Qual é a Importância da Música na Escola?

A música desempenha um papel bastante relevante no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Inclusive existem diversas formas de utilizar a música para contribuir com o ensino desde a interpretação de letras de músicas em sala de aula até oficinas musicais focadas em instrumentalização para os estudantes.

É uma maneira de despertar a sensibilidade dos estudantes chegando a um ponto mais criativo que permitirá uma integração mais eficaz com o ambiente escolar. A seguir vamos falar mais sobre a importância da música na escola e como ela contribui para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos.

Música na Escola Aguça a Interação Pelos Sentidos

O aspecto de maior destaque no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem com música é o aguçamento dos sentidos do aluno. Os estudantes passam a ter uma habilidade mais desenvolvida de observação, entendimento do espaço, capacidade descritiva e representação tanto do ponto de vista de quem toca um instrumento como de quem ouve.

Levar a criação musical para a sala de aula também é uma forma de instigar os estudantes a descobrir habilidades que até então estavam desconhecidas. Interagir com os instrumentos melhora o ‘saber-fazer’ assim como outas habilidades que estão num momento chave para despontar.

As habilidades desenvolvidas pelos alunos poderão despertar aptidões musicais para o futuro assim como facilitarão o entendimento de outras disciplinas. Um bom exemplo, é o do aluno cujo ouvido está treinado para a observação e interpretação de letras musicais tornando-o mais preparado para interpretar textos em leituras.

Música na Escola: Interpretando Letras Musicais

Música na Escola

Música na Escola

Seguindo o fio condutor do que mencionamos acima é válido dizer que letras musicais podem ser usadas no cotidiano escolar para aprender gramática e interpretação textual, em português e em línguas estrangeiras. Os professores podem usar essa mídia para a exploração dos significados das palavras em diferentes contextos, ampliação do vocabulário, compreensão de metáforas entre outros.

Música é uma excelente fonte de conteúdo que pode ser usada em sala de aula. Há produção musical voltada para os mais diversos temas, a partir de uma canção podem ser iniciadas discussões a respeito de ecologia, relações interpessoais, política, cultura, educação entre outros. O professor deve analisar e fazer a escolha das músicas mais pertinentes para o momento que os alunos estão vivendo.

Contextualização de Compositores e Intérpretes

Os professores ainda podem promover o estudo do contexto envolvendo bandas e intérpretes. A produção musical em grande parte dos casos reflete a realidade do compositor podendo servir de pano de fundo para o entendimento de algo mais amplo. As canções podem ter uma mensagem de cunho folclórico, social, biográfico entre outros.

Quando a música é trabalhada com assertividade dentro do contexto educacional pode abrir uma série de discussões pertinentes a respeito de temas relevantes. Inclusive a música tem o poder de conectar ideias, temas e disciplinas. Os professores de diferentes disciplinas podem conversar para acordar o uso de uma determinada canção para um trabalho em conjunto.

Música e Matemática

Música e Matemática

Música e Matemática

Você já observou que a sistemática de cifras e partituras utilizadas para composições tem uma estrutura completamente matemática? Esse sistema trabalha com padrões, escalas, repetições, coerências, tríades entre outros. Não é atoa que existe uma grande diversidade de estudos que relacionam o desenvolvimento de habilidades na música com o raciocínio matemático.

O aprendizado de música contribui para tornar o aprendizado de matemática facilitado. Há familiaridade das duas disciplinas no tocante as estruturas pré-definidas e lógica construída para chegar a um sentido. Além disso, nos dois campos é necessário aprender a utilizar fórmulas. O raciocínio lógico está presente na música e na matemática.

Música na Escola: Promotora de Integração dos Alunos

Um grande benefício da música na aprendizagem é a abertura de mais oportunidades de convivência e interação entre os estudantes. Os alunos interagem tanto na produção musical como na construção de resultados a partir dela. Os estudantes vão descobrindo pontos comuns uns com os outros a partir de gostos pelas mesmas músicas, por exemplo.

Maior Engajamento dos Alunos

Crianças Cantando na Escola

Crianças Cantando na Escola

Há professores que usam oficinas musicais em sala de aula como uma forma de aumentar o engajamento dos alunos. A música cria uma série de possibilidades de novos tipos de interação entre os estudantes e também dos estudantes com os professores. Tudo que ajuda a deixar a sala de aula mais atrativa contribui para preservar a atenção dos estudantes.

Muitos professores percebem que a música tem a capacidade de entreter a atenção dos alunos em longo prazo. O uso da música proporciona a possibilidade de quebrar o distanciamento imposto pela hierarquia de aluno e professor. Cada vez mais pedagogos e educadores buscam por essa horizontalização promovida pela utilização da música em sala de aula.

Abertura Para o Desenvolvimento de Gostos Pessoais

A relação de crianças e adolescentes com a música é fundamental para que eles possam descobrir suas preferências pessoais assim como ter uma opinião sobre diferentes temas. Poder escolher um estilo de música para ouvir e trabalhar conceitos aprendidos em sala de aula assim como escolher um instrumento para se dedicar promove a autonomia. É uma fase muito importante da vida para o desenvolvimento de um entendimento de decisões autônomas.

Permitir essa incursão das crianças e adolescentes no mundo musical, seja como ouvintes ou agentes de produção, é uma forma de estimular a sua individualidade e o surgimento de gostos pessoais. É uma experiência que vale muito a pena estimular, o jovem iniciará uma jornada rumo ao autoconhecimento.

Chave Para a Criatividade

Por fim, mas não menos importante, a música permite desenvolver mais a criatividade dos estudantes. Ressaltamos que não importa qual seja o caminho profissional que esse estudante venha a seguir futuramente terá um impacto bastante positivo ter tido contato com a música no seu ambiente educacional. Aprender e discutir música permite melhorar o seu raciocínio bem como a prática dos indivíduos em seus mercados.

Estamos num momento em que a inovação é fundamental nos mais variados setores, artistas, engenheiros, diplomatas, veterinários enfim toda sorte de profissionais precisa ter um pensamento direcionado para realizar suas funções com mais inovação. O contato com a música é muito positivo para o desenvolvimento de estudantes.

Gostou de saber mais sobre a importância da música na escola? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *