Qual a Voz Mais Aguda Masculina?

Cantar é uma atividade que inúmeras pessoas fazem apenas como diversão. Pois, além de prazerosa, ela ajuda na comunicação, na expressão e até na autoestima também.

Porém, há quem use a música profissionalmente, para ganhar dinheiro. Normalmente, mesmo quem já tem o dom, faz aulas de canto, pois é preciso se aperfeiçoar e compreender toda a teoria musical também.

Todo mundo possui um órgão vocal, o qual ele precisa dominar de uma determinada maneira. Afinal de contas, todos nós possuímos um tipo de voz. Esta, por sua vez, se destaca muito como sendo uma espécie de ferramenta de trabalho.

No caso das mulheres, elas possuem harmônicos especiais. Já os homens, eles também contam com várias cordas vocais diferentes. Por isso, os cantores possuem um som mais peculiar.

No post de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a voz dos homens, qual a voz mais aguda masculina, e muito mais. Por isso, para tirar todas as suas dúvidas, é só continuar lendo.

Tipos de Vozes Masculinas

A voz masculina nasce de um órgão que todas as pessoas utilizam não só para cantar, como também para discutir e para conversar.

Seja qual for o seu estilo musical seja você um membro de coral, um cantor de uma ópera, cantor comum, e etc., essa ferramenta é, sem dúvida, essencial para você. Depois de conhecer os demais detalhes, você passará a entender melhor a sua função e importância.

Antes de mais nada, é fundamental conhecer quais são os tipos de vozes, conforme a definição que cada uma recebeu.

  • Vozes Masculinas Graves

A voz masculina mais grave, e que também acaba sendo a mais grave dentre todas as outras, é o baixo. Há, portanto, 2 tipos de baixo. São eles:

1 – Canto baixo, que possui menos agudos e é mais suave.

2 – Canto profundo, que também pode ser chamado de baixo mais sombrio ou baixo nobre, que é um tom solene, mais envolvente. É um tipo de voz mais difícil de encontrar.

Existe um outro tipo de voz masculina que é o barítono. Considerada como uma voz mais básica, e que também é muito difundida. Ela é moderadamente grave. As pessoas com esse tipo de voz contam com um alcance bem parecido com a voz fala, e localiza-se entre o tenor e o baixo.

Existe também mais uma classificação, que é o baixo-barítono. Conforme o nome já diz, ele possui um grau menor do que o barítono, o qual é um pouco mais forte do que o barítono básico.

  • Vozes masculinas agudas

O tenor é um tipo de voz bem melódico, porém menos dramático. Ele possui vocalizações próximas das notas mais altas. É possível dividir os elementos vocais desse tipo de voz em 2 subcategorias, a seguir:

1 – Tenor lírico.

2 – Tenor dramático.

O contra-tenor pode ser revelado pelo tom mais claro de um tenor. Apesar de serem poucos os homens que conseguem chegar a essa notação, esse tipo de voz é aquele que não permite ser mais claro.

No caso dos contra-tenores, eles contam com uma técnica vocal incrível, na qual as cordas vocais vibram de forma peculiar. Através dessas vibrações, é que são criados sons fascinantes, os sons mais lindos, e também os melhores musicais.

Confira abaixo mais detalhes sobre a voz aguda masculina:

  • Tenor: que se encontra quase no fim da extensão vocal masculina. De todas as vozes masculinas, o tenor é a mais aguda.
  • Tenor ligeiro: conhecida como a voz natural masculina mais aguda, que também apresenta facilidade para as volaturas.
  • Tenor lírico-ligeiro: uma voz encorpada que o “ligeiro”, e que possui uma certa facilidade tanto para as volaturas, quanto para os agudos.
  • Tenor lírico: uma voz que conta com timbre mais cheio, possui mais harmônicos do que a voz anterior.
  • Tenor dramático: como o “soprano dramático”, essa voz costuma desenvolver-se em um volume maior, sendo mais rara de encontrarmos. É considerado como o mais grave dos tenores.

A extensão vocal do tenor vai desde o dó 3 até o fá 4. No caso de trabalhos solos, é possível que o alcance chegue ao C5, ou até mais longe ainda. Sendo que o G 2 é considerado como o extremo grave. Já o extremo agudo vai depender do tenor. Alguns são capazes de emitir até o D 5.

Tenor é um termo que também se aplica a instrumentos musicais, como é o caso do saxofone tenor, por exemplo, indicando qual o seu alcance com relação aos demais instrumentos de um mesmo grupo.

O Que é Extensão Vocal e Como Descobrir a Sua?

A extensão vocal consiste na quantidade de notas musicais, considerando da nota mais grave até a nota mais aguda, que um indivíduo tem a capacidade de emitir, seja qual for o esforço necessário para isso, ou qual a qualidade do som que foi emitido.

Para que a extensão vocal seja definida, duas características são essenciais: a dimensão tanto das pregas vocais, quanto da laringe. Além disso, a respiração, a personalidade e também os atributos anatômicos são alguns pontos que interferem muito no tipo de voz.

Extensão Vocal Masculina

Extensão Vocal Masculina

Outros Aspectos Relacionados À Extensão Vocal São:

Tessitura: quanto ao conjunto de notas que alguém consegue emitir confortavelmente, e com uma boa qualidade recebe o nome de tessitura.

Volatura: é a capacidade que uma pessoa tem de cantar

Se quiser descobrir qual é a sua extensão vocal, basta realizar um teste bem simples. Normalmente, ele é feito usando-se um teclado ou um piano para ajudar. Pode-se começar o teste tocando as notas no instrumento, e cantando essas notas ao mesmo tempo.

Nesse momento, a pessoa deve observar qual foi o momento em que ele se sentiu mais confortável. Ou seja, quando não foi preciso forçar a sua voz para cantar. Também deve-se observar se não houve nenhum tipo de engasgo, se não houve qualquer falha na voz e se as veias do pescoço não ficaram altas, pois é nessa região que a voz passa.

Se você também gosta de cantar, é importante conhecer a sua extensão vocal para não causar nenhum esforço à sua voz sem necessidade. E também para saber qual a região vocal mais confortável para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *