Quanto Tempo Dura Uma Rave?

Quem deseja ir a uma rave deve ter plena disposição, pois esse tipo de festa costuma durar mais de 12 horas com a apresentação de vários DJs, performances, artes visuais entre outros. Geralmente as raves são realizadas em locais distantes de centros urbanos como galpões e sítios. A música predominante das raves é a eletrônica. Continue lendo e saiba mais sobre as festas rave.

Rave: Qual é a Origem da Palavra?

Na década de 1960 caribenhos, que moravam em Londres, chamavam suas festas de rave, de onde teria vindo o nome. Contudo, há quem acredite que a palavra R.A.V.E é na verdade um acrônimo para “Rock And Voice Eletronic”. O termo rave, na década de 1980, começou a ser utilizado para descrever uma cultura que cresceu do movimento “acid house” no Reino Unido sendo proveniente de Chicago.

Conheça Alguns Tipos de Festas Rave

A seguir você poderá entender um pouco mais sobre diferentes modelos de festa rave que vem crescendo na preferência de quem gosta de música eletrônica.

– PVT (Private)

Atualmente, existe outra denominação que vem ganhando popularidade, a PVT de Private (festa privada) que é usada para se referir a festas rave de menor porte. Nessas festas os participantes são convidados selecionados que podem levar outros convidados. Trata-se de um tipo de festa mais reservada quando comparada a uma rave tradicional e que também pode ser realizada em lugares ao ar livre, sítios ou chácaras.

Rave PVT

Rave PVT

– Festas Indoor

Essa vertente de festas rave acontece em locais fechados, diferente do conceito Open Air (ao ar livre) que se tornou um dos sinônimos de rave. Nessas festas o tipo de música predominante são vertentes do house como o deep house, tech house, electro house e progressive house. Em algumas festas indoor também são executadas vertentes do Trance como progressive trance, full ou groove, psy trance, full on morning entre outros.

Festas Indoor

Festas Indoor

Duração de Festas Raves

Como mencionamos no início do artigo em linhas gerais as festas rave duram mais de 12 horas, no entanto, há festas desse tipo que duram menos ou mais tempo. Inclusive há raves que duram dias, um bom exemplo disso é o festival Universo Paralello, realizado na Bahia que pode durar até nove dias. Uma das marcas dessa festa é ter música eletrônica tocando 24 horas por dia, em todos os dias de celebração.

Trata-se de uma festa realizada na praia de Pratigí, município de Ituberá que recebe em média 20 mil pessoas. O festival que acontece numa área deserta com 2 km reservados apenas para a festa oferece área de camping, estrutura de chuveiros e banheiros. Festas com esse conceito nos ajudam a entender que as raves acima de serem festas de música eletrônica também objetivam promover um maior contato com a natureza.

As pessoas que frequentam festas como o festival Universo Paralello estão em busca de uma experiência diferenciada em que possa viver de maneira comunitária por um breve período desfrutando de alegria e música. O festival não é amplamente divulgado porque na verdade se destina a pessoas que são realmente do movimento das raves e desejam esse contato mais íntimo com a natureza. A divulgação acontece dentro da própria comunidade dos adeptos de raves.

Raves no Brasil

O Brasil é um país adepto de festas raves com destaque para o estado de Minas Gerais, onde ocorre o maior número dessas festas. Porém, há uma questão que precisa ser observada quando se fala sobre raves no Brasil, muitas festas que não se enquadram nas características de raves são assim chamadas. Isso corrobora para o grande preconceito acerca desse tipo de festa.

Ainda existe desconhecimento e preconceito por boa parte da população brasileira em relação às festas rave, no entanto, o país conta com um público fiel e que frequenta esses eventos com longas horas de duração. Festas assim são importantes para enaltecer o cenário da música eletrônica que ainda não tem o mesmo reconhecimento de outros gêneros musicais. Além disso, as raves contribuem para disseminar outras expressões artísticas.

Raves no Brasil

Raves no Brasil

Por Que Há Tanto Preconceito em Relação às Raves?

Em parte o preconceito em relação as raves no Brasil se deve ao uso inapropriado da definição por festas que ocorrem sem controle e que não tem como objetivo ouvir música, mas sim o uso de entorpecentes. É necessário ressaltar que os organizadores sérios de festas rave têm como foco oferecer festas em que aqueles que gostam de música eletrônica possam só dançar e curtir com os amigos. É importante escolher bem a festa a que se pretende ir para se colocar num ambiente acolhedor e de segurança.

Existe uma ideia de que frequentadores de festas rave são usuários de drogas quando a maior parte de quem vai a esse tipo de festa está procurando apenas por música e diversão com os amigos. Algumas pessoas que gostam de raves nem ao menos consomem bebidas alcoólicas, para muitos é um momento de conexão com a natureza. Inclusive há várias festas rave que recebem famílias com crianças tendo atividades destinadas aos pequenos.

Geralmente as festas rave são realizadas em locais afastados para que possa ocorrer a execução de música por longas horas sem incomodar os moradores de grandes centros urbanos. Existe certa desconfiança em relação a escolha desses locais para a realização das festas. Algo interessante de mencionar a respeito de raves é que você pode chegar a qualquer horário numa festa dessas, se tiver gente curtindo a festa continua.

Com Cuidado é Possível Curtir e Muito Uma Rave

Como citamos há opções de raves que podem ser frequentadas por famílias com crianças, se você está no time de quem deseja uma experiência mais tranquila o ideal é fazer uma pesquisa sobre as melhores festas dentro do seu padrão. E vale dizer ainda que mesmo que seu estilo favorito de música seja outro e não o eletrônico você pode aproveitar a festa. Seja responsável escolhendo uma festa dentro do seu gosto e com segurança, depois é só aproveitar a natureza e ser feliz.

Gostou de saber mais sobre festas rave? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *