O Que é e Para Que Serve a Musicoterapia?

O Que é e Para Que Serve a Musicoterapia?

A música está presente na vida de todas as pessoas desde sempre. Hoje em dia, porém, ela está ainda mais presente. Afinal de contas, o avanço da tecnologia culminou em uma maior facilidade para a gravação e edição das músicas, além dos serviços de Streaming, que tornaram a música algo ainda mais comum no dia a dia das pessoas.

No entanto, mesmo com a crescente difusão da música em nosso meio, ainda é comum as pessoas não prestarem a devida atenção na mesma. Um tempo atrás, era mais comum as pessoas ouvirem com mais atenção, se atentarem tanto à letra quanto à melodia, e também na mensagem que a música passava.

Hoje, no entanto, tudo ficou bem mais automático. Porém, a música tem um papel muito mais importante na vida das pessoas do que elas imaginam. O seu papel vai muito além do entretenimento. Estamos falando da sua aplicação na musicoterapia. Se você ainda não conhece esse termo, ou se quer mais detalhes, é só continuar lendo, pois explicamos tudo muito bem abaixo.

O Que é a Musicoterapia?

Hoje em dia, a música tem tido um papel muito relevante ao ser usada na musicoterapia. Assim, ela passa a ter o efeito de remédio na saúde tanto física quanto mental das pessoas. O papel da musicoterapia é usar a música como uma forma de tratamento complementar de várias condições de saúde diferentes.

Em resumo, a musicoterapia é uma técnica que usa o som como forma de tratamento de certas doenças. Ela contribui para melhorar a ansiedade, o humor, controlar a dor, assim como também ajuda nos casos de reabilitação dos pacientes que tiveram derrame, pacientes com câncer, bem como em pacientes com problema de insuficiência renal também, e muito mais…

Musicoterapia

Musicoterapia

O musicoterapeuta é o profissional que atua incluindo a música no tratamento de diversas formas problemas de saúde. Hoje em dia, essa forma de aplicação da música tem se tornado cada vez mais comum.

Abaixo, nós listamos algumas das principais aplicações terapêuticas da música, com efeitos cientificamente comprovados. Confira abaixo:

  • Autismo: as brincadeiras que utilizam instrumento musicais ajudam muito no processo de interação das pessoas com os demais, e também a estabelecer e fortalecer os laços sociais.
  • Hipertensão arterial: a música também contribui para o controle da hipertensão. Afinal de contas, as batidas da música são acompanhadas pelo coração. Assim, quanto mais lento for, maior a tendência de cair a pressão arterial.
  • AVC: a música também ajuda muito as pessoas que sofreram o AVC, pois as suas letras, assim como as composições, contribuem muito para que os pacientes se lembrem de palavras que se esqueceram após sofrerem o derrame.
  • Parkinson: outra utilização da musicoterapia é em casos de pacientes com essa doença, pois as percussões ajudam a reduzir os tremores que eles sentem.
  • Contribui para o aprendizado: é comum profissionais da educação usarem a paródias e canções para favorecerem o aprendizado das crianças e adolescente, pois elas ajudam na memorização de regras fundamentais.
  • Dor: de acordo com pesquisas, a quantidade de analgésicos que pacientes usavam após uma cirurgia, era uma quantidade menor em pacientes que ouviam música com frequência.

Quais São as Principais Vantagens da Musicoterapia?

Abaixo, nós listamos as principais vantagens da musicoterapia. Acompanhe com atenção!

1 – Promove Maior Sensação De Bem-Estar

Um dos benefícios da melodia e promover uma maior sensação de bem-estar, uma vez que ajuda na liberação da endorfina, que é capaz de acionar os neurotransmissores relacionados à sensação de prazer. Dependendo das canções, elas são capazes de ajudar o paciente, inclusive, a esquecer do problema.

2 – Atua Diretamente No Cérebro

A musicoterapia tem o poder de atuar diretamente em várias regiões do cérebro. Sendo que uma dessas regiões é o hipotálamo, responsável por regular a vontade de comer, a temperatura, assim como o ânimo do paciente também. Há ainda mais uma região, que é chamada de tálamo, onde são interpretadas informações dos sentidos.

Além disso, a musicoterapia também ativa o hipocampo, responsável por guardar a memória. E ainda atua também em regiões que se encontram associadas com as funções cognitivas. De uma forma geral, a musicoterapia ajuda tanto a tratar diversos problemas de saúde, como também contribui para o aprendizado e para a memória.

3 – Promove Maior Sensação De Relaxamento

A musicoterapia atua no relaxamento dos músculos. O que é ótimo, principalmente, para aqueles pacientes com problemas de depressão e de ansiedade.

4 -Promove Maior Equilíbrio

Outro benefício associado à musicoterapia é que ela ajuda a manter o ritmo do coração, assim como da respiração, contribuindo para amenizar o estresse.

5 – Ajuda a Aumentar a Força De Vontade

Quando o paciente está sem ânimo, se muita força de vontade para continuar um tratamento, é aconselhado usar a musicoterapia, pois ela ajuda a aumentar a força de vontade. Além disso, como a música promove maior relaxamento, os pacientes tendem a aceitar os tratamentos mais facilmente.

6 – Ajuda a Tratar a Depressão

De acordo com alguns estudos, a musicoterapia contribui para que os pacientes consigam se conectar com sentimentos e sensações. Com isso, elas se tornam mais sensíveis aos tratamentos prescritos pelos profissionais.

Isso é possível pelo fato de a música agir diretamente na região do cérebro, que é responsável pelo sentimento de afetividade, pela motivação e também pelas emoções que a pessoa sente. Por esse motivo, é uma excelente opção de tratamento complementar em casos de depressão.

É Possível Usar Qualquer Gênero Musical?

Vantagens da Musicoterapia

Vantagens da Musicoterapia

Ainda que o tratamento com a musicoterapia esteja associado com a música clássica, grande parte dos musicoterapeutas afirmam que não existe um gênero específico para ser usado no tratamento da depressão, e nem em outros tipos de problemas de saúde.

Afinal de contas, as emoções que a pessoa sente variam conforme o gosto particular de cada um.

É importante frisar que o uso da musicoterapia não consiste somente em tocar a música e pronto.

O tratamento deve ser conduzido por um profissional da área, que saberá usar os timbres musicais adequadamente, de maneira que eles sejam capazes de surtir o efeito esperado, agindo efetivamente tanto no corpo como na mente do paciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *