Qual é a Maior Festa Popular do Mundo?

O carnaval é considerado como a maior festa popular do mundo. Essa festa é considerada como uma herança de inúmeras comemorações realizadas por diversos povos na antiguidade, como os gregos, hebreus, romanos e egípcios na antiguidade.

As festas pagãs eram feitas como forma de louvor às divindades, e também para celebrarem as grandes colheitas.

É bem provável que as festas ancestrais mais importantes para celebrar o carnaval, possam ter sido as festas “saturnais”, cuja realização era feita na Roma Antiga, para exaltar o deus da agricultura, Saturno.

O Carnaval e a Igreja Católica

No entanto, para a maioria dos estudiosos, o termo é proveniente de uma expressão latina, carnem levare, que quer dizer “retirar ou ficar livre da carne”.

Essa crença vem da Idade Média, quando a Igreja Católica incorporou as velhas festividades, e começou a sinalizar os últimos dias considerados de “liberdade”, antes de terem de cumprir com as exigências e restrições que a Quaresma impunha.

Nesse período, que compreende dias antes da Páscoa de Cristo, como forma de penitência para cristãos, eles se abstêm do consumo de carne.

A data do carnaval sofre variação todos os anos. Isso se deve, exatamente, pela relação direta que a data tem com a Páscoa. Esta, por sua vez, sempre acontece no primeiro domingo depois da 1° lua cheia de outono.

O Carnaval no Brasil

O carnaval teve início no Brasil no período colonial. Sendo que uma das primeiras manifestações da festa foi o entrudo, que consiste em uma festa portuguesa, que era praticada por escravos, na colônia.

Um tempo depois, surgiram também os ranchos e os cordões, os corsos, festas de salão e também as escolas de samba.

As primeiras marchinhas de carnaval surgiram com Chiquinha Gonzaga, em o famoso “Abre Alas”, no fim do séc.  XIX. Até hoje, essa marchinha é cantada por muitas pessoas, em inúmeros bailes de carnaval ao redor do país.

Por volta do séc. XIX, surgiram também os blocos carnavalescos. O primeiro deles foi o Zé Pereira. Ele saía pelo Rio de Janeiro, arrastando diversos foliões, entoando o som de bumbo.

Em torno dos anos de 1950, aconteciam os bailes de máscaras. O Pierrô, a Colombina e o Arlequim eram os destaques. E tinha ainda burros, diabos e trajes de caveiras.

Em 1950 também surgiram os trios elétricos. Eles são, inclusive, considerados como a mais nova criação do carnaval do país. A sua criação é atribuída aos dois músicos baianos, Osmar e Dodô. Eles ficaram conhecido como a “dupla elétrica”. Eles pegaram um Ford 29, que já estava até capengando, e instalaram dois altos falantes no mesmo. Em seguida, eles foram andando pelas ruas de Salvador, e tocando as músicas durante o carnaval.

De uma forma geral, o carnaval brasileiro é o resultado de uma mistura de inúmeras culturas, danças e ritmos.

Melhores Cidades Para Curtir o Carnaval

As regiões que possuem as festas carnavalescas mais tradicionais no Brasil são: Olinda, Diamantina, Rio de Janeiro, Salvador, Ouro Preto e Recife.

Abaixo, vamos listar algumas das principais atrações que cada uma dessas cidades oferece ao turista, quando eles decidem visita-las no carnaval. Confira abaixo:

  • Olinda (PE): em Olinda, o turista não vai encontrar nem axé e nem funk no carnaval. Somente o maracatu e o frevo. Além dos blocos de carnaval e das marchinhas, Olinda também tem os seus famosos bonecos gigantes, que também participam da festa, desfilando pelas ruas da cidade, todos fantasiados.

Cada boneco representa uma celebridade conhecida, seja brasileira ou estrangeira. Se quiser, o turista pode ir as museus da cidade, depois do carnaval, para apreciar de perto os bonecos de Olinda.

  • Diamantina (MG): essa cidade mineira tem muitas atrações para os turistas. Além do carnaval lindo e colorido, a cidade também tem diversas cachoeiras, das quais os turistas podem desfrutar à vontade. Na cidade, o carnaval acontece direto. São 5 dias de muita folia, 24 horas por dia. A festa acontece entre os antigos casarões da cidade, e em meios às suas belas ruas.
  • Rio de Janeiro: apesar dos famosos desfiles das escolas de samba, o carnaval do Rio de Janeiro vai além da Sapucaí e de Copacabana. O clima do carnaval toma conta da cidade toda. E os trios elétricos invadem toda a cidade, assim como as bandas e os blocos de rua também, que reúnem, todos os anos, milhares de pessoas.

Pessoas de todas as partes do mundo viajam para o Rio de Janeiro para apreciarem os desfiles das escolas de samba, que são conhecidos internacionalmente.

  • Salvador (BA): Salvador é onde acontece um dos carnavais mais tradicionais do Brasil. Na capital baiana, o turista pode aproveitar todo o embalo dos trios elétricos com alguns dos artistas mais famosos do momento, que passam pelos principais pontos de Salvador.
  • Ouro Preto (MG): essa cidade mineira é conhecida como a cidade universitária. Mas, durante o carnaval, ela reserva momentos inesquecíveis para os turistas. Há muitos blocos das repúblicas de estudantes, que se organizam e fazem a alegria dos visitantes.

O carnaval de Ouro Preto tem crescido muito nos últimos anos. E tem atraído pessoas tanto das redondezas, quanto de outras partes do país também.

Além de aproveitar o carnaval, o turista também pode conhecer as principais atrações da cidade, que é bem pequena, aconchegante e linda.

  • Recife: outra cidade onde o carnaval também é intenso. Nas ruas de Recife, o turista pode aproveitar para curtir muito frevo tocado nos blocos. Inclusive, há locais na cidade onde o visitante pode aproveitar para aprender a dançar o frevo também, para entrar ainda mais no clima do carnaval de Recife.

Um dos eventos mais tradicionais e procurados por turistas em Recife, é o Galo da Madrugada. A Praça do Marco Zero é considerada como o principal ponto de encontro de foliões na cidade.

Uma dica para quem deseja passar o carnaval em uma dessas cidades é reservar a hospedagem com antecedência. Afinal de contas, como os locais são alguns dos mais buscados por turistas do país e também de fora, é possível que você não encontre lugar para ficar, se deixar para a última hora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *