nota errada, ele deve saber identificar através da escuta, para corrigir o erro.
  • Ensina a pessoa a ser mais perseverante: o estudo da música é lento, assim como também não é fácil, pois exige do músico bastante esforço. Dessa forma, a música também ensina a pessoa a ser mais paciente, e a perseverar naquilo que deseja.

    Estudar Música

    Estudar Música

A grande maioria dos estudantes de músicas precisam despender bastante esforço, e se dedicar muito para aprender as partes da música que são mais complexas. E isso, realmente, leva muito tempo.

Enfim, depois de aprender mais sobre oitavas e como o estudo da música faz muito bem para qualquer pessoa, pois contribui de diversas maneiras diferentes, é só escolher qual instrumento você tem vontade de aprender a tocar, e começar agora mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *