O Que Fazer Para Hidratar as Cordas Vocais?

Que a hidratação das cordas vocais podem ser consideradas um dos maiores benefícios para a voz de todo individuo, todo mundo já sabe, mas você sabe como fazer isso da maneira correta, e quais são as melhores formas de manter sua voz sempre hidratada, melhorando até mesmo outros aspectos de sua saúde, como a inibição de resfriados e outros tipos de problemas relacionados a área da garganta?

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre como se manter sempre em dia com esse conceito de sua saúde, e que é muito utilizado por grande parte das pessoas que atuam de forma direta com trabalhos que irão necessitar de sua voz, como cantores e também dubladores. Para eles, a voz é considerada seu principal instrumento de trabalho, chamando atenção de grande parte de seu público, e os conquistando cada vez mais. Então, maneiras de manter sempre a saúde da voz em dia  são consideradas muito bem-vindas, e podem agregar de forma muito interessante na carreira dos mesmos, e até em seu bem estar.

A Água E A Hidratação Das Cordas Vocais

Quando falamos de hidratação das cordas vocais, a primeira imagem que aprece em nossa mente é: água. E esse não é um conceito ou uma informação que deve ser considerada errada. A água é sim considerada a principal amiga de nossas cordas vocais, e pode fazer cm que verdadeiros milagres corram em nossas vozes, principalmente quando falamos de pessoas que realizam o consumo da água de maneira regular, e em quantidades indicados, principalmente quando existe a combinação de tal atitude, com outros fatores, como a própria preservação de sua voz.

Então, o primeiro passo para você que pensa em realizar um hidratação de suas cordas vocais e toda a região da garganta, responsável por uma boa voz, será o consumo regular de água. Um fato muito interessante é: você já percebeu que grande parte dos cantores não realiza o consumo de água gelada?

Hidratação Das Cordas Vocais

Hidratação Das Cordas Vocais

O consumo de água é considerado de grande benefício para a saúde da voz, mas quando falamos em água em uma temperatura gelada, as chances de que esse esforço seja realizado de maneira errada é muito grande. Isso acontece porque a água gelada poderá desencadear um processo de ressecamento nas cordas vocais do profissional, prejudicando seu desempenho no canto, além de também aumentar as chances de desenvolvimento de resfriados e dores de garganta, que podem também fazer com que o desempenho do cantor ou dublador, por exemplo, seja considerado menor.

Por isso, grande parte desses profissionais acaba sempre optando por consumir bebidas em temperatura ambiente, diminuindo em grande quantidade as chances de desenvolver doenças e problemas de saúde, e mantendo sua região vocal hidratada.

É importante saber também que a hidratação de suas cordas vocais não irá acontecer apenas com o consumo de água, já que essa é uma medida que auxilia nesse tipo de situação. Existem diferentes tipos de tratamento para a hidratação da voz, e as mesmas podem funcionar de maneira diferente para cada tipo de pessoa, necessitando então de acompanhamento fonoaudiólogo em diversas vezes, principalmente quando falamos de pessoas que apresentam incômodos na região da garganta por conta de ressecamento.

Dicas Para Manter Sua Voz Sempre Hidratada

Voz Hidratada

Voz Hidratada

Existem diversas maneiras de manter sua voz sempre hidrata, e vamos então aprender alguma delas hoje, para que você possa utilizar de maneira correta, e sem afetar sua saúde.

O ressecamento das cordas vocais é considerado extremamente prejudicial para a saúde do corpo, principalmente pelo fato de que ao longo da região das cordas vocais se encontram outras partes do corpo que serão afetadas, alterando todo o paladar e também apetite do indivíduo. Durante a presença de um período de ressecamento das cordas vocais, a quantidade de muco presente na região é considerada muito maior, podendo contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças.

A vibração é um dos principais fatores que contribuem para uma boa voz, e a partir do momento em que existe a presença de ressecamento em sua região, a vibração das cordas vocais, responsável por uma voz clara e sem nenhum tipo de ruído é afetada.

Engolir Pode Ajudar A Hidratar Suas Cordas Vocais

A hidratação da voz pode ocorrer de outras maneiras também que não serão apenas relacionadas ao consumo de água, e a prática do ato de engolir pode ser uma delas. A partir do momento em que você engole, existe uma movimentação das cordas vocais, e certos tipos de padrões de fonação poderão ser quebrados, auxiliando em uma boa saúde vocal.

Isso ocorre porque a partir desse movimento, existe o que chamamos de alongamento das cordas vocais, que irá fazer com que regiões tensas dos músculos sejam devidamente tratadas, melhorando seu desempenho de forma muito interessante.

Nebulização

A nebulização é também uma prática muito interessante para você que procura manter suas cordas vocais em dia, e além disso, pode ser considerada também um tipo de atividade que poderá contribuir com outros fatores de sua saúde, como na manutenção da mucosa nasal. Apesar de grande parte das pessoas acreditam que existem certos tipos de produtos específicos para se utilizar durante uma nebulização, o clássico soro fisiológico é considerado o mais ideal para esses casos, e medicamentos que prometem algum tipo de hidratação das cordas vocais devem ser altamente evitados.

Os benefícios do soro fisiológico para a saúde são diversos e seu armazenamento deve ser também realizado de forma correta e segura, para que o mesmo não seja danificado.

Alimentos Indicados Para Hidratação Das Cordas Vocais

Não existe algum tipo de dieta considerada ideal para você que procura manter suas cordas vocais hidratadas, mas é preciso saber que existem alguns alimentos que podem não ser considerados benéficos para as mesmas, como bebidas alcoólicas, frutas com um alto teor de acidez e também alimentos muito secos.

Além disso, manter sempre a consulta em dia com seu fonoaudiólogo é um passo muito importante para uma boa saúde de sua voz, como também evitar gritar ou falar alto demais por longos períodos. Esse tipo de ação pode ser observada de forma muito enfática no cotidiano de grande parte dos músicos, que ao longo de sua carreira sempre tentam manter uma vida sem exageros, e com grande controle por parte de seu médico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *