A música desempenha um papel bastante relevante no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Inclusive existem diversas formas de utilizar a música para contribuir com o ensino desde a interpretação de letras de músicas em sala de aula até oficinas musicais focadas em instrumentalização para os estudantes.
É uma maneira de despertar a sensibilidade dos estudantes chegando a um ponto mais criativo que permitirá uma integração mais eficaz com o ambiente escolar. A seguir vamos falar mais sobre a importância da música na escola e como ela contribui para que os estudantes aprimorem seus conhecimentos.
Música na Escola Aguça a Interação Pelos Sentidos
O aspecto de maior destaque no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem com música é o aguçamento dos sentidos do aluno. Os estudantes passam a ter uma habilidade mais desenvolvida de observação, entendimento do espaço, capacidade descritiva e representação tanto do ponto de vista de quem toca um instrumento como de quem ouve.
Levar a criação musical para a sala de aula também é uma forma de instigar os estudantes a descobrir habilidades que até então estavam desconhecidas. Interagir com os instrumentos melhora o ‘saber-fazer’ assim como outas habilidades que estão num momento chave para despontar.
As habilidades desenvolvidas pelos alunos poderão despertar aptidões musicais para o futuro assim como facilitarão o entendimento de outras disciplinas. Um bom exemplo, é o do aluno cujo ouvido está treinado para a observação e interpretação de letras musicais tornando-o mais preparado para interpretar textos em leituras.
Música na Escola: Interpretando Letras Musicais
Seguindo o fio condutor do que mencionamos acima é válido dizer que letras musicais podem ser usadas no cotidiano escolar para aprender gramática e interpretação textual, em português e em línguas estrangeiras. Os professores podem usar essa mídia para a exploração dos significados das palavras em diferentes contextos, ampliação do vocabulário, compreensão de metáforas entre outros.
Música é uma excelente fonte de conteúdo que pode ser usada em sala de aula. Há produção musical voltada para os mais diversos temas, a partir de uma canção podem ser iniciadas discussões a respeito de ecologia, relações interpessoais, política, cultura, educação entre outros. O professor deve analisar e fazer a escolha das músicas mais pertinentes para o momento que os alunos estão vivendo.
Contextualização de Compositores e Intérpretes
Os professores ainda podem promover o estudo do contexto envolvendo bandas e intérpretes. A produção musical em grande parte dos casos reflete a realidade do compositor podendo servir de pano de fundo para o entendimento de algo mais amplo. As canções podem ter uma mensagem de cunho folclórico, social, biográfico entre outros.
Quando a música é trabalhada com assertividade dentro do contexto educacional pode abrir uma série de discussões pertinentes a respeito de temas relevantes. Inclusive a música tem o poder de conectar ideias, temas e disciplinas. Os professores de diferentes disciplinas podem conversar para acordar o uso de uma determinada canção para um trabalho em conjunto.
Música e Matemática
Você já observou que a sistemática de cifras e partituras utilizadas para composições tem uma estrutura completamente matemática? Esse sistema trabalha com padrões, escalas, repetições, coerências, tríades entre outros. Não é atoa que existe uma grande diversidade de estudos que relacionam o desenvolvimento de habilidades na música com o raciocínio matemático.
O aprendizado de música contribui para tornar o aprendizado de matemática facilitado. Há familiaridade das duas disciplinas no tocante as estruturas pré-definidas e lógica construída para chegar a um sentido. Além disso, nos dois campos é necessário aprender a utilizar fórmulas. O raciocínio lógico está presente na música e na matemática.
Música na Escola: Promotora de Integração dos Alunos
Um grande benefício da música na aprendizagem é a abertura de mais oportunidades de convivência e interação entre os estudantes. Os alunos interagem tanto na produção musical como na construção de resultados a partir dela. Os estudantes vão descobrindo pontos comuns uns com os outros a partir de gostos pelas mesmas músicas, por exemplo.
Maior Engajamento dos Alunos
Há professores que usam oficinas musicais em sala de aula como uma forma de aumentar o engajamento dos alunos. A música cria uma série de possibilidades de novos tipos de interação entre os estudantes e também dos estudantes com os professores. Tudo que ajuda a deixar a sala de aula mais atrativa contribui para preservar a atenção dos estudantes.
Muitos professores percebem que a música tem a capacidade de entreter a atenção dos alunos em longo prazo. O uso da música proporciona a possibilidade de quebrar o distanciamento imposto pela hierarquia de aluno e professor. Cada vez mais pedagogos e educadores buscam por essa horizontalização promovida pela utilização da música em sala de aula.
Abertura Para o Desenvolvimento de Gostos Pessoais
A relação de crianças e adolescentes com a música é fundamental para que eles possam descobrir suas preferências pessoais assim como ter uma opinião sobre diferentes temas. Poder escolher um estilo de música para ouvir e trabalhar conceitos aprendidos em sala de aula assim como escolher um instrumento para se dedicar promove a autonomia. É uma fase muito importante da vida para o desenvolvimento de um entendimento de decisões autônomas.
Permitir essa incursão das crianças e adolescentes no mundo musical, seja como ouvintes ou agentes de produção, é uma forma de estimular a sua individualidade e o surgimento de gostos pessoais. É uma experiência que vale muito a pena estimular, o jovem iniciará uma jornada rumo ao autoconhecimento.
Chave Para a Criatividade
Por fim, mas não menos importante, a música permite desenvolver mais a criatividade dos estudantes. Ressaltamos que não importa qual seja o caminho profissional que esse estudante venha a seguir futuramente terá um impacto bastante positivo ter tido contato com a música no seu ambiente educacional. Aprender e discutir música permite melhorar o seu raciocínio bem como a prática dos indivíduos em seus mercados.
Estamos num momento em que a inovação é fundamental nos mais variados setores, artistas, engenheiros, diplomatas, veterinários enfim toda sorte de profissionais precisa ter um pensamento direcionado para realizar suas funções com mais inovação. O contato com a música é muito positivo para o desenvolvimento de estudantes.
Gostou de saber mais sobre a importância da música na escola? Curta e compartilhe!