Quantas Teclas Tem Um Teclado Musical Profissional?

Na hora de comprar um teclado musical profissional é imprescindível conhecer mais sobre o instrumento para entender qual a melhor alternativa para a finalidade desejada assim como saber qual a quantidade de teclas que esses instrumentos possuem. Existem pelo menos cinco modelos de teclados que se destacam como os principais do mercado, cada um com suas características próprias. Então que tal começar agora mesmo a se informar melhor a respeito dos teclados musicais profissionais?

Quantidade de Teclas de Um Teclado Musical Profissional

A quantidade de teclas varia de instrumento para instrumento e pode variar inclusive entre modelos distintos de um mesmo instrumento. Porém, existem alguns padrões estabelecidos como o teclado das celestes que possui 49 teclas dispostas em 4 oitavas de Dó a Dó. Por sua vez o teclado dos cravos conta com 61 teclas numa organização de 5 oitavas de Fá a Fá.

Pianos modernos costumam ser formados por 88 teclas categorizadas em 7 oitavas de Lá a Dó. Os sintetizadores normalmente possuem 61 teclas dispostas em 5 oitavas de Dó a Dó. Alguns instrumentos tem mais do que um teclado recebendo o nome nesses casos de manuais. Para se ter uma ideia alguns órgãos podem ter até cinco manuais além de um teclado somente para os pés que se chama pedaleira.

Teclas

Normalmente as teclas são feitas em duas cores contrastantes, como preto e branco, e são dispostas numa escala diatónica de Dó maior. As teclas maiores geralmente são claras, porém, nem todo instrumento leva em consideração essa lógica. No teclado de cravos as teclas maiores são escuras. A forma das teclas também varia entre os diferentes tipos de instrumentos sendo maiores e mais pesadas em pianos.

Conheça os Principais Modelos de Teclados Musicais

Abaixo você poderá saber mais sobre os modelos de teclados de maior destaque no mercado.

– Teclados Arranjadores

Teclados Arranjadores

Teclados Arranjadores

Trata-se do modelo encontrado com mais facilidade no país e aquele com menor custo. O instrumento pode ser usado para a criação de arranjos com acompanhamento instantâneo. O arranjo em questão leva em consideração o estilo musical que pode ser pop, samba, jazz, rock entre outros e o ritmo que pode ser de cordas, percussão ou metais. Boa parte dos teclados arranjadores já conta com timbres e ritmos armazenados, há opções que permitem adicionar outros por meio de mídia externa.

– Teclados Controladores

Teclados Controladores

Teclados Controladores

Como esse tipo de teclado tem como objetivo central realizar o controle de outros instrumentos por meio de interfaces MIDI (interface digital de instrumentos musicais) ou entradas USB não tem timbres próprios.

Esse tipo de teclado está sendo bastante utilizado no mundo da música e tem como grande diferencial ser encontrado em modelos com quantidades distintas de teclas tem modelos de 25, 49, 61, 76 ou 88. É mais indicado para quem já possui conhecimentos técnicos de música, pode ser utilizado em estúdios de gravação.

– Teclado Sintetizador

Teclado Sintetizador

Teclado Sintetizador

Recebe o nome de teclado sintetizador aquele que produz sons por meio de timbre pré-produzidos. Esses teclados podem ser usados por músicos profissionais em especial aqueles que tocam em bandas. Também há os sintetizadores análogos que são responsáveis por produzir sons por meio da manipulação de sinais elétricos, esses modelos são menos comuns.

Sons podem ser produzidos por meio de bancos de presets (timbres pré-configurados) ou ainda através de user patches (timbres criados por você mesmo). Tem alguns modelos que ainda contam com efeitos e filtros bem como parâmetros de controle de acordo com o timbre.

– Teclados Workstation

Teclados Workstation

Teclados Workstation

O nome desse teclado em tradução livre significa ‘estação de trabalho’ sendo indicado para músicos profissionais e também para uso em estúdios de gravação. O teclado mais complexo e completo dessa lista em termos de funcionalidades uma vez que permite desenvolver desde timbres até gravação passando pela composição.

Dentre as principais características estão ter um grupo significativo de patches, timbre, efeitos de som e banco de timbres. Um tipo de teclado que vale mais a pena para quem realmente deseja trabalhar profissionalmente com música.

Gostou de saber mais sobre telados?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *