Cantores que Surgiram em Reality Shows

Os reality shows musicais já se tornaram febre em países como Estados Unidos e Inglaterra, mas no Brasil começou mais lentamente. Em 2002 foram lançados os primeiros reaalitys musicais no Brasil, são eles: Popstars, no SBT e Fama, na Rede Globo. Os dois tinham formatos diferentes, mas tinham o mesmo objetivo, encontrar novos talentos da música.

Cantores Famosos Brasileiros

 The Voice Brasil

The Voice Brasil

Depois desses dois vieram os programas: Ídolos, que era do SBT e depois passou a ser da Record; Astros, do SBT; e The Voice, da Rede Globo. Esse último parece ser o que mais tem chamado a atenção do público, os candidatos são realmente muito bons e, diferente dos outros programas, não são mostrados candidatos sem talento para cantar apenas para se ter cenas de humor.

No Brasil, os vencedores dos reality shows musicais não ficam necessariamente famosos, mas sim conhecidos por não conseguirem alcançar a fama. A maioria dos que conseguiram seu lugar ao sol não foram vencedores. Parece que no Brasil, ser o ganhador de um programa como esse não dá muita sorte para a carreira. Veja, a seguir, alguns cantores que se tornaram famosos depois de participarem de reality shows no Brasil.

Thiaguinho

Muita gente não sabe, mas o famoso pagodeiro que era vocalista do Exaltassamba e agora segue em carreira solo é fruto do reality show Fama, na temporada de 2002. Um ano depois de ter participado no programa, surgiu a oportunidade de fazer parte de um grupo de pagode já bastante consagrado no Brasil, o Exaltassamba.

Durou exatamente 10 anos a parceria entre Thiaguinho, Péricles e companhia. Em 2012, para a tristeza dos milhares de fãs, a banda chegou ao fim e o cantor começou sua carreira solo. Hoje ele faz shows por todo o Brasil, todos sempre lotados. Thiaguinho mostrou que independente de estar em uma banda ou cantar sozinho, nasceu para brilhar.

Veja no vídeo a seguir um trecho da participação de Thiaguinho no Fama:

Imagem de Amostra do You Tube

Thaeme

Uma dupla sertaneja que vem conquistando seu lugar no meio musical é Thaeme e Thiago, mas o que pouca gente sabe é que a jovem foi a vencedora do Ídolos em 2007, quando ainda era no SBT. Ela diz que o fato de ter participado e vencido o reality não foi fundamental, apenas ajudou, pois foi por meio do programa que o cantor Sorocaba, padrinho da dupla, conheceu o seu talento.

Thaeme Mariôto gravou um CD pela Sony BMG, que fazia parte do prêmio por vencer o programa. O disco não fez tanto sucesso quanto se esperava, mas ela continuou batalhando, fazendo até mesmo trabalhos como apresentadora no canal católico Rede Vida. Em 2011 surgiu a oportunidade de formar a dupla com Thiago e hoje os dois estão fazendo muito sucesso, com participação em diversos programas de TV e shows por todo o país.

Veja no vídeo a seguir a apresentação de Thaeme na final do Ídolos 2:

Imagem de Amostra do You Tube

Roberta Sá

Se você não é muito fã de MPB, pode ser que ainda não tenha ouvido falar no nome de Roberta Sá. Ela participou do programa Fama em 2002, mesmo edição de Thiaguinho, mas também não foi a vencedora. Roberta diz que o programa lhe trouxe de bom a visibilidade, que a fez conhecer o irmão da cantora Fernanda Abreu, Filipe Abreu, que passou a ser seu preparados vocal.

Em 2003, ela teve uma música sua na trilha sonora da novela Celebridade, da Rede Globo. O primeiro álbum veio em 2005, com o nome de Brasileiro, conta com composições de artistas consagrados, como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Marcelo Camelo, entre outros. Além disso, contou também com a participação do grupo MPB-4 e Ney Matogrosso.

Veja no vídeo a seguir uma entrevista em que Roberta fala sobre a sua participação no programa Fama.

Imagem de Amostra do You Tube

Cantores Famosos Que Surgiram em Reality Shows Internacionais

American Idol

American Idol

Diferente do Brasil, os vencedores de reality shows em outros países conseguem ficar famosos, alguns deles até mundialmente. Veja, a seguir, alguns desses cantores:

Kelly Clarkson

A jovem cantora norte-americana foi a vencedora da edição de 2002 do famoso American Idol. Seu primeiro álbum, Thankful, foi lançado um ano depois. Em 2004, foi a vez de Breakway, que foi o responsável pelo sucesso mundial da cantora. O álbum rendeu a ela uma premiação no Grammy.

Ao todo, Kelly já lançou 5 álbuns, participou de 2 filmes e diversos programas de TV. Ela é um ótima exemplo de um fruto de reality show musical que deu certo e se consolidou na carreira.

Veja no vídeo a seguir a canção que Kelly cantou na final do American Idol:

Imagem de Amostra do You Tube

Adam Lambert

Assim como os casos dos Brasileiros Thiaguinho e Roberta Sá, Adam Lambert não venceu o American Idol, ele ficou em segundo lugar na temporada de 2009. Mas o fato de não ter vencido não impediu que Adam fizesse sucesso com sua música. No mesmo ano da participação no reality ele lançou seu primeiro álbum, que em apenas uma semana atingiu a marca de quase 200 mil cópias vendidas.

Três anos depois, em 2012, seu segundo álbum, Trespassing, foi parar no topo das paradas. Adam foi o primeiro cantor homossexual assumido a atingir esse posto. Suas músicas são conhecidas e tocadas em praticamente todo o mundo.

Veja no vídeo a seguir a apresentação de Adam na final do American Idol:

Imagem de Amostra do You Tube

Susan Boyle

Não podemos nos esquecer da grande revelação mundial, Susan Boyle. Quando ela entrou no palco do reality show inglês Britain’s Got Talent, sua aparência desajeitada fez com que muitas pessoas a olhassem com reprovação. Entretanto, foi só ela começar a cantar para que todos mudassem de ideias e se emocionassem.

Para a surpresa de todos, ela não foi a vencedora do programa e perdeu para um grupo de dança. Isso foi um baque para ela, que tinha praticamente a certeza que seria e ganhadora. Susan ficou um pouco reclusa após o fim do programa, mas recebeu toda a ajuda necessária, principalmente de Simon Cowell, um dos jurados do programa. Hoje ela já gravou 4 álbuns e todos eles alcançaram altíssimos números em vendagem.

Veja no vídeo a seguir a apresentação de Susan no Britain’s Got Talent que emocionou o mundo:

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>