Tabela De Tons Relativos

Para pessoas que desejam se firmar na carreira de músicos, ou até mesmo demonstram uma maior aptidão para essa área, algumas exigências e certos tipos de esforços acabam sendo necessários. Para isso, muitas pessoas acabam passando longos períodos dentro de escolas de músicas, ou até mesmo realizando um curso de graduação na área, para que seja possível a cada vez mais conhecer e entender um pouco mais sobre essa arte que inspira grande parte das pessoas.

Alguns conceitos então, começaram a ser compreendidos por essas pessoas e assim, a cada vez mais é possível se descobrir novos instrumentos, variações em ritmos e notas e também formas de se tocar e compreender a música. Para pessoa consideradas amadoras, ou que aprendem o básico para se saber tocar alguns instrumentos, certos tipos de conceitos acabam ficando de certa forma perdido, ou até mesmo não necessário.

Porem, nada impede que a curiosidade do mesmo seja despertada, e que assim, haja um sentimento de descoberta e cada vez mais interesse na área. Por isso, trouxemos hoje para vocês, um conceito considerado muito importante dentro do mundo da música, mas que não apresenta grandes dificuldades; a tabela de tons ou escala relativa.

Tabela De Tons

Você sabe o que é uma tabela de tons? Como ela é distribuída, e qual é sua função?

Bom, se sua resposta for não, vamos hoje entender um pouco mais sobre o assunto, para que assim possamos cada vez mais nos tornarmos conhecedores do mundo da música.

As escalas relativas, são classificadas como as variações que existem entre uma nota musical, seja ela maior ou menor, sustenido ou não, e como elas interagem entre si. Essas escalas possuem entre si então as mesmas sequenciais de notas, e disponibilidades de maiores e menores consideradas diferentes.

Tabela De Tons

Tabela De Tons

Apesar de muitas pessoas classificarem esse contexto como complicado, as escalas de tons relativos estão presentes em grande parte das músicas, e são também utilizadas como base para diversas trocas de harmonias e outros tipos de rearranjos musicais.

Essa base musical que existe dentro da tabela de tons relativos, acaba fazendo com que pessoas amadoras ou não, façam uso dessa técnica. A mudança das escalas relativas de tom, acaba fazendo com que os improvisos dos instrumentos possam ser realizados de forma mais rápida, já que a base dos tons já estará sendo estabelecida de forma previa.

Escala Relativa Menor

Para que possamos entender de forma mais fácil o que seria a variação da escala menor, precisamos analisar a situação como um todo. Para isso, pense em uma variação de escala de notas maiores, como por exemplo, a escala relativa maior de Dó. Dessa forma, é possível perceber que referente a escala maior de dó, teremos sua escala menor classificada em Lá menor.

Para que essa regra possa ser entendi de forma mais fácil, você deve imaginar que uma escala ou tabela de tons relativos de uma nota maior, oferecerá como escola menor, a nota presente seis graus além da última nota, fazendo então que Dó Maior, tenha sua tabela oposta de tons relativos estabelecido em Lá menor.

Existem diversas tabelas disponibilizadas em plataformas socais e outros tipos de serviços, mas uma dica muito importante que podemos deixar hoje é: realize o processo de construção de sua própria tabela de sons relativos. Assim, você irá compreender e memoriar as notas de uma forma mais fácil, e assim sempre que precisar de variações ou desenvolver um rápido improviso em um violão, por exemplo, tudo será mais fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *