O Que Significa o Nome Alok?

Para quem pensa que Alok é nome artístico do DJ de maior sucesso no Brasil atualmente temos que esclarecer que se trata do seu nome de batismo. Nascido em Goiânia no dia 26 de agosto de 1991, Alok Achkar Peres Petrillo, ganhou projeção mundial como DJ em 2016 com a música “Hear Me Now”.

Em 2019 o nome do DJ brasileiro apareceu em 11º na lista dos melhores DJs do mundo realizada pela revista britânica DJ Mag. O gosto pela música eletrônica é de família, Alok é filho dos DJs Ekanta e Swarup e seu irmão gêmeo, Bhaskar também atua no meio. Que tal conhecer mais sobre o artista e conhecer o significado de seu nome?

Carreira de Alok

Desde muito pequenos Alok e seu irmão Bhaskar acompanhavam os pais em suas apresentações de psy trance. Não demorou para que os dois garotos decidissem iniciar um projeto de trance lógica juntos. A dupla lançou um álbum autoral e se apresentou em 19 países obtendo grande notoriedade no circuito de música eletrônica.

Antes dos 20 anos de idade, Alok, já havia morado fora, iniciado um curso universitário de relações internacionais e feito um curso de discotecagem em Londres. Aos 19 anos de idade ele decidiu voltar ao Brasil e dar início a um projeto pessoal solo com foco em house music. Inclusive ele foi um dos primeiros DJs a adotar o subgênero brazilian bass.

No ano de 2016 o DJ assinou contrato com a gravadora holandesa Spinnin’ Records e lançou a canção “Hear Me Now” com Bruno Martini, do cantor e compositor Zeeba. Foi a partir de então que Alok passou a ter grande projeção internacional. A música entrou para as paradas de sucessos de vários países como uma das mais tocadas.

Alok

Alok

Reconhecimento

O sucesso conquistado por Alok com a canção “Hear Me Now” foi tamanho que ele recebeu reconhecimento por ser um DJ diferenciado no cenário de música eletrônica atual. Dentre as honras e premiações que o DJ recebeu estão ser escolhido como o Melhor DJ do Brasil pela revista House Mag nos anos de 2014 e 2015. No ano seguinte ele foi o único DJ brasileiro a aparecer ranking da House Mag.

A Forbes Brasil incluiu Alok na sua lista de 91 pessoas mais influentes no Brasil com menos de 30 anos de idade. No ano de 2019 Alok apareceu na 11ª posição do ranking de melhores DJs do mundo da revista House Mag, a posição mais alta que um brasileiro já alcançou nessa lista.

Empresário

Alok conseguiu transformar seu sucesso num expressivo patrimônio financeiro ao atuar como empresário em paralelo a sua carreira de DJ. Em 2015 ele abriu a sua primeira gravadora chamada UP Club Records e em 2017 abriu a gravadora Artist Factory que atua fazendo o agenciamento de artistas da música eletrônica. A consolidação como empresário veio em 2019 com a fundação da Controversia Records que funciona como uma subgravadora da grande Spinnin.

Foto do Dj Alok em Ação

Foto do Dj Alok em Ação

A Vida de Alok

Alok nasceu em Goiânia, Goiás, no dia 26 de agosto de 1991 e seus pais são Adriana Peres Franco (DJ Ekanta) e Juarez Achkar Petrillo (DJ Swarup). Os pais do DJ são separados e além de Bhaskar, seu irmão gêmeo, Alok tem uma meia-irmã chamada Jaya Petrillo, fruto do segundo casamento do pai.

Adriana e Juarez são DJs bastante reconhecidos no cenário psy trance e os idealizadores do festival de música eletrônica chamado Universo Paralello, realizado em Pratigi, na Bahia e que tem a duração de vários dias. Alok é muito grato ao esforço feito pelos pais para educar ele e seu irmão.

Com apenas seis anos de idade ele e Bhaskar se mudaram com a mãe para a Holanda onde viveram muito tempo num prédio invadido por diversas famílias. A mãe nessa época trabalhava como faxineira em boates e muitas vezes levava os filhos para o trabalho por não ter com quem deixa-los. Quando estavam com o pai o acompanhavam durante suas apresentações. A música eletrônica permeava a vida de Alok desde a tenra infância.

Aos 9 anos de idade ele voltou ao Brasil indo morar em Alto Paraíso de Goiás, aos 12 anos se mudou para Águas Claras, Distrito Federal, onde havia morado até os 6 anos. Deu início ao curso de graduação de Relações Internacionais na Universidade Católica de Brasília com 19 anos de idade. Alok já tinha o desejo de ser DJ, mas achava que essa era uma carreira muito instável. Bhaskar deixou a dupla com Alok quando decidiu se casar.

Assumindo a Carreira de DJ

Alok se viu obrigado a deixar o curso de Relações Internacionais no quarto semestre porque não conseguia conciliar com sua extensa agenda de shows. Buscando se aperfeiçoar ele fez um curso de discotecagem em Londres, Inglaterra. Com 24 anos ele se mudou para São Paulo capital, onde mora atualmente com a esposa e os dois filhos.

Curiosidades

Os pais de Alok não concordaram quando o filho decidiu deixar o psy trance para assumir o estilo house music que o consagrou no mundo. O DJ atribui essa discordância a incerteza que os pais, que também são DJs de psy trance, tinham sobre as possibilidades de ter uma carreira estável com house music. Ele continuou no estilo até que o irmão decidiu deixar a dupla para se casar.

O primeiro projeto solo de Alok a emplacar foi “Snoop Sings” com o sample da música “Sings” de Snoop Dogg com participação de Justin Timberlake e Charlie Wilson, essa música alcançou mais de 3 milhões de visualizações no YouTube. Outro grande sucesso do começo de sua carreira solo é o remix da música “Puro Êxtase” da banda Barão Vermelho.

Qual o Significado do Nome Alok?

A respeito de seu nome diferente, Alok, já falou em algumas entrevistas que todos da família têm nomes transcritos pelo guru indiano Osho. Alok em sânscrito significa “fora deste de planeta” e “luz”. Os pais do DJ estavam em viagem pela Índia quando encontraram o guru que lhes indicou esse como um bom nome para seu filho.

Gostou de conhecer mais sobre a vida e a carreira do DJ Alok? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos que também gostam do DJ!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *