Quem Foi o Primeiro Cantor de Rap Brasileiro?

O rap é um estilo musical nascido na Jamaica nos anos 1960 e que ganhou destaque no Brasil a partir de 1986. No entanto, já havia um artista que usava as bases desse estilo em sua discografia. Estamos falando de Jair Rodrigues que é conhecido como o primeiro ‘rapper’ brasileiro por ter incluído versos declamados na sua canção “Deixa isso pra lá” de 1960.

A música tem versos que são muito mais declamados do que cantados, algo que surpreendeu e cativou o público. Além disso, o cantor lançou a coreografia com as mãos que era feita pelo público enquanto ele cantava. Embora Rodrigues não tenha desenvolvido um trabalho de rap foi um dos precursores do jeito de cantar declamando.

Em 2014 o cantor faleceu e recebeu homenagens de vários MCs que destacaram a sua relevância para o desenvolvimento do gênero por aqui. Que tal conhecer um pouco mais sobre o rap e sobre o rap no Brasil? Basta continuar lendo!

Rap: O Que é?

A palavra rap é a sigla de Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia), trata-se de um gênero muito apreciado em todo o mundo. O gênero musical nasceu no ano de 1960 na Jamaica e de lá chegou aos Estados Unidos. Não demorou para que essa música se tornasse uma das preferidas de moradores de bairros pouco favorecidos da cidade de Nova York.

O impulso que levou o rap a ser um dos principais estilos musicais do mundo se deu em 1970 através do esforço de jovens negros e espanhóis. Esses grupos procuravam por uma música através da qual pudessem falar sobre questões sociais com um som especial e novo. O rap é um estilo que possui letra na forma de discurso permitindo transmitir mensagens bastante densas em sobreposição a melodia.

O Rap no Brasil

Sendo o rap um estilo de música em que as camadas mais pobres da população podem discursar sobre as suas dificuldades é fácil entender porque teve grande aceitação em nosso país. Nascido em 1960 na Jamaica, o rap, teve seu grande momento de destaque no Brasil em 1986. Nesse ano surgiu o movimento nacional de rap.

O movimento nasceu na maior cidade do país, São Paulo, em que contrastes sociais são amplamente marcados. Por ser um gênero musical bastante difundido nas periferias, o rap, enfrentou (e ainda enfrenta) muito preconceito. Durante um longo período foi taxada como uma música violenta, estigma que se aplicava aos seus representantes.

Primeiros Shows de Rap Nacional

Os primeiros shows de rap nacional ocorreram no Teatro Mambembe, um dos primeiros artistas a se apresentar foi o DJ Theo Werneck. O rap nacional estava engatinhando nessa fase. Ao longo dos anos o movimento foi se fortalecendo e na década de 1990 passou a tocar nas rádios. O rap passou a se destacar também na indústria fonográfica.

DJ Theo Werneck

DJ Theo Werneck

Os primeiros rappers, oficialmente chamados como tal, foram Thayde e DJ Hum, eles conseguiram se destacar no cenário musical cantando esse estilo. Nesse período nasceram grupos que se mantêm em destaque até os dias de hoje como Pavilhão 9, Racionais MCs, Planet Hemp, Câmbio Negro, Detentos do Rap e Xis & Dentinho. Alguns grupos mencionados não existem mais, porém, continuam sendo referência no rap brasileiro.

O rap é um estilo musical que se caracteriza pelos versos fortes a respeito de questões pertinentes a realidade social, algo fundamental particularmente em países como o Brasil em que há muita desigualdade social. É uma forma pacífica e sadia de protestar e trazer para a discussão pautas sociais das camadas menos favorecidas.

Primeiro Álbum de Rap Nacional

No fim dos anos 1980 os primeiros grupos do movimento do rap nacional se reuniam na Galeria 24 de Maio assim como na estação São Bento do metrô, os dois locais ficaram conhecidos como berços do movimento punk brasileiro.

Em 1988 foi lançado pela gravadora Eldorado o primeiro álbum de rap do Brasil, seu título era “Hip-Hop Cultura de Rua”. Esse álbum contou com a produção de dois integrantes da banda Ira, André Jung e Nasi.

Principais Rappers Brasileiros

Jair Rodrigues ajudou o movimento do rap no Brasil trazendo essa influência de cantar quase declamando. Ao longo das décadas seguintes o rap foi se fortalecendo no Brasil até se consolidar em 1986 com um movimento nacional. Alguns artistas ganharam grande relevância nesse período como o grupo Racionais Mcs criado na década de 1980 na região periférica de São Paulo.

Racionais Mcs

Racionais Mcs

Outro nome de peso do rap brasileiro é Mauro Mateus dos Santos, mas provavelmente você o conhece como Sabotage. O rapper tinha como referência para as suas canções o local em que cresceu, a favela do Canão. Também se tornou muito respeitado nesse segmento musical Alex Pereira Barbosa com o nome artístico MV Bill.

Em 1989 foi criado o grupo de rap nacional ‘Facção Central’ que se mantém atuante até os dias de hoje com somente algumas mudanças de integrantes. O ‘RZO’ é mais um grupo de rap nacional que se tornou um destaque tendo nascido na periferia de São Paulo. Kamau é outro rapper de destaque no cenário brasileiro e uma curiosidade sobre o artista chamado Marcus Vinicius Silva é que ele é também skatista profissional e matemático.

Facção Central

Facção Central

Criolo, chamado também de Criolo Doido é um rapper que se mantém dentre as preferências do público, seu nome de batismo é Kleber Cavalcante Gomes. Ainda falando sobre grupos é válido mencionar o ‘Realidade Cruel’ formado em 1992 no interior do estado de São Paulo sendo composto por Minho, DJ Bolha e Moicano. Marcelo D2 fez grande sucesso comercial na primeira década de 2000.

Rap: Manifestação Social e Cultural

O rap é um gênero musical de grande relevância nos locais em que está presente, é uma música que fala por meio de versos sobre temas espinhosos, mas que precisam ser abordados. A popularização do gênero através de grupos como Planet Hemp e Marcelo D2 (que fazia parte do grupo) nas décadas de 1990 e 2000 representou um grande passo rumo ao grande público.

Novos artistas estão iniciando a carreira e agora tem pautas diferentes para debater com seus ouvintes. O rap merece ter um lugar especial na vida musical de muitas pessoas como um gerador de debate.

Gostou de saber mais sobre o rap no Brasil? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *