O Que é o Gênero da Canção? Qual a Diferença da Música?

Para entender o que é gênero da canção é necessário ter a compreensão também dos conceitos de estilo e ritmo. Cada uma dessas palavras tem um significado distinto dentro do universo da música e relevante para se tornar um músico. Existe certa complexidade nesse entendimento fazendo com que as respostas relativas a perguntas com esses conceitos sejam muitas vezes nebulosas.

O motivo para tal dificuldade de explicar questões referentes a gênero, estilo e ritmo se deve a falta de clareza quanto ao seu enunciado. Continue lendo para saber mais sobre cada um desses elementos e qual a diferença entre gênero e música.

O Que é Ritmo?

O ritmo diz respeito a movimento e nesse caso trata-se de um movimento coordenado. Na música ocorrem repetições de intervalos musicais, os intervalos podem ser longos ou breves, regulares ou irregulares, fracos ou curtos. Ritmo é um elemento musical que tem como função ditar o tempo de uma música. Dessa forma o ritmo é um elemento essencial para uma canção da mesma forma que a melodia e a harmonia.

O Que é Estilo?

Estilo Musical

Estilo Musical

Estilo é um componente muito pessoal, pois toma por base as escolhas feitas pelo músico em relação a ritmos, melodias, formas de tocar, harmonia entre outros. A partir dessa definição fica nítido que o estilo refere-se a muito mais elementos inicialmente imaginados. É o estilo que diferencia um pianista do outro, uma tecladista de outro e assim por diante.

O Que é Gênero da Canção?

A partir do entendimento do conceito de ritmo e estilo fica mais simples entender o que é gênero da canção, trata-se das categorias em que a música se encaixa. O blues é um gênero musical assim como o samba.

Para realizar tal classificação leva-se em consideração a combinação do estilo musical, som, tema e instrumentos. Gênero é a categoria em que a música em questão se encaixa, dentro dos gêneros existem as divisões que são os subgêneros, categorias dentro de categorias.

Simplificando

Com as definições de cada um dos conceitos certamente ficou mais simples responder a questões que tenham em seu cerne ritmo, estilo e gênero. Mas, se você ainda fica confuso poderá aproveitar a simplificação abaixo:

  • Ritmo – Um elemento da música.
  • Estilo – É pessoal com suas próprias características.
  • Gênero – Uma categoria da música.

Cada um dos três conceitos acima tem um papel relevante para a música e agora você já sabe como explicar cada um para quem estiver com dúvidas.

Qual a Diferença Entre Canção, Música e Ópera?

Músicos iniciantes ou leigos no tema podem ter dúvidas quanto às diferenças existentes entre canção, música e ópera, continue lendo para entender melhor esses conceitos.

O Que é Canção?

Consiste numa forma musical destinada a vários tipos de composições, sejam elas composições musicais acompanhadas de textos poéticos. Parece muito com as cantigas de amor, amigo e maldizer que se tornaram populares na Idade Média. Nesse período os músicos faziam suas declarações de amor e desafeto por meio de versos musicados.

A canção pode ser interpretada por um único vocalista, por duplas, trios e assim por diante. Normalmente os versos são em forma de poesia, mas também existem canções cujas letras são escritas em prosa. Canções podem ser divididas em várias categorias distintas incluindo canções populares, canções artísticas e canções de música popular.

Canção

Canção

É importante ressaltar que a palavra canção refere-se a composições feitas para o canto humano. Sendo assim é incorreto chamar de canção uma composição que não possua uma letra para ser cantada. Há canções que não tem acompanhamento instrumental para o canto dos versos, elas são chamadas de canções a capella.

No entanto, existem exceções como as canções sem palavras produzidas no chamado período romântico por compositores como Mendelssohn e Tchaikovsky. Essas canções não possuem palavras para serem cantadas geralmente são apenas para tocar ao piano, mas ainda assim são reconhecidas como canções.

O Que é Música?

Resultado da combinação expressiva de sons, formada por melodia, ritmo e harmonia. Os sons e os ritmos são organizados previamente para apresentar uma sequência lógica no decorrer do seu tempo de execução. Antropólogos consideram a música como uma prática cultural uma vez que não existe nenhum grupamento humano que não tenha desenvolvido suas próprias manifestações musicais.

Há registros de que a música acompanha o ser humano desde a pré-história, o despertar para a organização de sons deve ter acontecido por meio da observação dos sons da natureza. É interessante dizer que a música nem sempre é produzida com o objetivo de fazer arte, mas para muitos essa é a sua principal função.

Diferentes culturas atribuem significados distintos para a sua produção musical e para o conceito em si. Músicas podem ser folclóricas, improvisadas ou até organizadas visando à possibilidade de reproduzi-las. A música pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo, essas divisões e critérios podem ser muito tênues abrindo a possibilidade de controvérsias. Em diversas culturas a música está relacionada intimamente a sua vida.

É interessante observar que a música ampliou o seu leque de usos no decorrer dos séculos podendo ter viés militar, terapêutico (através da musicoterapia) e educacional. A história da música se confunde com a história da humanidade.

O Que é Ópera?

 Obra dramática, um gênero musical em que há a combinação de canto e ação cênica. As ações dos atores são acompanhadas por instrumentos musicais. Pode ou não ter diálogos falados, algumas óperas baseiam-se somente nas canções como expressão vocal dos atores. Em muitas óperas o acompanhamento musical é feito por uma orquestra sinfônica completa.

A ópera nasceu no período barroco sob a influência do trabalho dos mestres flamengos e venezianos. Numa ópera há tudo que existe numa apresentação teatral convencional como figurino, cenários e jogos cênicos. A letra da ópera é chamado de libreto e em grande parte dos casos é apresentada somente com canto.

Em linhas gerais podemos dizer que a ópera representa o encontro mais perfeito e genuíno entre teatro e canção.

Gostou de saber mais sobre gênero da canção e a diferença entre música, canção e ópera? Curta e compartilhe!

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *